Texto I “Segundo o historiador francês Fernand Braudel, ‘[...] essa política reagrupa comodamente uma série de atos e atitudes, de projetos e ideias, de experiências que marcam, entre os séculos XV e o século XVIII, a primeira afirmação do Estado Moderno em relação aos problemas concretos que ele tinha que enfrentar’.” (Braudel, 1979.)Texto II(Disponível em: https://iw=1920&bih=979&site=webhp&+charges&imgrc=h0QBXoU2s9qx9M%3A.) Os textos relacionam‐se ao:
“As teorias e práticas mercantilistas estão
inseridas no contexto da transição do Feudalismo
para o Capitalismo, possuindo ainda características
marcantes das estruturas econômicas feudais e já
diversos fatores que serão mais tarde identificados
com características capitalistas, não sendo nenhum
dos dois sistemas, no entanto. O termo
mercantilismo define os aspectos econômicos desse
processo de transição. Se o mercantilismo tem sua
contraparte política no Estado absoluto, no campo
social tem relação com a estrutura social
comumente conhecida como sociedade do Antigo
Regime.” (SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel
Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São
Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284).
Das práticas apresentadas abaixo, qual não pode ser
identificada como pertencente ao mercantilismo:
Durante a fase de transição do feudalismo para o capitalismo foi colocada em prática a política econômica mercantilista. As grandes monarquias européias do século XVI, com maior ou menor êxito, enveredaram pela via do intervencionismo econômico. Avalie as sentenças abaixo sobre as características gerais do mercantilismo europeu.
I – entesouramento de metais como o ouro e prata advindos tanto do comércio externo como dos territórios conquistados. II – o desenvolvimento da manufatura para suprir tanto o mercado interno como para exportação. III – esforço para exportar mais e importar menos, deixando a balança comercial favorável.
“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75). No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:
O mercantilismo do Estado Moderno evidenciou a íntima relação entre o Estado e a economia. Relacionadas ao mercantilismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a: