Questões de concursos sobre "Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207288 - IBADE Professor - História 2017

“a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica.

[...]”

CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, pp. 7-8.


A história política de Roma na antiguidade foi marcada por três regimes ou formas de governo, denominados:

Ver Comentários

Q207289 - IBADE Professor - História 2017

Observe o quadrinho. 


                 


O quadrinho acima é extraído de “O papiro de César", uma das história do herói Asterix e se refere a uma grande conquista de Roma no século I a.C., mais especificamente no inverno de 53 a 52 a.C. Na batalha final, Vercingetórix e os seus sucessores foram derrotados e se renderam ao general romano Júlio César. Faz-se referência à conquista da(o): 

Ver Comentários

Q207290 - IBADE Professor - História 2017

Observe a charge.


                  


Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:

Ver Comentários

Q207291 - IBADE Professor - História 2017

“As formas clientelistas atravessaram a industrialização dos anos 1940-50, a ditadura militar e, como se viu, as quase três décadas de democracia sob a Constituição de 1988, para desembocar neste governo descolado da opinião pública.”

André Singer. Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1. folha. uol. com. br/colunas/andresinger/2017/10/1931 038-a-vitoría-da-modernizacao-conservadora.shtml. Acesso em 28.10.2017.


O tema democracia se faz parte do noticiário nacional e internacional do mundo, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial. A origem deste termo é grega e remonta à Atenas.


Sobre a democracia ateniense, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q207292 - IBADE Professor - História 2017

Leia o texto.


“Dentre todos, aquele país é maravilhoso e por apresentar um número de monumentos maior do que qualquer outro, superiores e do mais alto valor. Tanto em razão de seu clima, tão diferente dos demais, como por seu rio cujas propriedades tanto o distinguem de qualquer outro.”

Heródoto de Halicarnasso, Histórias. Livro II, XXXV. Rio de Janeiro/São Paulo: Prestígio, 2010, pp.205. Adaptado.


O historiador grego Heródoto referiu-se maravilhado a essa civilização. O texto se refere á civilização: 

Ver Comentários

Q207294 - IBADE Professor - História 2017

Leia o texto.


O mundo em que habitavam, quer na própria península grega, quer nas ilhas do maregeu, tornara-se de fato totalmente grego, à exceção dos escravos e dos visitantes estrangeiros ou de casos muito especiais, como o estrato aborígene na Ilha da Samotrácia.

                    FINLEY, M.l. Os gregos Antigos. Lisboa: Edições 70, 2002, p.15


Sobre os gregos antigos, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q207319 - CESPE Professor - História 2017

Naquele dia santíssimo da Natividade do Senhor [de 800], quando o rei se ergueu depois de orar na missa em frente ao túmulo do bem-aventurado Pedro apóstolo, o Papa Leão III colocou-lhe uma coroa na cabeça e todo o povo dos romanos o aclamou: “Vida e vitória para Carlos Augusto, coroado por Deus, grande e pacífico imperador dos romanos!”. E depois desse louvor, foi adorado pelo apostólico à maneira dos antigos príncipes e, posta de parte a denominação de patrício, foi chamado imperador e augusto.

Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000, p.70-1 (com adaptações).


O texto apresentado narra a coroação de Carlos Magno como imperador de Roma, fato que representa o ápice do poder carolíngio. Acerca do governo de Carlos Magno, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q207320 - CESPE Professor - História 2017

A respeito da história romana antiga, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q207321 - CESPE Professor - História 2017

No que tange à história das sociedades da antiga Grécia, assinale a
opção correta.
Ver Comentários

Q207362 - IFB Professor - História 2017

Leia as alternativas abaixo relativas à trajetória da História no tempo enquanto campo de conhecimento.

I) A historiografia surgiu na Grécia do século V a.C., quando teve lugar um evento de magnitude equivalente à dos maiores feitos celebrados na lenda: o complexo de eventos das guerras médicas.

II) Santo Agostinho, como Platão, considerava que os conceitos de tempo e de universo deveriam ser pensados de forma independente um do outro.

III) Durante o Renascimento, os homens adquiriram crescente consciência de que quase tudo muda com o tempo, consolidando, assim, no ocidente, a noção de tempo linear.

IV) A ideia de que o próprio universo é uma máquina semelhante a um relógio passou ao primeiro plano do pensamento intelectual na Revolução Científica do século XVII.

V) Ao longo do século XVIII, a crença de que a ideia de tempo é parte essencial da ideia de natureza começou a se difundir.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Ver Comentários