Questões de concursos sobre "Planejamento Gráfico-Editorial" | Jornalismo - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Planejamento Gráfico-Editorial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199473 - FCC Analista de Comunicação 2016

As experiências vividas pelas pessoas influenciam fortemente suas reações às cores, e a cada faixa etária essa experiência
acumulada cria algumas tendências. Pessoas de idade mais avançada, por exemplo, tendem a preferir tons frios, de base azul.
Uma possível explicação para isso é a associação com experiências passadas e imagens que transmitem sensações de
distância, imensidão, como o mar e o céu, comuns no sentimento de nostalgia e saudades.
 (COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson)

Assim sendo, os jovens apresentam uma tendência a preferir as cores mais quentes, que vibram muito mais, além de provocarem no cérebro
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Q199532 - FCC Produtor de Multimídia 2018

Sobre a distribuição dos componentes dentro de uma peça de comunicação, considere as assertivas abaixo:


I. Para atrair a atenção do leitor para todas as partes da peça, a solução é utilizar recursos como imagens, fotos, desenhos, cores e quadros com letras grandes nos cantos sem atração


PORQUE


II. na civilização ocidental, a vista do leitor foi educada para seguir uma diagonal do alto à direita até a parte de baixo à esquerda. A primeira região que o nosso hábito de leitura nos leva a olhar, o alto à direita, é chamada de área óptica primária.


É correto afirmar que  

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Q199770 - FUNRIO Jornalista 2018

Com a fragmentação da sociedade em grupos cada vez mais específicos, o jornalismo vem ampliando sua produção também de forma específica, produzindo conteúdos direcionados para determinados segmentos. Essa produção de conteúdos tem uma ligação direta com o planejamento minucioso da publicação, seja jornal ou revista.


Assinale a nomenclatura utilizada para o Projeto que trata do conteúdo e da linha editorial de uma publicação.

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Q199801 - FUNRIO Jornalista 2018

No jornalismo, o diagramador é o profissional que
executa a seguinte função:
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Q199832 - VUNESP Jornalista 2017

Não raro, o designer gráfico exigente faz alguns ajustes
na composição tipográfica quando realiza a revisão do
aspecto da peça gráfica. Entre esses ajustes, o profissional
pode
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Q199858 - FGV Analista de Comunicação 2018

Esse jornal diário vespertino foi lançado em 1966 por Ruy Mesquita, com um grupo de jornalistas sob o comando de Mino Carta. A proposta era oferecer aos leitores um produto revolucionário do ponto de vista gráfico, ágil e com reportagens que pudessem diferenciá-lo das demais publicações com as quais concorreria nas bancas. A linha editorial do veículo foi destacada na primeira edição: “Vai para a mesma luta, dentro das mesmas normas éticas de intransigência e de responsabilidade. Mas entra na luta com seus próprios meios, com seu estilo próprio, o estilo vibrante, irreverente de um vespertino moderno que visa atingir um público diferente daquele que, normalmente, lê apenas os matutinos, cujo estilo deve ser, forçosamente, mais pesado e mais prolixo”.


Trata-se da seguinte publicação:

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Q200011 - IADES Jornalista 2018

Na produção de uma publicação, cabe ao profissional
responsável pela editoração 
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Q200015 - IADES Jornalista 2018

A respeito da relação entre diagramação e fotografia nas
publicações impressas, assinale a alternativa correta. 
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Q200031 - IADES Jornalista 2018

Para facilitar a compreensão dos leitores, a edição de fatos
jornalísticos de grande complexidade precisa incluir 
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Q200052 - CETAP Jornalista 2010

A partir das técnicas de edição jornalística, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- O infográfico é uma ilustração colocada nas páginas dos impressos;

II- Os infográficos devem ser facilmente compreendidos, por isso, a importância da conversão de medidas para padrões habituais, clareza no texto e harmonia nos elementos visuais, que devem ser sempre funcionais;

III- O chapéu é o elemento utilizado para dar ênfase a uma frase de uma fonte ou entrevistado. Ele aparece no meio do texto, dentro de um quadro, em fonte maior que a do texto.

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