Questões de concursos sobre "Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207312 - CESPE Professor - História 2017

Acerca da Reforma Protestante do século XVI, assinale a opção
correta.
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Q207474 - IDECAN Professor - História 2016

“Voltemo‐nos pois, em primeiro lugar, ‘a pessoa interior’, para ver o que faz com que ela se torne justa, livre e verdadeiramente cristão, isto é, pessoa espiritual, nova, interior. É evidente que em absoluto nenhuma coisa externa, qualquer que seja o nome que se lhe dê, tem qualquer significado para a aquisição da justiça ou da liberdade cristã [...]” (Lutero. Obras Escolhidas, vol. II, p. 437, apud Toledo.) 
Martinho Lutero liderou a reforma protestante no século VXI na Europa, suas ideias que eram consideradas até então absurdas pela igreja católica viriam desafiar a mesma, que era naquela época quem ditava as regras. Essa nova forma de pensar de Lutero foi se espalhando primeiro pela Alemanha e, posteriormente, por toda a Europa. A característica do mundo moderno, também presente na doutrina Luterana, mesmo que com restrições, expressa na citação anterior é:
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Q207569 - IF-SC Professor - História 2015

As transformações no modo de agir e pensar típicos da transição do medievo para a
modernidade caracterizam um período histórico marcado por rupturas e permanências. 
No que diz respeito às Reformas Religiosas ocorridas na Europa, todas as alternativas abaixo
estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a. 
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Q207769 - FUNCAB Professor - História 2015

No livro “O Queijo e os Vermes", Carlo Ginzburg
analisa a história do moleiro Menocchio diante da
Inquisição, sob a acusação de subverter os preceitos
religiosos da Igreja Católica em sua comunidade.
Leia o fragmento a seguir de “O Queijo e os Vermes" para responder à questão.
“Nos discursos de Menocchio, portanto vemos emergir, como que por uma fenda no terreno, um estrato cultural profundo, tão pouco comum que se torna quase incompreensível. Esse caso, diferentemente dos outros examinados até aqui, envolve não só uma reação filtrada pela página escrita [...]".

GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 2006. 

Diante do exposto no fragmento e de seus conhecimentos sobre a História Social, leia as afirmativas a seguir.
I. A análise de Ginzburg sobre o “caso Menocchio", levou em consideração, do ponto de vista da História Social, o extrato da cultura oral para compreensão da cosmologia que o moleiro defendeu diante da Inquisição.
II. Ginzburg fez uma análise das questões apresentadas por Menocchio, partindo dos pressupostos da História Quantitativa.
III. Ao entender que Menocchio desenvolveu uma cosmologia pessoal e popular, Ginzburg fez uma compreensão dos fatos partindo dos pressupostos da demográfica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): 

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Q208101 - NUCEPE Professor - História 2015

De forma contraditória, a Reforma Católica
do século XVI teve entre seus líderes
muitos cardeais humanistas que
sustentavam ideais progressistas em
relação aos problemas enfrentados pela
Igreja, ideais estes sufocados durante o
Concílio de Trento. Acerca da Reforma
Católica ou Contrarreforma Protestante, é
CORRETO afirmar: 
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Q208240 - IFC Professor - História 2010

De acordo com seus conhecimentos a respeito da Reforma Protestante, ocorrida na Europa durante o século XVI, relacione a COLUNA A com a COLUNA B e, em seguida, marque a alternativa correta, de cima para baixo. 

COLUNA A
1 – Henrique VIII
2 – João Calvino
3 – Martinho Lutero

COLUNA B
( ) Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações em termos de doutrina e culto comparativamente à católica, mas a idéia de igreja nacional e de catolicismo sem Roma teve em sua ação maior expressão que nos demais países – tornou-se chefe supremo desta igreja através da aprovação pelo Parlamento do “Ato de Supremacia” (1534).
( ) Condenou a venda de indulgências (perdão dos pecados), pois acreditava que a salvação da alma resultava da fé e que as boas obras em nada influíam para a salvação.
( ) Pregava o rigor da disciplina, a valorização moral do trabalho e da poupança, oferecendo aos setores burgueses uma justificativa religiosa sólida a suas atividades.
( ) Negou o ato da transubstanciação (transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo), sugerindo que a mesma fosse vista apenas como a bênção sagrada do pão e do vinho, que ele chamou de consubstanciação.
( ) Se mostrou favorável a livre interpretação da Bíblia, a uma igreja nacional livre da hierarquia romana, o celibato dos padres desapareceria, haveria apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.
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Q208674 - FUNCAB Professor - História 2013

Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.

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