Disciplinas História Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal Questões de concursos sobre "Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal" | História - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q209107 - CESPE Diplomata 2009
Com relação à Independência e às primeiras décadas da formação do Estado imperial no Brasil, assinale a opção correta.
A)As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX começaram a ser implementadas a partir de 1840 e impulsionaram o país, já no Império, para um programa de franca industrialização do tipo inglesa.
B)José Bonifácio, "o Patriarca da Independência", deixou o legado de um pensamento voltado para a preservação da unidade política nacional.
C)A crise regencial e a consolidação do Império ocorridas entre as décadas de 30 e 40 do século XIX não afetaram a harmonia entre centralização e descentralização do poder político e das instituições.
D)O termo regressista, na acepção forjada por Bernardo Pereira de Vasconcelos, foi empregado, a partir de 1840, para qualificar a defesa do liberalismo político e do fortalecimento das autoridades provinciais.
E)A Lei Interpretativa do Ato Adicional de 1834, aprovada em maio de 1840, fortaleceu o poder das assembleias legislativas provinciais.
Responder
Q209120 - CESPE Diplomata 2006
Enquanto a Europa vivia sua Era Revolucionária citada no texto, o Brasil promovia sua independência política e buscava organizar-se como Estado nacional. A respeito dessa fase da história brasileira, assinale a opção incorreta .
A)Internamente liberal, a Revolução do Porto, em 1820, pôs fim ao absolutismo português e, simultaneamente, impôs a adoção de medidas para reverter o grau de relativa autonomia conquistado pela colônia brasileira. Daí ser essa revolução considerada fator determinante para a evolução dos acontecimentos que resultaria na declaração de independência do Brasil, em 1822.
B)A onda liberal que leva às revoluções de 1830 na Europa também se fez presente no Brasil, embora adaptada às condições locais. Esse foi o quadro de adensamento da crise do Primeiro Reinado (1822-1831), que teve seu epílogo no afastamento (abdicação) de D. Pedro I.
C)O embate entre os defensores do centralismo monárquico - concentração do poder na capital - e as posições federalistas, que advogavam mais autonomia das províncias, é fator significativo para a eclosão de movimentos em várias regiões do país, ao longo do período regencial.
D)Ao contrário da Cabanagem, movimento armado conduzido pelas elites paraenses, a Revolução Farroupilha, longamente sustentada pelo Rio Grande do Sul, caracterizou-se como movimento essencialmente popular, do qual ricos estancieiros se recusaram a participar.
E)Em meio à crise política prolongada, em larga medida alimentada pelo choque entre posições centralistas e federalistas, o período regencial chegou ao fim por meio de um golpe sem armas, materializado na antecipação da maioridade de D. Pedro II e na vitória dos defensores da monarquia parlamentar centralizada.
Responder
Q209127 - CESPE Diplomata 2006
A afirmativa inicial do texto, "O Brasil fez-se Império antes de se fazer nação", sugere que
A)a independência decorreu da mobilização da sociedade brasileira, sem a qual o gesto aparentemente solitário do príncipe regente - "Independência ou Morte!" - não se teria sustentado.
B)a consciência de ser brasileiro, identificada com a causa da independência política, já se manifestava coletivamente na sociedade brasileira desde as revoltas nativistas e emancipacionistas ocorridas no período colonial.
C)a organização do Estado brasileiro, com o aparato institucional necessário a tal fim, foi resultado da coesão patriótica em torno da tese da separação dos laços de subordinação da colônia à metrópole portuguesa.
D)a consolidação da nacionalidade brasileira foi uma construção histórica que, sendo posterior à criação do Estado, estende-se ao longo do século XIX.
E)foi simétrica, no Brasil do século XIX, a trajetória dos processos de organização do Estado e de consolidação da identidade nacional.
Responder
Q209160 - CESPE Diplomata 2008
No período joanino (1808-1821), foi encaminhado o processo de Independência, visto que a situação política, econômica e jurídica do Brasil orientava-se nesse sentido. Assinale a opção incorreta acerca desse período.
A)Importantes pensadores ou dirigentes portugueses haviam concebido, de tempos em tempos, a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, a qual não ocorreu em 1807 apenas por pressão inglesa.
B)A promoção das manufaturas era considerada como componente nocivo aos interesses de Portugal e, por tal razão, esteve ausente na política de D. João no Brasil.
C)A Corte do Rio de Janeiro fez-se representar no Congresso de Viena, que traçou a ordem internacional após a era napoleônica.
D)No Rio de Janeiro, D. João concebia a expansão ao norte e ao sul do Brasil, por meio de invasões de territórios sob dominação francesa ou espanhola, com o fim de robustecer o império luso na América.
E)O retorno de D. João a Portugal, em 1821, ocorreu por exigência de Lisboa, onde se instalara um governo dito revolucionário.
