Questões de concursos sobre "Reconstrução da democracia e suas crises" | História - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Reconstrução da democracia e suas crises que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Após a derrubada da ditadura militar de Perez Jiménez, em 1958, e a realização de eleições presidenciais nesse
mesmo ano, iniciou-se o atual período democrático na Venezuela. Até 1998, quando aconteceu a eleição de
Hugo Chavez para presidente, a política venezuelana foi dominada por dois partidos, a Ação Democrática (AD)
e o Comitê de Organização Política Eleitoral Independente (COPEI). Quais elementos justificam a ascensão do
chavismo nesse país latino-americano?
“Desvendar o chavismo exige uma leitura apurada de seu baluarte discursivo: a ‘revolução bolivariana’. Demétrio Magnoli, em artigo recentemente publicado em O Estado de São Paulo, criou uma imagem interessante a esse respeito: Chávez teria ‘sequestrado’ Bolívar. O general das independências, além de ferrenho defensor do liberalismo, desde que capturado pela lógica de um republicanismo centralizador, fora admirador inconteste da Revolução Americana.”FEDRIGO, Fabiana de Souza. O Bolívar de Hugo Chávez. UFG. 27 jan. 2007.
Se Simón Bolívar admirava a Revolução Americana (1776), o atual presidente da Venezuela defende posições, chamadas por muitos cientístas políticos de neopopulistas, que tornam turbulentas as relações de seu país com os Estados Unidos. Dentre as apresentadas abaixo, são posições de Hugo Chávez, no que se refere à política externa, causadoras de problemas com os Estados Unidos, EXCETO o(a)
Hugo Chavez, Álvaro Uribe, Lula e Cristina Kirchner governam Venezuela, Colômbia, Brasil e Argentina, respectivamente, quatro dos principais países da América do Sul.
Sobre seus governos e os mais recentes eventos, todas as alternativas estão corretas, exceto a: