As experiências vividas pelas pessoas influenciam fortemente suas reações às cores, e a cada faixa etária essa experiência
acumulada cria algumas tendências. Pessoas de idade mais avançada, por exemplo, tendem a preferir tons frios, de base azul.
Uma possível explicação para isso é a associação com experiências passadas e imagens que transmitem sensações de
distância, imensidão, como o mar e o céu, comuns no sentimento de nostalgia e saudades.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson)
Assim sendo, os jovens apresentam uma tendência a preferir as cores mais quentes, que vibram muito mais, além de
provocarem no cérebro
Sobre a distribuição dos componentes dentro de uma peça de comunicação, considere as assertivas abaixo:
I. Para atrair a atenção do leitor para todas as partes da peça, a solução é utilizar recursos como imagens, fotos, desenhos,
cores e quadros com letras grandes nos cantos sem atração
PORQUE
II. na civilização ocidental, a vista do leitor foi educada para seguir uma diagonal do alto à direita até a parte de baixo à
esquerda. A primeira região que o nosso hábito de leitura nos leva a olhar, o alto à direita, é chamada de área óptica
primária.
O que é a realidade hoje, diante do fato de que o mesmo real pode ser material, visto a olho nu, e, ao mesmo tempo
virtual, visto por óculos digitais, por olhos fixados na tela cada vez maior da TV, ou no monitor do computador ou, ainda,
na tela menor dos celulares. Os avanços tecnológicos recentes estão multiplicando a maneira de ver. Há capacetes ou
óculos especiais para a realidade virtual. E, mais do que isto, uma terceira possibilidade de ver as coisas, quando se amplia
a visão material (a realidade expandida) ou quando se amplia o campo de visão na realidade virtual. No entanto, a visão
nua do olho humano ainda atinge um campo maior e, por isso, sem tonturas ou perda momentânea da noção de espaço,
sobrepondo-se por isto à visão possibilitada pelos novos equipamentos tecnológicos. Qual a principal razão desta efetiva
vantagem do olho humano?
Q199727 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014
A teoria que postula que os indivíduos são seres influenciados,
totalmente passivos, expostos aos estímulos vindos dos meios de
comunicação e que sob essa perspectiva, “cada elemento do
público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem
(Wright, 1975,97) e os meios são onipotentes, causa única e
suficiente para os efeitos verificados” é a
Com base no texto a seguir, assinale a alternativa
correta.
Em telejornalismo, o texto é escrito para ser falado (pelo
locutor) e ouvido (pelo telespectador). Pela própria
característica dos veículos eletrônicos de comunicação
– a instantaneidade –, o receptor deve “pegar a informação
de uma vez”. Se isso não acontece, o objetivo
de quem está escrevendo – transmitir a informação –
fracassa.
(V. I. Paternostro. O texto na TV, Editora Elsevier, 1999)
As noções de imparcialidade e objetividade no jornalismo são polêmicas. Sobre tais noções, qual das
afirmações abaixo é verdadeira? Assinale apenas a alternativa correta.
No processo de edição de jornal, revista ou website, colocar uma matéria ou ilustração na
zona visual primária significa localizá-la na parte da página que fica
Linguagem associada ao jornalismo composta a partir da fotografia que sintetiza em si as informações
necessárias à leitura e compreensão visual do que expressa o texto escrito. Essa definição se refere
à (ao)
Um projeto gráfico deve guiar o leitor por
sua diagramação. Os elementos da página,
como manchete, títulos, textos, legendas e
subtítulos devem respeitar uma hierarquia
da informação. O que for mais importante
fica em cima. Assim, existem zonas de
visualização em uma página de jornal que
vão da esquerda para a direita e de cima para
baixo. Correlacione corretamente as letras
que estão na imagem com os números que
definem as zonas de visualização e assinale
a alternativa com a sequência correta.
Robert Merton, Paul Lazarsfeld, Talcott
Parsons, Harold Lasswel, Kurt Lewin e Carl
Hovland foram alguns dos principais autores
de qual linha de pesquisa em Comunicação?