Q208632 - CEFET-AL Professor - História 2013
O movimento revolucionário francês de 1789 conheceu várias fases; uma dessas foi o período conhecido como Convenção nacional (1792-1795), que se caracterizou, exceto :
A)Pela adoção de um novo calendário, com o objetivo, inclusive, de “revolucionar o tempo” e de incutir um processo de descristianização da sociedade civil francesa;
B)Pela instituição da “Lei do Máximo”, que estabeleceu o “dirigismo econômico”, contrariando os interesses da burguesia liberal, uma vez que definiu um preço máximo para as mercadorias;
C)Pelo fim da obrigatoriedade de indenização aos antigos senhores por parte dos camponeses conforme havia sido definido no contexto da Assembleia Nacional Constituinte;
D)Pela elaboração da Constituição Civil do Clero, o que, na prática terminou subordinando a Igreja ao Estado;
E)Por a criação de um novo exército, no qual as promoções ao oficialato foram definidas a partir dos critérios da meritocracia.
Responder
Q208654 - FUNCAB Professor - História 2013
A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:
A)autoritária, baseada nas ideias principais do iluminismo.
B)liberal, baseada na igualdade social e no livre mercado.
C)socialista, baseada no controle da economia e na participação política.
D)reformista, organizada em torno da liberdade partidária e de expressão.
E)estamental, baseada em privilégios, favorecendo o clero e a nobreza.
Responder
Q209089 - CESPE Diplomata 2010
Quanto aos vários sentidos de que se revestiu historicamente a noção de liberalismo político, assinale a opção incorreta:
A)rejeição sistemática ao status quo.
B)valorização dos direitos individuais.
C)defesa intransigente da liberdade.
D)faculdade de escolha sem coerção.
E)conformidade com a lei.
Responder
Q209090 - CESPE Diplomata 2010
Assinale a opção correta com relação às transformações institucionais introduzidas pela Revolução Francesa.
A)A concessão de voto universal, independentemente de renda.
B)A tentativa bem-sucedida de aprovação de um código civil, já em 1789.
C)A separação entre Igreja e Estado, uma das principais reformas da Assembleia Nacional no ano de 1789.
D)A instituição de um sistema de compra de cargos públicos, em substituição ao sistema hereditário existente no Antigo Regime.
E)A conscrição maciça de homens solteiros entre 18 e 25 anos, medida precursora do recrutamento militar obrigatório.
Responder
Q209121 - CESPE Diplomata 2006
O espírito revolucionário que acompanha o século XIX, "tão capaz de se espalhar por propaganda deliberada como por contágio espontâneo", como afirma o texto, foi embalado pelas grandes idéias que arrebataram, naquele contexto histórico, o Ocidente, em especial a Europa: liberalismo, nacionalismo e socialismo. A respeito desse cenário, no qual se gesta o século XX, assinale a opção correta.
A)O sentimento nacional, que aflora sobretudo com a Revolução Francesa, amplia-se na medida em que o movimento social e as lutas políticas se intensificam. Exemplo especial disso foi a luta pela independência da Grécia, na primeira metade do século XIX, causa a que aderiram combatentes libertários oriundos de várias nações.
B)Os socialistas aparecem na cena política européia participando de movimentos revolucionários ou insurrecionais, a partir do momento em que as obras de Marx e Engels são mais divulgadas e estudadas, o que acontece nas décadas finais do século XIX.
C)Movimento anarquista, a Comuna de Paris (1870) constituiu-se, concreta e objetivamente, no "assalto ao poder" por parte do operariado, utopia que tanto estimulava as ações dos grupos socialistas. O êxito do movimento, que levou pânico às elites européias, garantiu aos revolucionários o controle da capital da França até às vésperas da Primeira Guerra Mundial.
D)As unificações políticas da Alemanha e da Itália foram alcançadas graças à mobilização popular e à força de movimentos sociais. Esse fato explica o viés pacifista e levemente socialista que ambos os Estados passaram a ostentar, em flagrante oposição à realidade da época.
E)A unificação política da Alemanha seguiu trajetória singular. Ela se fez a despeito da mais absoluta ausência de unidade econômica entre os Estados germânicos e da adoção do mais extremado liberalismo.
Responder
Q209123 - CESPE Diplomata 2006
O texto se reporta ao período da história do mundo ocidental conhecido como Era Revolucionária. Em linhas gerais, entre as últimas décadas do século XVIII e a primeira metade do século XIX, assiste-se ao confronto entre as forças sociais que se batiam pela superação do Antigo Regime e as que defendiam a manutenção dele, ainda que sob condições e intensidade variáveis. Nesse contexto, com referência à Revolução Francesa, assinale a opção correta.
A)O que aconteceu na França a partir de 1789 foi a explosão do sentimento generalizado de repulsa a um absolutismo crescentemente anacrônico, ainda que amenizado pelo reformismo assumido pela dinastia Bourbon, a qual empreendera estratégia de conferir ao regime ares de pretensa modernidade - o despotismo esclarecido.
B)Entende-se a Revolução Francesa como um processo que não se esgota rapidamente, com períodos de maior ou menor intensidade do fervor revolucionário. De todas as fases desse processo, a Convenção Nacional, dominada pelos jacobinos, foi a que conferiu caráter mais radical à Revolução, de que são exemplos o fim da monarquia, a adoção do sufrágio universal e o grande número de execuções de adversários.
C)O pensamento iluminista, mesmo restrito a alguns países da Europa ocidental no transcurso do século XVIII, foi decisivo para a eclosão da Era Revolucionária. Entre seus principais expoentes, Voltaire se destaca, por ter formulado a teoria da separação dos poderes, fundamental para a contestação ao Estado absolutista.
D)Por simbolizar a luta contra o despotismo, a Revolução Francesa foi alvo da reação conjunta dos defensores do Antigo Regime, na qual se sobressaiu a Inglaterra, a quem convinha a manutenção da estrutura de poder absolutista para a expansão de negócios financeiros e para a abertura de mercados para seus produtos industrializados.
E)Graças a Napoleão Bonaparte, liderança que emergiu na última fase da Revolução Francesa, o processo revolucionário iniciado em 1789 adquiriu feições de movimento essencialmente popular, como demonstra o isolamento político da classe burguesa.
Responder
Q209143 - CESPE Diplomata 2007
Considerando as duas primeiras ondas revolucionárias do século XIX, citadas no texto, e sua vinculação, direta ou indireta, com o continente americano, assinale a opção correta.
A)Fatores internos, ainda que existentes, tornaram-se irrelevantes para a desintegração do sistema colonial ibérico frente à influência exercida pela conjuntura revolucionária européia no processo de independência latino-americana, conforme sugerido pelo texto.
B)Entre os grandes libertadores da América espanhola, Simon Bolívar notabilizou-se pelo destemor com que se lançou à luta para emancipar a atual Argentina e pela convicção de que a prosperidade da América subordinava-se à existência de Estados plenamente autônomos.
C)A onda revolucionária de 1848, por sua amplitude e espontaneidade, foi amplamente exitosa em suas aspirações populares, tanto na Europa - com o fim do sistema eleitoral censitário - quanto na América - com as reformas de Jackson (EUA).
D)Semelhantemente ao ocorrido quando da invasão da Península Ibérica pelas tropas francesas de Napoleão (1808), a Revolução Espanhola de 1820 contribuiu para o recrudescimento da luta pela independência das colônias latino-americanas.
E)Inexistência de mercado interno expressivo e impossibilidade de aplicação de capitais pela via de empréstimos aos Estados são dois poderosos motivos que explicam o reduzido impacto da expansão capitalista européia, ocorrida na segunda metade do século XIX, sobre a América Latina.
Responder