Questões de concursos sobre "História da América Latina" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História da América Latina que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207240 - CONSULPLAN Professor - História 2018

Pinturas murais de Diego Rivera, exposição do pintor e muralista mexicano com o tema “Murais para o Museu de
Arte Moderna”: 


(Disponível em: http://artemazeh.blogspot.com.br/2012/03/diego-rivera-murais-para-o-museu-de.html.)
No período pós-revolucionário nas décadas de 1920, surgiu, no México, um movimento artístico bastante engajado conhecido com o nome de Muralismo. Sobre o Muralismo, analise as afirmativas a seguir.
I. No Muralismo algumas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos. II. Marcando forte presença no México, onde surgiu esse movimento artístico, as primeiras manifestações do que viria a se tornar o Muralismo são as pinturas rupestres. III. Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos. IV. Era um movimento que acreditava que somente a arte poderia ser a solução para os problemas sociais vividos pelo povo, que a utilizaria como fonte de renda.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
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Q207262 - CONSULPLAN Professor - História 2018

“A questão nacional se coloca desde o início da história, no primeiro momento, como dilema prático e teórico. As guerras
e revoluções de independência sintetizam-se precisamente nesse dilema. O que há de épico nas lutas simbolizadas por
Toussaint Louverture, Francisco de Miranda, Simón Bolívar, José Artigas, José Morelos, Miguel Hidalgo, Bartolomé Mitre,
Bernardo O'Higgins, Antonio Sucre, José Bonifácio, Frei Caneca, Ramón Betances, José Martí e muitos outros, é que
tentam retirá-la (a nação) do colonialismo, absolutismo, mercantilismo, acumulação originária, conferindo-lhe um nome.
A criação do Estado, segundo os princípios adotados na constituição, em conformidade com as forças sociais, as
peculiaridades da economia, as diversidades regionais, raciais e culturais, tudo isso representa o empenho de descobrir o
perfil da Nação.” 
(CORREA, 1966, tomo VII, p. 373 in.)
Na maioria dos personagens citados anteriormente, ligados por suas façanhas históricas à história da América, o ideal de Nação:
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Q207273 - CONSULPLAN Professor - História 2018

Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias,
ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e
manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento
operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo
assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar:
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Q207343 - FADESP Engenheiro civil 2017

Após intensa crise social e política, o governo da Venezuela anunciou no mês de abril seu processo
de retirada da  
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Q207462 - IDECAN Professor - História 2016

Observe a imagem.

(Disponível em: https://q=fim+do+populismo+na+america+latina&biw=1920&=+populismo+na+america+latina&imgrc=Z-B92nk3DGSzM%3A.)


O populismo foi um tipo de situação política experimentada na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, que teve como grande contexto propulsor a crise de 1929. Nessa época, várias das nações latinas – vistas como portadora de uma economia periférica – viveram uma fase de desenvolvimento econômico seguido pelo crescimento dos centros urbanos e a rearticulação das forças sociais e políticas. Sobre os fatores que explicam a desintegração dos regimes populistas na América Latina, analise as afirmativas a seguir.

I. Houve uma crescente desconfiança das elites empresárias, associadas ao capital estrangeiro, ante o avanço dos movimentos sindicais.
II. O medo de que a própria ordem capitalista e burguesa pudesse ser contestada, devido ao avanço das reivindicações das massas populares.
III. O surgimento de partidos de extrema direita, que, ao apoiarem a radicalização ideológica das massas populares, punham em risco o monopólio estatal.
IV. As intervenções militares, que em ação conjunta com os EUA, aceleraram o colapso dos regimes populistas.

Estão corretas apenas as afirmativas

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Q207483 - FCC Professor - História 2016

Os anos 1960 e 1970 ficaram marcado por ditaduras militares apoiadas pelos EUA, que se instalaram por todo continente latino-americano.
Em reação a esses regimes, eclodiram movimentos guerrilheiros inspirados no modelo cubano e/ou maoísta. Mesmo
com a derrota e o massacre da maioria das guerrilhas, essas lutas 
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Q207508 - FCC Professor - História 2016

Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da fé cristã aos nativos contribuiu para a dominação das
populações indígenas por parte das metrópoles, uma vez que
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Q207583 - IF-SC Professor - História 2015

O encontro de culturas entre o mundo ocidental europeu e os povos que já habitavam a
América transcorreu de forma que não pode ser generalizada e simplificada. O legado cultural
oriundo desses povos também é responsável por constituir, posteriormente, os sujeitos
americanos.
 Dentre os variados povos que habitaram parte do território americano antes do contato com os
europeus, destaca-se a civilização Maia. 
Leia com atenção as afirmações a seguir sobre os Maias e marque (V) para as verdadeiras e
(F) para as falsas. ( ) As técnicas utilizadas pelos maias desde os seus primórdios apresentavam um elevado
grau de complexidade e desenvolvimento. Conheciam a roda, faziam uso da tração animal,
além do exímio trabalho com metais.
( ) Os cálculos astronômicos realizados pelos maias eram oriundos de um simples e
engenhoso sistema que empregava o uso de símbolos: o ponto, a barra e uma forma oval
que representa o zero.
( ) A sociedade maia constituía-se a partir de uma elite bem estruturada que compreendia a
presença dos sacerdotes que interpretavam a vontade dos deuses, uma nobreza
hereditária, em escala intermediária os guerreiros, artistas e artesãos, depois os
camponeses e, por fim, os escravos.
( ) Em alguns territórios da civilização maia, cultivava-se o cacau que era consumido pela elite
em forma de bebida e considerado um produto de luxo e moeda de troca.
( ) A economia maia ficou marcada pela implantação de um único modelo produtivo que se
fez presente em todos os centros populacionais através da cultura de algodão, milho e
também pela produção de tecidos bordados e cerâmicas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
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Q207789 - UFMT Professor - História 2015

Por aqui lhe urdem os portugueses muitas brigas com que se desavêm umas nações com as outras, com o
qual ardil os entramos e desbaratamos, que todos juntos ninguém pudera com eles [...]

(Documento de 1580 citado por WEHLING, A.; WEHLING, M. J. Formação do Brasil Colonial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.)
O trecho do documento acima faz referência a uma estratégia largamente utilizada pelos portugueses na conquista da América, tanto para a incorporação de terras como para a escravização dos indígenas. Assinale a alternativa que apresenta essa estratégia.
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Q207811 - UFMT Professor - História 2015

[...] a guerra injusta, cruel, tirânica e sangrenta [...] na guerra não deixam viver senão as crianças e mulheres: e
depois oprimem-nos com a mais horrível e áspera servidão a que jamais se tenham submetido homens ou
animais.

(LAS CASAS, B. O paraíso destruído. Porto Alegre: LP&M, 2001.)
O intenso debate acerca da escravidão indígena nos primórdios da colonização espanhola na América levou à proibição daquela e à necessidade do estabelecimento de formas de trabalho compulsório, tais como a encomienda que pode ser definida da seguinte maneira: 
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