Questões de concursos sobre "Renascimento Científico, Artístico e Cultural" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Renascimento Científico, Artístico e Cultural que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207293 - IBADE Professor - História 2017

Leia o texto.


“A arte, até então eclesiástica, sob o controle dos padres-pedreiros, torna-se laica; ela passa às mãos dos pedreiros livres, servidores casados da Igreja cujas humildes colônias, postas sob sua proteção constroem, mesmo em formas independentes, esses edifícios grandiosos, onde o peito do homem encontra finalmente respiração, com a vaguidão do sonho e a liberdade dos suspiros.”

MICHELET, Jules. A agonia da Idade Média. São Paulo: Educ, 1992, p. 23.


O extrato acima se refere à(ao):

Ver Comentários

Q207429 - FGV Professor - História 2016

Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de ‘reflexo’ da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo”.

              

As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.

Ver Comentários

Q207816 - UFMT Professor - História 2015

A imagem abaixo é uma reprodução da célebre obra de Rafael Sanzio, A Escola de Atenas, encomendada pelo
Vaticano e pintada entre os anos de 1509 e 1510, e pode ser considerada uma síntese perfeita do espírito
renascentista em termos artísticos e intelectuais.

 

A partir da imagem, pode-se afirmar que os ideais estéticos e filosóficos do Renascimento são:
Ver Comentários

Q207835 - Prefeitura de Betim - MG professor II 2015

Os séculos XV e XVI constituem a época dos desbravamentos e das descobertas. É quando surge também
uma nova mentalidade, que mais tarde será o Renascimento. São características desse período na Europa,
EXCETO:
Ver Comentários

Q208032 - CESGRANRIO Analista de Planejamento - Historia 2010

Macduff – (...) Ó nação miserável, governada por um tirano sem direito ao trono, tirano que carrega na mão um cetro coberto de sangue, quando tu verás tuas áureas épocas novamente? Quando o herdeiro legítimo de teu trono por interdição por ele mesmo decretada, apresenta-se como um condenado e atira blasfêmias contra sua própria estirpe? – Seu Augusto Pai, senhor, foi um santo Rei. A Rainha que o trouxe a este mundo, mulher que vivia mais de joelhos que de pé, para livrar-se das tentações, rezava todos os dias de sua vida. Adeus! (...)
Malcolm – Macduff, essa sua nobre emoção, filha da integridade, lavou de minha alma os sombrios escrúpulos, reconciliou
os meus pensamentos com a sua saudável lealdade e sua honra. O diabólico Macbeth, por muitos desses ardis, tem buscado colocar-me sob seu jugo. É um raciocínio cauteloso, o que me impede de confiar nos outros cedo demais. Mas Deus, lá de cima, faz a intermediação entre mim e sua pessoa. (...)

SHAKESPEARE, William. Macbeth. Porto Alegre: L&PM Editores, 2000, p.103.

Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.

I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.

II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.

III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.

IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.

São corretas APENAS as afirmativas:
Ver Comentários

Q208451 - IBFC Professor - História 2013

Leia o trecho do texto retirado de Novum Organum, de Francis Bacon (1561-1626) e a seguir responda:

“Dentre os mortais, mais animados e interessados, não no uso presente das descobertas já feitas, mas em ir mais além; que estejam preocupados não com a vitoria sobre adversários por meio de argumentos, mas na vitoria da natureza, pela ação; (...) para conhecera verdade de forma clara e manifesta; (...) Parece-nos que a introdução de notáveis descobertas ocupa de longe alto posto entre as ações humanas. Esse foi também o juízo dos antigos, que tributavam horas divinas aos inventores”

Indique a alternativa que se refere ao período histórico em que escreve Bacon, e sobre o que o autor está se referindo com seus argumentos.
Ver Comentários

Q208678 - FUNCAB Professor - História 2013

“A reflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos no mundo, era necessário que esses feitos
fossem relatados como realizações humanas.” (COLLINGWOOD. R. G. A ideia de história . Lisboa: Presença,
[s.d.], p. 98.) 
A partir da citação acima, com relação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que:
Ver Comentários

Q208827 - CESPE Professor - História 2011



A imagem acima é um fragmento da pintura do teto da Capela Sistina, pintada por Michelângelo, entre 1508 e 1512. Esse pintor, juntamente com outros artistas e pensadores, faz parte de um período a que a História chamou Humanismo. De acordo com a imagem e as características do Humanismo, é correto concluir que
Ver Comentários

Q208936 - CESPE Professor - História 2006


A obra de que foi extraído o texto acima, do escritor, filósofo e diplomata britânico Thomas More, lançada originalmente em 1516, inaugurou, ao lado de outras obras igualmente relevantes, o movimento cultural e científico conhecido como Renascimento. A propósito desse movimento, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q209604 - IDECAN Monitor de Sala de Aula 2015

Sobre alguns fatos importantes ocorridos em território europeu, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Durante os séculos XV e XVI intensificou‐se, no continente, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.

( ) A Guerra das Malvinas foi um conflito militar entre Espanha e Reino Unido. Em 2 de abril de 1982, as forças armadas da Espanha invadiram as Ilhas Malvinas (Ilhas Falklands para os britânicos), situadas a 464 km da costa espanhola.

( ) O Apartheid se refere a uma política racial implantada em alguns países europeus no século XIX. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico em seus países, enquanto à imensa maioria negra (imigrantes) restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

A sequência está correta em:
Ver Comentários