Q199459 - CONSULPAM Jornalista 2018
O que não deve possuir o planejamento de comunicação de uma organização?
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas de organização, navegação e busca que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O que não deve possuir o planejamento de comunicação de uma organização?
A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando
está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está
materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico
conhecido por
Assinale a opção que mostra como o advento da Internet e das redes sociais digitais modificou o relacionamento das organizações com a imprensa.
No composto da comunicação organizacional integrada, há um tipo de comunicação que objetiva construir imagem e identidade corporativas fortes e positivas para a organização, realizando uma influência político-social.
Essas informações são relativas à comunicação
Considere:
A maioria dos sites jornalísticos surgiram como meros reprodutores do conteúdo publicado em papel. Apenas numa etapa posterior é que começaram a surgir veículos realmente interativos e personalizados. [...] A Web começou, assim, a moldar produtos editoriais interativos com qualidades convidativas: custo zero, grande abrangência de temas e personalização.
(Adaptado de: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora Contexto, 2003)
Avalie as proposições abaixo:
I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.
II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa, dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.
III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade, como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.
Está correto o que se afirma em
Atualmente portais corporativos constituem novos instrumentos de gestão da informação. Muitas instituições sofrem com o excesso de informação, tornando imprescindível esse recurso tecnológico para as grandes e mesmo as médias empresas. Assinale a alternativa que define corretamente um portal corporativo.
A estruturação racional de valores, objetivos, normas e diretrizes para implementar, coordenar e promover a atuação de um departamento de comunicação por prazo indeterminado e afinada com os objetivos de uma organização, seja ela pública ou privada, denomina-se
Uma organização decidiu bloquear, nos computadores da empresa, o acesso dos colaboradores às mídias sociais. Essa medida visa a aumentar a segurança de dados e limitar o risco dos colaboradores divulgarem informações sigilosas ou ofensivas da organização em ambientes públicos.
Do ponto de vista dos resultados dessa política, a medida é:
Uma equipe de jornalistas precisa fazer uma reportagem com base em páginas da web e documentos PDF dispersos na rede, com um volume grande que impossibilita a coleta de dados pessoais.
Uma das principais ferramentas de auxílio para o jornalismo on-line, em casos como esse, é a:
As melhores fontes regulares de notícias para publicações internas (house organs, revistas, newsletters, intranets) em comunicação organizacional são: