Questões de concursos sobre "História e Geografia do Estado de Goiás" | História e Geografia de Estados e Municípios - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História e Geografia do Estado de Goiás que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q208406 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Considere os aspectos da história social do estado de Goiás:


I. Foi a partir do denominado Ciclo do Ouro, fruto da expansão do movimento das Bandeiras, que Goiás começou efetivamente a ser povoado, sendo a região do rio Paranaíba, no leste do estado, a primeira a ser ocupada nesse contexto.

II. A região pertenceu à capitania de São Paulo até meados do século XVIII e a designação Goiás teve origem nos povos indígenas que habitavam a região antes da colonização.

III. No sudoeste do estado há áreas demarcadas e delimitadas para comunidades quilombolas ou comunidades afrodescendentes, como o Kalunga, por exemplo, que vivem sobretudo da agricultura familiar e do artesanato.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Ver Comentários

Q208408 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Considere as afirmações abaixo sobre aspectos da urbanização e da agricultura no estado de Goiás:


I. Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis são os municípios mais populosos, enquanto que a cana-de-açúcar, a soja e o milho foram os produtos agrícolas mais produzidos no estado em 2017.

II. Em 2015, a agropecuária representou cerca de 10% do PIB do estado, enquanto que a indústria representou cerca de 25%, ficando para o setor de serviços a participação de 65%.

III. Criada no ano de 1941, a Colônia Nacional Agrícola de Goiás (CANG) fez parte da política expansionista de Getúlio Vargas e resultou no importante crescimento da produção de soja no estado a partir de 1955.

IV. Em 2017, os animais mais abatidos no estado foram aves e bovinos e representaram cerca de 35% da produção brasileira, consolidando o estado como o mais importante polo agropecuário da região Centro-Oeste.

V. Em 2010 foram contabilizados 246 municípios no estado, sendo que entre 1950 e 1960 houve a maior taxa de crescimento de municípios e entre 1970 e 1980 a menor.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Ver Comentários

Q208411 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Considere o mapa e as informações a seguir: 


                


A região apresenta uma baixa representatividade na produção agrícola e nos efetivos de rebanhos – em parte justificada pelas restrições impostas pelo meio físico. No conjunto das regiões goianas, esta tem a menor participação no PIB (Produto Interno Bruto) do estado em 2015.


Trata-se da região indicada no mapa com o número 

Ver Comentários

Q208412 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

As ações da Companhia Estrada de Ferro de Goiás estabeleceram, no início do século XX, uma ferrovia que 
Ver Comentários

Q208420 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Entre os aspectos naturais do território goiano destaca-se 
Ver Comentários

Q208422 - UEG Professor 2018

Observe a tabela a seguir.


OLIVEIRA, H. A. A população de Goiás na transição da mineração para a pecuária (1804). In. História Revista: pós-graduação em História da UFG, v. 21, n. 1, 2006, p. 157.


A tabela citada é uma amostra, em nível local, da dinâmica populacional goiana, na primeira metade do século XIX, indicando uma situação de 

Ver Comentários

Q208423 - UEG Professor 2018

Leia o texto a seguir.


O sentimento era de separação e autonomia, tanto da colônia em relação à metrópole, quanto dentro da própria colônia, onde províncias buscavam mais autonomia para suas administrações.

POLONIAL, J. Terra do Anhanguera: história de Goiás. Goiânia: Kelps/ Leart, 2006. p. 44.


A citação refere-se ao contexto da emancipação política do Brasil, ressaltando a especificidade das províncias nesse processo. No caso de Goiás, as contradições sociais que emergiram na ocasião da emancipação política estiveram relacionadas ao conflito entre os

Ver Comentários

Q208425 - UEG Professor 2018

Leia o texto a seguir:


O homem médio em Goiás, observou Saint-Hilaire, nunca expressava, nem sabia, o valor das coisas em réis, como em Portugal e outras capitanias do Brasil, mas exclusivamente em oitavas, vinténs de ouro, patacas e meias patacas.

PALACIN, L. O século do ouro em Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994. p. 134.


A realidade, expressa na citação, indica que o contexto monetário existente em Goiás, nas primeiras décadas do século XIX, era

Ver Comentários

Q208427 - UEG Professor 2018

Leia o texto a seguir.


Desenrola-se, então, o Movimento de 1909, de enorme significado para a política de Goiás, não pelos acontecimentos em si, mas pelas composições e articulações nele estabelecidas, bem como pelo despontar de lideranças que vão marcar os próximos decênios.

CAMPOS, F. I. Coronelismo em Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 2003. p. 88.


A chamada Revolução de 1909, expressiva demonstração de poder de mobilização do coronelismo goiano, foi o marco da emergência de uma liderança que dominaria a política goiana até Revolução de 1930. Essa liderança foi 

Ver Comentários

Q208429 - UEG Professor 2018

Leia o texto a seguir:


A industrialização no sudeste do País e a implantação de uma infraestrutura de transportes possibilitaram o avanço da fronteira agrícola e da economia de mercado rumo ao Centro-Oeste, alterando as relações campo-cidade.

BORGES, B. G. A economia agrária goiano no contexto nacional (1930-1960). In. ARRAIS, C. A.; SANDES, N. F. História escrita: percursos da historiografia goiana. Vitória: GM Editora, 2017. p. 96


A citação refere-se ao contexto histórico e social da primeira metade do século XX, quando a economia goiana foi dinamizada a partir da implantação da Estrada de Ferro Goiás, interligando o território goiano ao Sudeste brasileiro. A consequência disso foi 

Ver Comentários