Q209314 - ESAF Agente Executivo 2010
Particularmente conhecida com os ataques de 11 de Setembro de 2001, entre muitos outros atos igualmente terroristas de que participou ou estimulou, a Al Qaeda pode ser definida como uma organização.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Questões Internacionais: história do tempo presente que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Particularmente conhecida com os ataques de 11 de Setembro de 2001, entre muitos outros atos igualmente terroristas de que participou ou estimulou, a Al Qaeda pode ser definida como uma organização.
A criminalidade não é fenômeno restrito apenas às fronteiras de cada país. Grandes organizações criminosas possuem conexões em vários países do mundo Acerca dessas organizações e das ações policiais para combatê-las, analise as afirmações a seguir.
l A máfia é uma organização originária do sul da Itália, que se espalhou por muitos países. Seu atual núcleo dirigente se concentra em três países, EUA, Rússia e Brasil, mas ainda é dirigido pela família italiana original.
ll O tráfico de drogas organizado em “cartéis” é uma ameaça à segurança e à estabilidade de muitos países. O caso dos cartéis colombianos talvez seja o exemplo mais conhecido das últimas décadas.
lll A INTERPOL congrega e procura estabelecer cooperação entre as principais polícias do mundo. Essa integração facilita a troca de informações e ações conjuntas contra organizações criminosas de atuação internacional. O Brasil faz parte da INTERPOL.
lV O terrorismo não é tema tratado pelas polícias dos diferentes países já que se trata de área de atuação restrita e exclusiva dos órgãos militares e de defesa dos países.
V O Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital) são duas das principais organizações criminosas do Brasil. Sua origem está ligada a movimentos guerrilheiros dos anos 70 e ainda possuem objetivos políticos como a defesa da reforma agrária e distribuição de renda mais justa no Brasil.
Estão corretas apenas:
A China, país sede dos jogos olímpicos de 2008, tem recebido sérias críticas acerca da repressão no Tibet. Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a: