Questões de concursos sobre "História e Geografia do Estado de São Paulo" | História e Geografia de Estados e Municípios - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História e Geografia do Estado de São Paulo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q211845 - CAIP-IMES Agente Técnico 2015

O quadro abaixo se refere aos componentes que se destacaram no IDHM de São Caetano do Sul entre 1991 e 2010, divulgados em 2013. Analisando os dados podemos concluir que:


( ) nos períodos citados o índice geral (IDHM) sofreu um sucessivo e progressivo acréscimo.

( ) em 2000 o índice da educação foi considerado muito alto (entre 800 e 1).

( ) a renda foi o componente que alcançou o maior índice em 2010.

As afirmações são (V) Verdadeiras ou (F) Falsas na sequência:

Ver Comentários

Q211870 - Jota Consultoria Agente Administrativo 2016

Quando se comemora o aniversário da cidade de Jambeiro?
Ver Comentários

Q211871 - Jota Consultoria Agente Administrativo 2016

Qual dos municípios abaixo não fazem divisa com o município de Jambeiro?
Ver Comentários

Q211896 - Instituto Excelência Técnico - Desenho 2016

Em relação aos aspectos históricos da cidade de Cruzeiro, SP, assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q212052 - CETRO Auxiliar Técnico de Educação 2014

O Parque da Independência foi criado como referência cívica nacional. Situado no Bairro do Ipiranga, no município de São Paulo, possui uma área de 161.335m², que inclui
Ver Comentários

Q212053 - CETRO Auxiliar Técnico de Educação 2014

Foi nesta casa que o poeta morou, a partir de 1921, com sua mãe e sua irmã. É dele o desenho da maioria dos móveis, confeccionados no Liceu de Artes e Ofícios. Várias obras de arte conviviam com sua enorme biblioteca. Era sua oficina de trabalho. Tombada em 1976, passou à administração da Secretaria Municipal de Cultura em 1983 e, em 1989, tornou-se a
Ver Comentários

Q212054 - CETRO Auxiliar Técnico de Educação 2014

O secretário de educação César Callegari lançou, na Praça das Artes, no centro da cidade de São Paulo, um programa cujo objetivo é fazer uma reestruturação curricular e administrativa, além da ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino. Entre os principais conceitos apresentados para o novo plano, está a divisão dos 9 anos do Ensino Fundamental em 3 ciclos. A respeito desse programa, analise as assertivas abaixo.

I. O nome do programa é Mais Educação São Paulo.

II. Uma das principais mudanças está na progressão continuada, que não se baseará mais na aprovação automática.

III. As provas bimestrais serão trocadas por provas semestrais.

IV. A prefeitura pretende aumentar o apoio ao aluno com a criação da recuperação intensiva nas férias e no período letivo.

É correto o que se afirma em
Ver Comentários

Q212079 - FUNCAB Agente 2014

                                          Trânsito: o maior problema de São Paulo 

Congestionamentos atormentam a vida de toda a população, sangram a economia e favorecem a ação de criminosos

O trânsito é um dos maiores problemas da cidade de São Paulo. Para começar, mata (em 2009, foram 1.382 mortos em acidentes de trânsito na capital contra 1.301 vítimas de assassinato). Emporcalha o ambiente. Segundo a Cetesb, os veículos despejam todo ano 1,7 milhão de toneladas de substâncias nocivas na atmosfera e são a principal fonte de poluição do nosso ar. Torna mais vulnerável a segurança da população (não faltam ocorrências de arrastões e assaltos nos congestionamentos). Rouba dos cidadãos um tempo que jamais será recuperado (os paulistanos perdem, em média, 2h42 por dia nas imensas filas, segundo pesquisa do Ibope encomendada pelo movimento Nossa São Paulo em 2010). E, para ficar só em alguns exemplos, afeta a economia. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima que só em 2008 as perdas tenham atingido 33,5 bilhões de reais, o equivalente a 9,4% do produto interno bruto (PIB) da cidade. É a soma dos 27 bilhões de reais que deixamos de produzir enquanto ficamos parados com outros 6,5 bilhões que resultam do aumento de gastos com combustível, saúde pública e transporte de cargas.

