Questões de concursos sobre "Revolução Industrial" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Revolução Industrial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207141 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Sobre o processo histórico conhecido como a chamada “Terceira Revolução Industrial”, ocorrida a partir dos anos 1980, considere:

I. Este processo foi marcado pelo impacto das novas tecnologias de automação, informação e comunicação no processo produtivo, sobretudo nas indústrias. II. O desenvolvimento da robótica é comumente citado como parte desse processo e de seus elementos desencadeadores. III. Houve diminuição da circulação de capital entre as nações, em contraponto ao aumento do fluxo de pessoas em busca de emprego. IV. Provocou um aumento do aparato de regulamentação jurídica e da presença do Estado nacional na economia.
Está correto o que consta APENAS de
Ver Comentários

Q207178 - FCC Analista Judiciário - História 2018

A disseminação do modelo fabril, na Europa do início do século XIX, implicou em inovações na organização do trabalho, tais
como
Ver Comentários

Q207180 - FCC Analista Judiciário - História 2018

O movimento ludista que agitou o meio operário e fabril da Inglaterra foi caracterizado por um conjunto de ações de contestação,
entre as quais se destaca
Ver Comentários

Q207302 - VUNESP Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental 2015

Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.

                                                      (Eric J. Hobsbawm, A Era das Revoluções: Europa 1789-1848)


No contexto apresentado, sobre as influências britânica e francesa, respectivamente, é correto reconhecer 

Ver Comentários

Q207498 - FCC Professor - História 2016

       Não é possível explorar a colônia sem desenvolvê-la; isto significa ampliar a área ocupada, aumentar o povoamento, fazer crescer a produção. É certo que a produção se organiza de forma específica, dando lugar a uma economia tipicamente dependente, o que repercute também na formação social da colônia. Mas, de qualquer modo, o simples crescimento extensivo já complica o esquema; a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. assim, pouco a pouco se vão revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e quanto mais o sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e quando atinge o nível de uma mecanização da indústria (Revolução Industrial), todo o conjunto começa a se comprometer porque o capitalismo industrial não se acomoda nem com as barreiras do regime de exclusivo colonial nem com o regime escravista de trabalho.
(NOVAIS, Fernando Antônio. As dimensões da independência. In: MOTA, Carlos G. 1822 – Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 23) 

Com base no conhecimento histórico e no texto é correto afirmar que a Revolução Industrial 
Ver Comentários

Q207558 - IF-SC Professor - História 2015

Grandes mudanças, além das grandes invenções, ocorreram em decorrência da Revolução
Industrial. O processo de industrialização teve reflexos nos movimentos sociais, nas mudanças
das mentalidades, nas percepções científicas e até mesmo na educação. Sobre as mudanças ocorridas com a industrialização, analise as afirmações abaixo. I. As ideias de Thomas Malthus e Davi Ricardo são dois exemplos de concepções que
fortaleciam ideologicamente o capitalismo liberal da industrialização.
II. As escolas passaram a se preocupar com a produtividade do conhecimento. Além de
ocorrer o crescimento das escolas técnica e profissionalizantes.
III. A diversificação dos produtos foi um dos pontos-chave da industrialização até o início do
século XX.
IV. Karl Marx baseou-se nos escritos de Ned Ludd para a elaboração de suas teorias
socialistas. Parte de seus artigos são de coautoria com Ludd.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS
Ver Comentários

Q207560 - IF-SC Professor - História 2015

“A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.(...) Os proletários
nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar.
Proletários de todos os países, uni-vos”.
 Esse trecho, extraído do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto
histórico marcado pela Revolução Industrial. Para muitos trabalhadores, a indústria trouxe
muitos problemas para a classe que estava se formando.
 Assinale a alternativa que indica os problemas enfrentados por esses trabalhadores.
Ver Comentários

Q207628 - CONSULPLAN Professor - Educação Infantil 2016

Trecho I 

“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo contexto.”                                                                                                  (Hobsbawm, 1998, p. 178-179.) 


Trecho II

“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de desenvolvimento de suas forças produtivas.”                      (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.) 


Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar corretamente que: 
Ver Comentários

Q207711 - INSTITUTO CIDADES Auditor 2016

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. Acerca do assunto, analise as afirmativas: 

I. O pioneirismo inglês na Revolução Industrial se dá, dentre outros fatores, pelo fato de a Inglaterra possuir grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas a vapor.

II. A Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.

III. Ludismo é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra durante o século XIX, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas.

Podemos afirmar corretamente que: 

Ver Comentários

Q207819 - UFMT Professor - História 2015

Embora Oliver tivesse bastantes dificuldades para não perder de vista seu guia, não pode deixar de lançar
olhares rápidos para ambos os lados do caminho. Lugar mais sujo e miserável nunca tinha visto. A rua era
muito estreita e lamacenta e o ar estava impregnado de odores repugnantes. Havia um grande número de
lojas pequenas [...]. Os únicos lugares que pareciam prosperar no meio de tanta miséria eram as tabernas,
[...]. Caminhos cobertos e pátios, que aqui e ali divergiam da rua principal, mostravam pequenos grupos de
casas onde homens bêbados e mulheres literalmente chafurdavam na lama [...]

 (DICKENS, C. Oliver Twist. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1983.)
 As transformações ocorridas nas cidades europeias são símbolos visíveis das mudanças trazidas pela Revolução Industrial. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
Ver Comentários