Q207122 - FCC Analista Judiciário - História 2018
Dentre as novidades apresentadas pela Constituição de 1988, incluem-se:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Reconstrução Democrática : Governo Sarney que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Dentre as novidades apresentadas pela Constituição de 1988, incluem-se:
Em 05 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição do Brasil, ainda em vigor. A respeito da Constituição brasileira são feitas as afirmações abaixo. Analise-as e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O texto da Constituição de 1988 foi muito criticado desde o inicio, porque tratou também de assuntos de natureza não constitucional, refletindo as pressões dos diferentes grupos da sociedade.
( ) O texto constitucional incluiu os avanços dos direitos sociais e políticos dos cidadãos em geral, ocorridos no País ao longo do tempo, e também das chamadas minorias, incluindo-se, aí, os índios.
( ) A Constituição de 1988 foi considerada inovadora, pois contemplou as novas realidades do mundo globalizado, mantendo o monopólio do Estado nos setores de petróleo, das telecomunicações, da energia elétrica, dos portos e dos transportes rodoviários.
( ) O texto constitucional refletiu a crise do setor financeiro internacional e trouxe avanços na reforma monetária, na política dos incentivos fiscais e na adoção de práticas de regulação dos mercados.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale a alternativa INCORRETA:
Entre os efeitos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988, pode-se citar
Analisando o percurso da democracia no Brasil, o historiador José Murilo de Carvalho entende que a relação do cidadão brasileiro com o Estado passa principalmente por uma excessiva valorização do poder executivo, o que o autor chama de “estadania”. Leia as afirmativas sobre a “estadania”.
I) A ação política é orientada, sobretudo, para a negociação indireta com o governo, apesar da mediação da representação.
II) Favorece uma visão corporativa dos interesses coletivos.
III) A Constituinte de 1988 foi um dos raros momentos em que corporativismo, fruto da “estadania”, não se manifestou no processo político brasileiro.
IV) A representação política não funciona para resolver os grandes problemas da maior parte da população, reduzindo-se o papel dos legisladores, para a maioria dos votantes, ao de intermediários de favores pessoais perante o poder executivo.
V) Crescimento da impaciência popular com o funcionamento geralmente mais lento do mecanismo democrático de decisão, daí a busca de soluções mais rápidas por meio de lideranças carismáticas e messiânicas.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Com relação ao processo de “Abertura” do Regime Militar, ou seja, de transição para a Democracia, iniciado em 1974, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A “Abertura” começou com a redução das restrições à propaganda eleitoral (em 1974) e deu um grande passo com a revogação do AI-5 em 1978.
( ) As eleições legislativas de 1974, com propaganda eleitoral mais livre, foram marcadas pela expansão da oposição ao Regime Militar. Como resposta, Geisel suspendeu o Congresso por 15 dias e decretou mudanças eleitorais, como a eliminação da exigência de dois terços dos votos dos congressistas para aprovação de reformas constitucionais.
( ) O presidente à época, Ernesto Geisel, pertencia ao grupo militar ligado ao general Castelo Branco, grupo este que nunca pretendeu estender indefinidamente o controle militar do governo.
( ) Em 1973, aconteceu o primeiro choque do petróleo, ou seja, uma queda brusca no preço desse produto, o que comprometeu o “milagre” econômico promovido pelo Regime Militar.
( ) A montagem de aparelhos repressivos criou dentro das forças armadas um grupo quase independente que fortalecia a hierarquia militar.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Sobre a cultura brasileira no período entre 1960-2010, analise as seguintes afirmativas:I. A racionalidade capitalista tendeu a predominar, particularmente no campo da cultura, que passou a ser governado cada vez mais pela mentalidade gerencial.II. Da década de 1960 em diante, a democratização tornou-se indissociável da massificação, ou seja, houve ampliação significativa do acesso à educação e à cultura, mas em um quadro de submissão à racionalidade da sociedade produtora de mercadorias.III. Enquanto a racionalidade capitalista definia os contornos da produção cultural no período, a vida social se mantinha atrelada aos costumes tradicionais, sendo representada nos produtos culturais, principalmente nas novelas televisivas.
É CORRETO o que se afirma em
Considere as seguintes afirmações, relativas à história recente do Brasil.
I. O período entre 1986 e 1990 foi marcado pela estabilidade monetária, com a criação do plano cruzado, e pela recuperação da economia após a crise do petróleo da década de 1970.
II. Com ampla participação popular, mobilizada através do movimento das “Diretas Já!”, foram realizadas em 1985 as primeiras eleições diretas para a Presidência da República, sendo vitoriosa a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.
III. A Constituição de 1988 valorizou direitos políticos e sociais, reconheceu a organização social indígena e alterou o sistema tributário nacional, repassando aos estados e municípios parte dos recursos anteriormente destinados à União.
Quais estão corretas?
O recente processo de redemocratização da sociedade brasileira é marcado pelo uso político do passado e pelas disputas em torno da memória sobre os eventos da ditadura. Com relação a este assunto, considere as seguintes afirmações.
I. A noção de “ditabranda” é uma construção de sentido que sugere a ideia de um regime suave, em comparação com outros regimes autoritários, e minimiza o papel da repressão durante os governos militares desde 1964.
II. A criação da Comissão Nacional da Verdade, a partir de lei sancionada em 2011, insere-se dentro do III Programa Nacional dos Direitos Humanos, considerando como condição fundamental para a democracia o direito à memória e à verdade.
III. Em função da Lei de Anistia de 1979, o Estado brasileiro é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte de pessoas desaparecidas em decorrência da participação política durante a vigência do regime militar.
Quais estão corretas?
A recente história do Brasil republicano vivenciou um processo de consolidação democrática, que está relacionado com