Em fevereiro, o Detran emplacou 1.184 novos carros por dia, um número 9% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Estamos perto, assim, da marca oficial de 7 milhões de veículos. Estima-se que, destes, 3,8 milhões circulem diariamente pelos mais de 17.000 quilômetros de vias da capital. Enquanto a população paulistana cresceu 32% desde 1980, o número de veículos da frota mais que quadruplicou no período.

É impossível prever onde e quando vamos parar. Mas é possível sentir no nosso dia a dia os reflexos dessa numeralha toda. De acordo com a CET, a velocidade média hoje na cidade é de 32 quilômetros por hora no pico da manhã e 18 quilômetros por hora no pico da tarde. A aferição é feita apenas em alguns pontos da cidade. A reportagem constatou em uma série de testes que o velocímetro é muito mais cruel do que mostram os dados oficiais. Levamos 1h40 para ir de um hotel nos Jardins ao Aeroporto de Congonhas, trajeto comum de tantos executivos. Significou andarmos a 8 quilômetros por hora. Uma vergonha.

Carrinhos de brinquedo deixam esse desempenho no chinelo. Em outro teste, o repórter levou às 6 da tarde menos tempo para percorrer a Avenida Rebouças a pé do que de carro. O trânsito prejudica não apenas os motoristas que ficam parados nos engarrafamentos. Impede também que os ônibus municipais circulem mais rapidamente (a velocidade média dos coletivos é de 20 quilômetros por hora). Ou seja, o trânsito engarrafado faz parte da rotina de todos os paulistanos, independentemente da classe social.

Vinte especialistas entrevistados indicam medidas para virar esse jogo. É voz corrente que os resultados só virão com a implantação de projetos mais drásticos, possivelmente impopulares. “É preciso ter ousadia para pôr em prática medidas mais duras”, diz Alexandre de Moraes, que presidiu a CET em parte da gestão de Gilberto Kassab. E o prefeito, aliás, o que tem feito pelo trânsito? Assim como seus antecessores, pouco. Muito pouco. Propostas instituídas em seu governo, como a restrição a caminhões, tiveram certo impacto na fluidez de algumas vias, mas intervenções realmente ambiciosas não estão nem no plano das promessas. Muitas delas são, no início, impopulares. Mas funcionam e já foram adotadas com sucesso em grandes metrópoles por governantes com coragem de atacar o mal pela raiz.

(Veja São Paulo. Especial trânsito. Disponível em:< http://vejasp.abril.com.br/materia/transito-sao-paulo>. Acesso em: 1° jul. 2014. Fragmento)


Sobre a ocupação e constituição do município de Contagem, analise as afirmativas a seguir.

I. As regiões polarizadas pelos bairros Ressaca e Nacional têm origem na ocupação de loteamentos destinados a receber os primeiros trabalhadores da indústria.

II. A região de Nova Contagem revela, em sua maior parte, uma ocupação extremamente danosa ao meio ambiente, porém, em 1980, foi implementado um plano urbanístico, dirigido pelo arquiteto Gustavo Penna, regulando a ocupação das margens da Represa de Vargem das Flores.

III. A região do Eldorado, constituindo um espaço simbólico de desenvolvimento, tanto na política como na economia, (...) concentra os principais serviços da cidade

IV. A implantação da Cidade Industrial foi fundamental para ligar definitivamente Contagem a Belo Horizonte. Fazia parte do Plano de Desenvolvimento da Capital, idealizado por Juscelino Kubitschek, na década de 1940.

São CORRETAS apenas:
Ver Comentários

Q212341 - Nosso Rumo Auxiliar de Administração 2011

Antes de se tornar município, Mairinque era parte de São Roque e era chamada de
Ver Comentários