Questões de concursos sobre "Instrumentos de divulgação: release, sugestão de pauta, entrevista" | Jornalismo - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Instrumentos de divulgação: release, sugestão de pauta, entrevista que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
No texto “Notícia Institucional” de Graça Monteiro
do livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento
com a mídia”, organizado por Jorge Duarte, a autora
afirma: “Mediante a promoção de acontecimentos e a
produção de notícias para serem divulgadas pela
mídia, as instituições inserem-se no espaço público,
construindo não apenas uma representação de si
mesmas (mais conhecida como “imagem
institucional”), como também a realidade do campo que atuam”. Com base nesta citação qual a opção que
NÃO está correta?
Considere que o Conselho Regional de Medicina tenha publicado um importante parecer que modifica um determinado procedimento
consolidado havia muitos anos. Decidiu-se realizar uma campanha de esclarecimento dos profissionais usando todos os
canais disponíveis, incluindo as seguintes ações:
I. Produzir um vídeo curto, de dois a três minutos, para redes como Twitter, Facebook e Youtube, divulgando também um
link para informações mais detalhadas no website da autarquia, incluindo o atalho para o próprio parecer.
II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no
Twitter e no Facebook.
III. Criar um blogue, que posteriormente pode ser usado em outras campanhas similares, com textos didáticos e que
esclareçam as mudanças, apresentando também o link para o parecer.
IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance.
V. Criar memes que chamem a atenção para clicar em links de textos explicativos postados anteriormente no site ou blogue
do Conselho, incluindo atalho para o parecer.
É válido, nas redes sociais, APENAS o que se afirma em
A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando
está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está
materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico
conhecido por
O sumário é definido como guia das matérias para o leitor. Em uma house organ sua
importância está ligada ao volume de páginas, sendo que, nesse tipo de publicação, o
sumário é necessário a partir de
Entre os objetivos da pauta jornalística está a preocupação de que o tema/assunto escolhido seja útil para o cotidiano
do leitor, ouvinte, telespectador ou internauta. Isto é, traga respostas de interesse público. Na mídia, ultimamente,
tem sido frequente o uso direto, como pauta e/ou até para publicação na íntegra, de press-releases ou informações
encaminhadas por assessorias de imprensa. O que traz às redações o interesse pessoal e empresarial de quem os
representa. Por isso, o release encaminhado às redações deverá
Apesar das transformações nas relações entre assessoria de
imprensa e a mídia, o release se mantém como uma estratégia de
comunicação válida, na medida em que
As entrevistas podem ser classificadas quanto aos entrevistados,
aos entrevistadores, ao conteúdo. Como geradoras de matérias
jornalísticas, as entrevistas são subdivididas em