Quais destes comportamentos podem ser
considerados inadequados na relação entre o assessor
de imprensa e os jornalistas das redações dos veículos
de comunicação?
Nos últimos tempos tem-se presenciado, como uma das várias tendências do mercado, as revistas customizadas. É preconizado
que essas mídias trabalham seguindo aquilo que se convencionou chamar, com relação ao público-alvo, de padrão de consumo
midiático. Do ponto de vista editorial, essas publicações devem, fundamentalmente, oferecer como vantagem aos seus leitores
Considere que o Conselho Regional de Medicina tenha publicado um importante parecer que modifica um determinado procedimento
consolidado havia muitos anos. Decidiu-se realizar uma campanha de esclarecimento dos profissionais usando todos os
canais disponíveis, incluindo as seguintes ações:
I. Produzir um vídeo curto, de dois a três minutos, para redes como Twitter, Facebook e Youtube, divulgando também um
link para informações mais detalhadas no website da autarquia, incluindo o atalho para o próprio parecer.
II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no
Twitter e no Facebook.
III. Criar um blogue, que posteriormente pode ser usado em outras campanhas similares, com textos didáticos e que
esclareçam as mudanças, apresentando também o link para o parecer.
IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance.
V. Criar memes que chamem a atenção para clicar em links de textos explicativos postados anteriormente no site ou blogue
do Conselho, incluindo atalho para o parecer.
É válido, nas redes sociais, APENAS o que se afirma em
O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com
a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de
comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos
públicos de interesse, é denominado
O sumário é definido como guia das matérias para o leitor. Em uma house organ sua
importância está ligada ao volume de páginas, sendo que, nesse tipo de publicação, o
sumário é necessário a partir de
Entre os objetivos da pauta jornalística está a preocupação de que o tema/assunto escolhido seja útil para o cotidiano
do leitor, ouvinte, telespectador ou internauta. Isto é, traga respostas de interesse público. Na mídia, ultimamente,
tem sido frequente o uso direto, como pauta e/ou até para publicação na íntegra, de press-releases ou informações
encaminhadas por assessorias de imprensa. O que traz às redações o interesse pessoal e empresarial de quem os
representa. Por isso, o release encaminhado às redações deverá
Apesar das transformações nas relações entre assessoria de
imprensa e a mídia, o release se mantém como uma estratégia de
comunicação válida, na medida em que