Disciplinas Jornalismo Arquitetura de informação Questões de concursos sobre "Arquitetura de informação" | Jornalismo - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Arquitetura de informação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q199968 - PR-4 UFRJ Jornalista 2018
Atualmente portais corporativos constituem
novos instrumentos de gestão da informação.
Muitas instituições sofrem com o excesso de
informação, tornando imprescindível esse recurso
tecnológico para as grandes e mesmo as médias
empresas. Assinale a alternativa que define corretamente
um portal corporativo.
A)A EIP (Enterprise Information Portal ) é uma plataforma
confidencial de informações corporativas
que não admite acesso ao público externo, apenas
ao CEO (Chief Executive Office ) da empresa,
garantindo, dessa maneira, a inviolabilidade de
arquivos confidenciais. Os dados empresariais
passam a ter um espaço praticamente infinito e
seguro para a adequada gestão de dados.
B)É o conjunto de sites de venda criados por
uma empresa para oferecer comercialmente
seus produtos, de forma a divulgar informação
do que produzem para o grande público,
adequando o conceito de oferta de dados ao
modelo de shopping centers , onde o usuário
acha tudo que deseja no mesmo lugar virtual.
C)É um espaço de informações empresariais
organizado por aplicativos que permitem às
empresas liberarem informações armazenadas
interna e externamente, provendo aos
usuários uma única via de acesso à informação
personalizada necessária para a tomada
de decisões de negócio.
D)Todo e qualquer acesso digital que dê entrada
aos conteúdos arquivados de uma empresa,
sob controle do departamento de TI, com sigilo
restrito pelo EIP (Enterprise Information Portal ).
E)Portal corporativo e EIP são a mesma coisa:
trata-se do setor de tecnologia da informação
em grandes corporações, responsável pela
manutenção dos PCs, pela instalação das
redes internas e pela alimentação do conteúdo digital com o público interno.
Responder
Q200146 - CCV-UFC Jornalista 2017
São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal
do Ceará:
I. Rádio Universitária e Jornal da Educação
II. Programa UFC TV e Jornal da UFC
III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia
IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária
V. Guia de Fontes e Agência UFC
Marque a opção correta:
A)I e II.
B)Apenas IV.
C)IV e V.
D)I, II, III e V.
E)I, II, III, IV e V.
Responder
Q200161 - CCV-UFC Jornalista 2017
Para Ricardo Kotscho (2000), “a pauta é o principal elo de ligação entre a produção e a edição das
matérias”. Quando uma Assessoria de Imprensa faz uma “sugestão de pauta”, deve-se considerar que:
A)As rotinas produtivas do jornalismo contemporâneo justificam a publicação do release na íntegra.
B)O release enviado foi produzido por jornalistas, assim não é necessário a verificação ou checagem das
informações.
C)O uso de fake news é um recurso cada vez mais comum para atrair a atenção dos materiais enviados
pelas assessorias.
D)O texto deve ser sucinto, assim não é necessário incluir o contato das fontes. Se o tema despertar
interesse, o repórter fará o seu trabalho e entrará em contato com a assessoria de imprensa.
E)A estruturação de releases deve ser pensada a partir dos seguintes pontos: relevância jornalística,
otimização de textos (usando a técnica de SEO), multimodalidade e abordagem diferenciada.
Responder
Q200249 - FCC Analista - Comunicação Social 2017
Os profissionais especialistas em arquitetura da informação afirmam que ela é composta de um conjunto de elementos que
integradamente auxiliam o receptor a encontrar o que procura. O elemento
A)Busca ajuda no reconhecimento de controles e define signos para cada elemento informativo.
B)Rotulação determina as perguntas que o usuário pode fazer e o conjunto de respostas que irá obter.
C)Navegação determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional.
D)Organização apresenta as maneiras de pesquisar pelo espaço informacional e hipertextual.
E)Tesauros, vocabulários e metadados oferecem recursos para fazer cruzamento entre conteúdos.
Responder
Q200368 - INSTITUTO AOCP Jornalista 2016
A imagem a seguir representa uma das etapas da produção de um site de uma empresa. Assinale a
alternativa que representa essa etapa.
A)Arquitetura da Informação.
B)Layout do site.
C)Arte Final.
D)Processo de recepção.
E)Jornalismo digital.
Responder