Questões de concursos sobre "Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831" | História - página 5

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831 que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q209260 - Jota Consultoria Agente Administrativo 2016

Em que ano D. Pedro I foi coroado imperador do
Brasil?
Ver Comentários

Q209302 - CESGRANRIO Agente de Pesquisas por Telefone 2014

 

PORTINARI, Candido Torquato. Café – 1935. Disponível em: <portaldoprofessor.nse.gov.br>. Acesso em: 06 dez. 2013.

A utilização em massa do trabalho assalariado representou a primeira fase de desenvolvimento do capitalismo no Brasil. A formação do mercado de trabalho assalariado adquiriu um ritmo mais intenso no país depois da falência definitiva do sistema escravista. Na análise desse processo, salta à vista o fato de que de, na região de desenvolvimento mais intenso (Sudeste), praticamente até a década de 1930, a mão de obra assalariada era recrutada preferencialmente entre os imigrantes, embora já houvesse, desde as últimas décadas do século XIX, um grande contingente potencial de trabalhadores assalariados constituído por brasileiros natos.

REGO, José Márcio; MARQUES, Rosa Maria (ORG.) Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 37-38.

Uma explicação para a importação de imigrantes é que o contingente de trabalhadores brasileiros natos era uma reserva potencial e não real, representando um grupo com
Ver Comentários

Q209479 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2018

O processo de formação do Estado brasileiro encontra várias possibilidades de leitura, dada a diversidade de projetos políticos existentes no Brasil, nas primeiras décadas do século XIX. Entre as conjunturas da independência (1822) e da abdicação (1831), o País conviveu com projetos diferentes de gestão política. Sobre as conjunturas mencionadas anteriormente e seus desdobramentos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:


I - ( ) Esse período é um dos menos conhecidos de nossa história, pois, para consolidar a independência, D. Pedro I proibiu a divulgação de notícias, sobretudo no exterior, e o ingresso de estrangeiros em solo brasileiro.

II - ( ) O acordo em torno do príncipe D. Pedro foi uma decorrência do receio de que a independência se transfigurasse em aberta luta política entre os diversos segmentos da sociedade brasileira. A Monarquia era a garantia da ordem escravista.

III - ( ) A crise que se instaurou no governo de D. Pedro I, entre outros fatos, teve como fato decisivo para a sua abdicação a Guerra da Cisplatina, território que se tornaria mais tarde o Uruguai. Derrotado, depois do conflito, D. Pedro I não resistiu, e assinou a carta de abdicação do trono em favor de seu filho Pedro de Alcântara ainda menino.

IV - ( ) Ao proclamar a independência, o príncipe D. Pedro rompeu com a comunidade portuguesa, que insistia em ocupar cargos públicos. A direção política do País foi entregue aos homens aqui nascidos, condição essencial para ser considerado cidadão no novo império.

V - ( ) Em 1831, as elites políticas brasileiras entraram em desacordo com o Imperador, que insistia em desconsiderar o legislativo, preocupando-se, excessivamente, em defender os interesses dinásticos de sua filha em Portugal, o que irritava as elites políticas locais.

VI - ( ) Com a abdicação, iniciou-se um período de polarização política entre os grupos que defendiam a volta de D. Pedro, os chamados jurujubas, e os que defendiam o federalismo, a república e o fim do Poder Moderador, os caramurus e os saquaremas, iniciava-se, assim, o período regencial.


A sequência correta é: 

Ver Comentários

Q209493 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2018

Observe as proposições abaixo e assinale a que não pode ser considerada uma das possíveis causas
do fim da monarquia no Brasil:
Ver Comentários

Q209506 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2018

A Constituição Política do Império do Brasil, de 1824, inaugurou o histórico das
Constituições brasileiras e foi, dentre todas, a que teve maior duração. Sobre a
referida carta constitucional, julgue os itens que seguem: 
I – Foi outorgada por uma Assembleia Geral Constituinte e Legislativa, com ideais marcadamente liberais, convocada por Dom Pedro I. II – Reconheceu quatro Poderes Políticos, a saber: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judicial. III – Consagrou como a Religião Oficial do Império a Católica Apostólica Romana. As demais religiões eram permitidas, desde que os respectivos cultos fossem realizados de forma particular ou doméstica, sem exteriorização da manifestação externa de templos. IV – Foi marcada por um governo monárquico, hereditário e constitucional.
É correto afirmar que:
Ver Comentários

Q209540 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2017

Na Constituição de 1.824, outorgada à nação por D. Pedro, havia um poder que deveria garantir o equilíbrio entre os
demais poderes e que seria exercido pelo imperador. Trata-se do Poder: 
Ver Comentários

Q209567 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2017

Após a independência do Brasil, formalizada pelo famoso Grito do Ipiranga, proferido por D. Pedro I
aos 07 de setembro de 1822, foi outorgada ao Brasil, em 25 de março de 1824, sua primeira Constituição
Federal como país independente. A respeito da Constituição de 1824 é INCORRETO afirmar: 
Ver Comentários