As experiências vividas pelas pessoas influenciam fortemente suas reações às cores, e a cada faixa etária essa experiência
acumulada cria algumas tendências. Pessoas de idade mais avançada, por exemplo, tendem a preferir tons frios, de base azul.
Uma possível explicação para isso é a associação com experiências passadas e imagens que transmitem sensações de
distância, imensidão, como o mar e o céu, comuns no sentimento de nostalgia e saudades.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson)
Assim sendo, os jovens apresentam uma tendência a preferir as cores mais quentes, que vibram muito mais, além de
provocarem no cérebro
Sobre a distribuição dos componentes dentro de uma peça de comunicação, considere as assertivas abaixo:
I. Para atrair a atenção do leitor para todas as partes da peça, a solução é utilizar recursos como imagens, fotos, desenhos,
cores e quadros com letras grandes nos cantos sem atração
PORQUE
II. na civilização ocidental, a vista do leitor foi educada para seguir uma diagonal do alto à direita até a parte de baixo à
esquerda. A primeira região que o nosso hábito de leitura nos leva a olhar, o alto à direita, é chamada de área óptica
primária.
Com a fragmentação da sociedade em grupos cada
vez mais específicos, o jornalismo vem ampliando sua
produção também de forma específica, produzindo
conteúdos direcionados para determinados
segmentos. Essa produção de conteúdos tem uma
ligação direta com o planejamento minucioso da
publicação, seja jornal ou revista.
Assinale a nomenclatura utilizada para o Projeto que
trata do conteúdo e da linha editorial de uma
publicação.
Não raro, o designer gráfico exigente faz alguns ajustes
na composição tipográfica quando realiza a revisão do
aspecto da peça gráfica. Entre esses ajustes, o profissional
pode
Esse jornal diário vespertino foi lançado em 1966 por Ruy
Mesquita, com um grupo de jornalistas sob o comando de Mino
Carta. A proposta era oferecer aos leitores um produto
revolucionário do ponto de vista gráfico, ágil e com reportagens
que pudessem diferenciá-lo das demais publicações com as quais
concorreria nas bancas. A linha editorial do veículo foi destacada
na primeira edição: “Vai para a mesma luta, dentro das mesmas
normas éticas de intransigência e de responsabilidade. Mas entra
na luta com seus próprios meios, com seu estilo próprio, o estilo
vibrante, irreverente de um vespertino moderno que visa atingir
um público diferente daquele que, normalmente, lê apenas os
matutinos, cujo estilo deve ser, forçosamente, mais pesado e
mais prolixo”.
A partir das técnicas de edição jornalística, analise as
afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- O infográfico é uma ilustração colocada nas páginas dos
impressos;
II- Os infográficos devem ser facilmente compreendidos, por
isso, a importância da conversão de medidas para padrões
habituais, clareza no texto e harmonia nos elementos visuais,
que devem ser sempre funcionais;
III- O chapéu é o elemento utilizado para dar ênfase a uma frase
de uma fonte ou entrevistado. Ele aparece no meio do texto,
dentro de um quadro, em fonte maior que a do texto.