Questões de concursos sobre "Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207346 - CETRO Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

 Observe as 3 imagens abaixo e, em seguida, analise as assertivas.  

               

                      


I. As manifestações sociais que ocorreram no Rio de Janeiro em três momentos diferentes têm o mesmo propósito, mas as imagens não se relacionam.

II. As imagens se referem ao aumento do custo das passagens do transporte público e se depararam com reações violentas da polícia. Entretanto, a questão dos transportes não estava relacionada a outros problemas sociais enfrentados pela população.

III. A Revolta do Vintém redefiniu atores, plateia e encenação da cultura política, visto que os anos anteriores a 1880 colocavam o público como espectador ou comentarista, mas não como participante ativo.

IV. A Revolta do Vintém foi um indício das mudanças sociais, políticas e econômicas dos finais do governo de Dom Pedro I, mas o motim não trouxe maiores consequências no que tange ao problema do transporte público do Rio de Janeiro.

V. A Revolta do Vintém foi provocada pelo aumento da passagem dos bondes. No entanto, as questões que envolveram o motim estavam relacionadas à visão tradicional do Estado quanto às normas e às obrigações sociais postas em prática. Portanto, quando os milhares de pessoas se reuniram no Campo de Santana, em 1º de janeiro de 1880, para entregar petição a D. Pedro II, não visavam à derrubada da instituição, mas sim a valer os direitos já instituídos. O desrespeito a esses direitos foi a motivação para o motim, que terminou tendo o imposto revogado.

Sobre o exposto, é correto o que se afirma em  

Ver Comentários

Q207401 - Gestão Concurso Professor - História 2015

Sobre a cultura brasileira no período entre 1960-2010, analise as seguintes afirmativas:

I. A racionalidade capitalista tendeu a predominar, particularmente no campo da cultura, que passou a ser governado cada vez mais pela mentalidade gerencial.

II. Da década de 1960 em diante, a democratização tornou-se indissociável da massificação, ou seja, houve ampliação significativa do acesso à educação e à cultura, mas em um quadro de submissão à racionalidade da sociedade produtora de mercadorias.

III. Enquanto a racionalidade capitalista definia os contornos da produção cultural no período, a vida social se mantinha atrelada aos costumes tradicionais, sendo representada nos produtos culturais, principalmente nas novelas televisivas.

É CORRETO o que se afirma em
Ver Comentários

Q207455 - Colégio Pedro II Professor - Pedagogia 2016

O Congresso Nacional exerce as funções de Poder Legislativo. É composto por duas casas: o Senado Federal integrado por 81 senadores e a Câmara dos Deputados integrada por 513 deputados federais. Em 2014, após as eleições, a composição do Congresso era a seguinte:

 dos 513 deputados, 51 eram mulheres;  dos 81 senadores, 12 eram mulheres.

De acordo com os dados, após as eleições de 2014, qual era aproximadamente o percentual de mulheres no Congresso?

Ver Comentários

Q207643 - MPE-RS História 2015

O recente processo de redemocratização da sociedade brasileira é marcado pelo uso político do passado e pelas disputas em torno da memória sobre os eventos da ditadura. Com relação a este assunto, considere as seguintes afirmações. 

I. A noção de “ditabranda” é uma construção de sentido que sugere a ideia de um regime suave, em comparação com outros regimes autoritários, e minimiza o papel da repressão durante os governos militares desde 1964.

II. A criação da Comissão Nacional da Verdade, a partir de lei sancionada em 2011, insere-se dentro do III Programa Nacional dos Direitos Humanos, considerando como condição fundamental para a democracia o direito à memória e à verdade.

III. Em função da Lei de Anistia de 1979, o Estado brasileiro é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte de pessoas desaparecidas em decorrência da participação política durante a vigência do regime militar.

Quais estão corretas?

Ver Comentários

Q207890 - IF-PA Professor - História 2015

Em 09 de Janeiro de 2003 o Congresso Nacional decretou e o Presidente da República Luís
Inácio Lula da Silva sancionou a Lei de nº 10.639. Esta, altera a Lei nº 9.394/96 que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a
obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". A respeito da Lei 10.639/03 e os
debates acerca dela é correto afirmar que:
Ver Comentários

Q207922 - FCC Analista - História 2015

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 

     A justiça condenou em 2004 um fazendeiro do Pará a pagar 1,3 milhão de reais de multa por manter em suas terras trabalhadores em situação análoga à escravidão. Essa foi a maior pena financeira já aplicada no país para um crime desse tipo.

(In: AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática,2005, p. 357. (Série Brasil)) 

O fato relatado no texto permite afirmar que, 
Ver Comentários

Q208159 - CONSULPLAN Professor - Artes 2010

Brasília completa 50 anos em meio a uma das mais graves crises políticas enfrentadas pela capital federal, que
passou por quatro governadores num prazo inferior a um ano. Sobre a principal cidade brasileira, é possível
afirmar que: 


I. Candangos é o nome oficial dado a todas as pessoas que nascem em Brasília em homenagem aos primeiros brasileiros que se fixaram no planalto central, onde hoje se encontra a capital federal.

II. Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo de José Roberto Arruda, foi eleito governador do Distrito Federal com o voto da grande maioria dos eleitores de Brasília.

III. O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora que investiga um suposto esquema de distribuição de propina, envolvendo o primeiro escalão do governo distrital.

IV. Após a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda, governaram o Distrito Federal o vice governador, Paulo Octávio e o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.

Estão corretas apenas as afirmativas: 

Ver Comentários

Q208804 - TJ-SC Analista Administrativo 2011

Leia as alternativas a seguir e assinale a única que está  INCORRETA em relação à política do governo Luiz Inácio Lula da Silva: 
Ver Comentários

Q208848 - CESGRANRIO Professor - História 2010

Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas podiam ser cidadãos. 
De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os
Ver Comentários

Q208901 - CESPE Professor - História 2006

No Brasil de 2002, a eleição presidencial

Ver Comentários