Responder
Q209230 - COMPERVE Técnico de Administração 2017
O ano de 2017 tem sido marcado por vários eventos comemorativos do 2º centenário da
chamada “Revolução Pernambucana”, movimento que ocorreu no Nordeste em 1817. A
capitania do Rio Grande do Norte aderiu a esse levante, que
A)pretendia a proclamação da independência de capitanias do Nordeste, as quais formariam
uma república.
B) contou com decisiva adesão das classes populares, os quais buscavam realizar uma
reforma agrária na região, pondo fim ao sistema latifundiário.
C)planejava unificar Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, cujo governo ficaria nas
mãos do Padre Miguelinho, notório defensor das ideias liberais.
D)teve a participação de grande número de padres, os quais propuseram leis com vistas a
diminuir a influência da maçonaria na nascente república.
Responder
Q209234 - FGV Repórter Cinematográfico 2013
“...eclodiu a revolta nativista que transformou a pacata
comunidade cuiabana em feras à cata de portugueses, a quem
chamavam bicudos. Em Cuiabá, a ‘Sociedade dos Zelosos da
Independência’ organizou a baderna, visando a invasão das casas
e comércios de portugueses .”
(http://www.mteseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=261&cid=631)
“Foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do
Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso,
atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui‐se num
reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e
brasileiros.[...] ” (Wikipédia.org)
Os fragmentos acima aludem à revolta conhecida como
A)A Chacina.
B)A Rusga.
C)A Rebelião do Pantanal.
D)O Impasse da Chapada.
E)A Revolta Planaltina.
Responder
Q209259 - Jota Consultoria Agente Administrativo 2016
A República Brasileira foi proclamada por
A)D. Pedro I
B)D. João VI
C)Marechal Deodoro da Fonseca
D)José do Patrocínio
E)D. Pedro II
Responder
Q209415 - TJ-SC Técnico Judiciário - Auxiliar 2011
As revoltas nativistas que eclodiram no Brasil colonial não foram somente dos grupos submetidos (índios e negros), mas também dos próprios colonos. As razões desses movimentos são variadas, porém todos eles apresentaram uma característica comum: o sentimento nativista, expresso na insubordinação dos colonos contra as autoridades e representantes da Coroa. As revoltas nativistas foram um movimento de protesto, de caráter local ou regional, isto é, em defesa de interesses específicos de determinada região. Buscavam melhorias para os colonos sem, contudo, contestar as bases da ordem social e econômica.(...). (DOMINGUES, J.E. e FIUSA, L.P.L – História – O Brasil em Foco, FTD, p.53 Sobre as revoltas nativistas, assinale a única alternativa que está INCORRETA :
A)A revolta de Filipe dos Santos envolveu mineradores e a intendência das minas, órgão que representava os interesses de Portugal.
B)O combate conhecido como “Capão da Traição” está relacionado à Guerra dos Emboabas.
C)A Guerra dos Mascates aconteceu devido ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
D)A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.
E)A rebelião contra os abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão deu origem à Revolta dos irmãos Beckman.
Responder
Q209489 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2018
Acerca do processo de independência do
Brasil, é correto afirmar:
A)a independência do Brasil é um processo
que se estende de 1821 a 1850 e fora marcado
por não haver oposição alguma do Reino de
Portugal;
B)oficialmente, a data comemorada para independência
do Brasil é a de 07 de setembro de
1822 em que ocorreu o chamado "grito do Ipiranga",
ato de proclamação feita por D. Pedro
II, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade
de São Paulo);
C)entre as causas que fizeram eclodir o processo
de independência do Brasil estão: vontade de
grande parte da elite política brasileira em conquistar
a autonomia política; desgaste do sistema
de controle econômico com restrições c altos
impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no
Brasil c tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar
o Brasil;
D)o chamado “dia do fico" foi um ato posterior
à independência do Brasil em que D. Pedro
não acatou as determinações feitas pela Coroa
Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal.
Em 09 de janeiro de 1822, D. pedro negou o
chamado e afirmou que ficaria no Brasil;
E)após a independência do Brasil, D. Pedro I
foi coroado imperador do Brasil em dezembro
de 1821, bem como não houve registros de manifestações
de portugueses contrárias à independência
do Brasil.
Responder
Q209554 - MPE-GO Oficial de Promotoria (Fundamental) 2017
Acerca do processo de independência do Brasil, é correto afirmar:
A)A independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1850 e fora marcado por não
haver oposição alguma do Reino de Portugal;
B)Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 07 de setembro de 1822 em
que ocorreu o chamado "'grito do Ipiranga", ato de proclamação feita por D. Pedro II, às margens do
riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo);
C)Entre as causas que fizeram eclodir o processo de independência do Brasil estão: vontade de grande
parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; desgaste do sistema de controle
econômico com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil e tentativa da
Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil;
D)O chamado "dia do fico" foi um ato posterior à independência do Brasil em que D. Pedro não acatou
as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 09 de janeiro
de 1822, D. Pedro negou o chamado e afirmou que ficaria no Brasil;
E)Após a independência do Brasil. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1821,
bem como não houve registros de manifestações de portugueses contrárias á independência do Brasil;
Responder