Questões de concursos sobre "Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207502 - FCC Professor - História 2016

Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mapear os primeiros habitantes do Brasil e da América encontraram
na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, um crânio feminino batizado de Luzia. A constatação da presença de traços
negroides desse crânio, contribuiu para 
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Q207525 - IF-TO Professor - História 2016

Considerando as contribuições da cultura indígena no Brasil, analise os itens abaixo, julgue-os e em seguida assinale a alternativa correta:

I. A influência cultural indígena na sociedade brasileira perpassa o hibridismo quanto a assimilação da língua portuguesa e suas influências das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”)

II. Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.

III. A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).

IV. Por volta de 1500, momento da chegada dos europeus, até os dias atuais, século XXI, a população indígena diminuiu drasticamente, de três a cinco milhões de índios para, atualmente, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), 358 mil índios. 

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Q207583 - IF-SC Professor - História 2015

O encontro de culturas entre o mundo ocidental europeu e os povos que já habitavam a
América transcorreu de forma que não pode ser generalizada e simplificada. O legado cultural
oriundo desses povos também é responsável por constituir, posteriormente, os sujeitos
americanos.
 Dentre os variados povos que habitaram parte do território americano antes do contato com os
europeus, destaca-se a civilização Maia. 
Leia com atenção as afirmações a seguir sobre os Maias e marque (V) para as verdadeiras e
(F) para as falsas. ( ) As técnicas utilizadas pelos maias desde os seus primórdios apresentavam um elevado
grau de complexidade e desenvolvimento. Conheciam a roda, faziam uso da tração animal,
além do exímio trabalho com metais.
( ) Os cálculos astronômicos realizados pelos maias eram oriundos de um simples e
engenhoso sistema que empregava o uso de símbolos: o ponto, a barra e uma forma oval
que representa o zero.
( ) A sociedade maia constituía-se a partir de uma elite bem estruturada que compreendia a
presença dos sacerdotes que interpretavam a vontade dos deuses, uma nobreza
hereditária, em escala intermediária os guerreiros, artistas e artesãos, depois os
camponeses e, por fim, os escravos.
( ) Em alguns territórios da civilização maia, cultivava-se o cacau que era consumido pela elite
em forma de bebida e considerado um produto de luxo e moeda de troca.
( ) A economia maia ficou marcada pela implantação de um único modelo produtivo que se
fez presente em todos os centros populacionais através da cultura de algodão, milho e
também pela produção de tecidos bordados e cerâmicas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
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Q207771 - FUNCAB Professor - História 2015

Sobre a questão indígena, no século XVIII, na história
do Brasil leia, o texto a seguir.

 “No Rio de Janeiro, a transformação das aldeias em vilas e lugares portugueses não impediu que continuassem sendo identificadas como aldeias indígenas, inclusive pela documentação oficial. As câmaras municipais e os moradores incentivados pela legislação intensificavam as investidas sobre as terras das aldeias, enquanto os índios procuravam preservá-las com base nos direitos adquiridos pela condição de índios aliados à Coroa, para a qual ainda prestavam serviços. Aldeia de São Francisco Xavier, por exemplo, chegou a ser extinta, mas foi restaurada por pressão dos índios [...]".

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de.Comunidades indígenas e Estado nacional: histórias, memórias e identidades em construção . In: Cultura política e leituras do passado, 2007. 

De acordo com o texto, e com seus conhecimentos sobre a questão indígena no Brasil, é correto afirmar que: 

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Q207789 - UFMT Professor - História 2015

Por aqui lhe urdem os portugueses muitas brigas com que se desavêm umas nações com as outras, com o
qual ardil os entramos e desbaratamos, que todos juntos ninguém pudera com eles [...]

(Documento de 1580 citado por WEHLING, A.; WEHLING, M. J. Formação do Brasil Colonial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.)
O trecho do documento acima faz referência a uma estratégia largamente utilizada pelos portugueses na conquista da América, tanto para a incorporação de terras como para a escravização dos indígenas. Assinale a alternativa que apresenta essa estratégia.
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Q207843 - Prefeitura de Betim - MG professor II 2015

Considere o texto.

    A árvore de pau-brasil era frondosa, com folhas de um verde acinzentado quase metálico e belas flores amarelas. Havia exemplares extraordinários, tão grossos que três homens não poderiam abraçá-los. O tronco vermelho ferruginoso chegava a ter, algumas vezes, 30 metros (...)
                                                                 Náufragos, Degredados e Traficantes. Eduardo Bueno 

Em 1550, segundo o pastor francês Jean de Lery, em um único depósito havia cem mil toras. Sobre essa riqueza, neste período da História do Brasil, podemos afirmar: 
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Q208217 - FCC Professor - História 2012

Leia o trecho da letra da música a seguir.

(...) Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.

Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente. (...)

(Renato Russo. Índios. 1986. Disponível em: www.letras. terra.com.br/legiao-urbana/92/. Acesso em: 10.08.2011)

Ao utilizar a letra da música Índios, de Renato Russo, para motivar o estudo dos povos indígenas na época das Grandes Navegações, o professor deve
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Q208487 - FGV Professor 2014

O Brasil de hoje é um país miscigenado porque vários povos contribuíram para sua formação, a saber, os nativos (os índios), os colonizadores principais (os portugueses), os ‘demais colonizadores’ em forma de imigrantes (italianos, japoneses, alemães, entre outros), além daqueles (...) que vieram para o Brasil de forma compulsória a datar do início da colonização até o final do século XIX (africanos).”    
                                                         (Adaptado. Revista Multidisciplinar, (UNIESP), 14, dez. 2012.)   
Com base nesse processo de miscigenação, relacione os vocábulos a seguir às definições correspondentes.  
1. Cafuzo          ( ) Termo usado para denominar a descendência de ameríndios e brancos. 
2. Caboclo        ( ) Termo utilizado para designar a descendência de imigrantes japoneses. 
3. Nissei           ( ) Termo usado para nomear os descendentes de negros africanos e ameríndios.


 Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
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Q208942 - TJ-SC Analista Jurídico 2009

“ [...] Eles não lavram nem criam. Nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.” 
O trecho acima, retirado da Carta que Pero Vaz de Caminha redigiu ao Rei D. Manuel, é um exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo e das pessoas que por aqui eles encontraram.
Quanto às sociedades indígenas do Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a que estiver INCORRETA:
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Q209066 - FGV Auditor da Receita do Estado 2010

Desde meados do século XVII até meados do século XVIII, a economia regional amazônica se fundamentou na força de trabalho indígena, organizada pelas ordens religiosas em missões no interior do vale do Amazonas e em reduções no Baixo Amazonas.

As reduções eram aldeamentos de indígenas:
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