Questões de concursos sobre "Jornalismo Especializado" | Jornalismo - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Jornalismo Especializado que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199480 - FCC Analista de Comunicação 2016

A publicação de uma descoberta científica em periódicos (revistas, repositórios, bases de dados etc.) costuma ser realizada
após um processo chamado peer-review, que consiste em
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Q199489 - COMPERVE Jornalista 2018

A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando
está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está
materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico
conhecido por 
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Q199546 - FCC Publicitário 2018

A propaganda política praticada por uma entidade pública do poder legislativo realizada em caráter institucional é aquela que
promove  
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Q199548 - FCC Publicitário 2018

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE


67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas


Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa


O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)


O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é 

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Q199560 - FCC Jornalista 2018

No âmbito da comunicação pública, a comunicação política se refere 
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Q199579 - FCC Jornalista 2018

Considere as informações abaixo.


Manchete do jornal X de 11 de março de 2008

Pessimismo com EUA derruba mercados

Para presidente do Banco Central Europeu, emergentes têm de ajudar ricos; petróleo encosta em US$ 108


Manchete da revista Y, de 21 de janeiro de 2002

Miséria: o grande desafio do Brasil.

A pobreza extrema de 23 milhões de brasileiros é uma tragédia que não pode mais ser ignorada


A partir das manchetes acima, é correto afirmar que  

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Q199782 - FUNRIO Jornalista 2018

Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.

                                               PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez. 2013.


Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.


I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional.

II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.

III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.

IV. O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.


Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte: 

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Q199788 - FUNRIO Jornalista 2018

Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.


( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.

( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.

( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.

( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.

( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.


Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em

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Q199794 - FUNRIO Jornalista 2018

  Os interessados inclinam-se a dar uma explicação tecnológica da indústria cultural. O facto de que milhões de pessoas participam dessa indústria imporia métodos de reprodução que, por sua vez, tornam inevitável a disseminação de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais. O contraste técnico entre poucos centros de produção e uma recepção dispersa condicionaria a organização e o planejamento pela direção.                                            

                                                                         Adorno, Horkheimer, 1947.


De acordo com o pensamento de Adorno e Horkheimer, expresso acima no livro Dialética do Esclarecimento, assinale a alternativa INCORRETA

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Q199887 - UFMG Jornalista 2018

Marque V, para verdadeira, e F, para falsa, nas afirmativas abaixo, relativas ao movimento do Jornalismo Público ou Cívico, que tomou forma na década de 1990 nos Estados Unidos, a partir de experiências de engajamento com as comunidades a que atendiam. (ROTHBERG, 2011)


I. O jornalismo público estimula a discussão de meios para a resolução de problemas, mas não deve defender meios específicos para enfrentá-los.

II. A neutralidade não mais persiste como meta para a atividade jornalística, pois o profissional precisa tomar partido, aderindo aos posicionamentos dos veículos em que atua.

III. Uma comunidade mais forte tende a ler mais jornais; enquanto a alienação e a passividade são forças contrárias, relacionadas à diminuição da circulação de jornais.

IV. O jornalismo público considera adequadas as formas tradicionais de relacionamento com as fontes e autoridades, pois os jornalistas fazem parte da elite intelectual e devem extrair conhecimento de quem está no poder.


Em relação a essas afirmativas, a sequência CORRETA é: 

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