Questões de concursos sobre "Ocupação de novos territórios: Colonialismo" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ocupação de novos territórios: Colonialismo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207313 - CESPE Professor - História 2017

A respeito do tráfico negreiro entre os séculos XV e XIX, assinale
a opção correta.
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Q207314 - CESPE Professor - História 2017

Acerca dos reinos africanos pré-coloniais, assinale a opção correta.
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Q207587 - IF-SC Professor - História 2015

O colonialismo denota uma relação política e econômica, na qual a soberania de um povo está
no poder de outro povo ou nação, o que constitui a referida nação em um império. Diferente
dessa ideia, a colonialidade refere-se a um padrão de poder que emergiu como resultado do
colonialismo moderno, mas em vez de estar limitado a uma relação formal de poder entre dois
povos ou nações, relaciona-se à forma como o trabalho, o conhecimento, a autoridade e as
relações intersubjetivas articulam-se entre si, através do mercado capitalista mundial e da ideia
de raça.

Analise as afirmações abaixo relacionando-as com o texto. Marque (V) para as verdadeiras e
(F) para as falsas.
( ) A proposta teórica da colonialidade pressupõe a permanência das relações de poder
mesmo após a descolonização ou emancipação de povos na América, África e Ásia.
( ) Os estudos pós-coloniais são exemplos epistemológicos que partem do conceito de
colonialidade como base fundamental por indicarem a permanência da dominação colonial.
( ) A colonialidade se refere a uma dominação no campo das mentalidades e do imaginário
social; assim, o colonizador anula o outro em toda a sua instância e coloca no
esquecimento os processos históricos anteriores à colonização ocidental.
( ) A colonialidade estabelece conceitos forjados a partir da lógica eurocêntrica, como é o
caso do conceito de raça, que operou transformações na mentalidade, capazes de alterar
valores, conhecimento e cultura.
( ) O enfoque epistemológico dado pela colonialidade parte de uma concepção pautada nas
referências epistêmicas do mundo moderno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
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Q208151 - CONSULPLAN Professor - História 2015

“Neste tempo veio recado ao Governador como o gentio Tupiniquim da Capitania de Ilhéus se alevantava e tinha morto
muitos cristãos e destruído e queimado todos os engenhos dos lugares e os moradores estão cercados e não comiam
senão laranjas (...) Na noite que entrei em Ilhéus (Capitania) fui a pé em uma aldeia que estava a sete léguas da vila (...)
e a destruí e matei todos os que quiserem resistir e a vinda vim queimando e destruindo todas as aldeias que ficaram
atrás e por que o gentio se ajuntou e veio me seguindo ao longo da praia lhes fiz algumas ciladas onde os cerquei e lhes
foi forçado deitaram a nado no mar da costa brava. Mandei outros índios atrás deles (Os Tupinambás, que habitavam a
região de Itaparica e Camamu e eram inimigos mortais dos Tupiniquins) e gente solta que os seguiram perto de duas
léguas e lá no mar (...) pelejaram que nenhum Tupiniquim ficou vivo, e todos os trouxeram à terra e os puseram ao
longo da praia por ordem que tomavam os corpos perto de uma légua."  


          (Mem de Sá. Carta ao Rei de Portugal, de 31/3/1560. in: Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert.
                                                                                       Essa terra tinha dono. São Paulo. FTD. 1995. p. 75.
)


Tendo em vista o texto e o contexto da chegada dos europeus na América no início da colonização, é correto afirmar acerca dos nativos americanos que

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Q208155 - CONSULPLAN Professor - História 2015

No contexto do Antigo Sistema Colonial, à medida em que as contradições do próprio processo de colonização passaram
a se manifestar, as ideias liberais, vindas da Europa, contribuíram para intensificar o colapso entre os colonizadores e
colonizados da América. De acordo com esse contexto, analise as afirmativas.


I. O pensamento iluminista, que influenciou a independência dos Estados Unidos e os grupos que promoveram a Revolução Francesa, também se difundiu entre a elite colonial espanhola.
II. As lutas pela independência na América foram impulsionadas, na maior parte dos casos, pela consciência das elites metropolitanas de que os laços com a colônia não traziam mais lucros.
III. As camadas populares (indígenas, mestiços e pessoas brancas pobres) tiveram papel decisivo nas independências e, mais tarde, foram os maiores beneficiários da nova ordem estatal.
IV. No caso específico da colonização espanhola, várias medidas metropolitanas prejudicavam a elite criolla, que não podia exercer cargos mais altos na administração da colônia e, ainda, pagava impostos abusivos à Coroa.
Estão corretas apenas as afirmativas
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Q208213 - FCC Professor - História 2012

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante
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Q208769 - CESPE Diplomata 2012

Assinale a opção correta acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino.

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Q208883 - CESGRANRIO Professor - História 2010

“A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas
e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como  concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).”
PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa “América mulher”. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
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