Disciplinas História e Geografia de Estados e Municípios História e Geografia do Estado da Paraíba Questões de concursos sobre "História e Geografia do Estado da Paraíba" | História e Geografia de Estados e Municípios - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História e Geografia do Estado da Paraíba que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q209154 - EDUCA Analista Ambiental 2016
Sobre os aspectos geográficos da Cidade de Matureia
de acordo com os dados do IBGE, analise as
assertivas: I. Encontra-se a uma altitude de 815 metros. II. A população, segundo o IBGE, estimada em 2015
é de 6.441, com área de 84km2.
III. O município está incluído na área geográfica de
abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo
Ministério da Integração Nacional. Esta
delimitação tem como critérios o índice
pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
IV. É o município mais alto do estado da Paraíba.
Estão CORRETAS as assertivas:
A)I, II e III apenas.
B)I e IV apenas.
C)III e IV apenas.
D)I e II apenas.
E)I, II, III e IV.
Responder
Q209480 - IPAD Professor - Educação Infantil 2010
As capitanias hereditárias – e por sua vez as sesmarias doadas pelos capitães – estavam sujeitas a alterações da Coroa portuguesa, a qual podia, inclusive recomprar ou reorganizar as terras doadas. Em relação à criação da Capitania da Paraíba, podemos afirmar que
A)tem relação com a disputa por terras contestadas entre Itamaracá, Pernambuco e Rio Grande.
B)tem relação com terras doadas a capitães como prêmio pela participação na luta contra os holandeses.
C)tem relação com a venda de terras da Capitania de Itamaracá à Coroa portuguesa.
D)tem relação com o Massacre de Trucunhaén, que motivou o desmembramento das terras da Capitania de Itamaracá.
E)tem relação com os conflitos entre jesuítas e colonos por terras nas quais existiam missões jesuítas.
Responder
Q211328 - FCC Analista Legislativo 2013
A Tragédia de Tracunhaém é a denominação do episódio histórico
A)em que centenas de indígenas, que habitavam o território entre Pernambuco e Paraíba, foram massacrados por conquistadores portugueses, em um ataque surpresa liderado por Frutuoso Barbosa.
B)ocorrido no rio de mesmo nome, quando uma frota de embarcações portuguesas foi alvo do ataque de tribos indígenas e de colonizadores holandeses, sendo todos os tripulantes mortos.
C)que resultou na morte de todos os colonos que habitavam o engenho de mesmo nome, motivando a determinação dos portugueses em controlar mais rigorosamente a região por meio da criação da capitania da Paraíba.
D)no qual uma forte epidemia de varíola se alastrou e dizimou, em poucos meses, várias aldeias indígenas e as populações que habitavam diversas vilas em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
E)decorrente do enfrentamento entre colonizadores franceses e portugueses, aliados a tribos indígenas, que terminou com a destruição completa dos vilarejos da capitania de Itamaracá, e um grande número de mortos de ambos os lados.
Responder
Q211329 - FCC Analista Legislativo 2013
Após a expulsão dos holandeses, a administração portuguesa incentivou o povoamento do oeste da Paraíba. As práticas adotadas para concretizar essa ocupação foram
A)o incentivo às entradas e a autorização para a livre mineração, uma vez que nesse período foram descobertas dezenas de jazidas de ouro na região, em torno das quais se formavam os primeiros arraiais .
B)a instalação de fazendas de criação de gado bovino em áreas bem servidas por rios, e a fundação sistemática de povoações, freguesias e vilas que garantiam a posse portuguesa daquele território.
C)a construção de quartéis e a transferência dos engenhos de cana-de-açúcar situados próximos ao litoral para o sertão, a fim de promover o desenvolvimento de núcleos urbanos no interior.
D)o estímulo e o patrocínio, por parte da Coroa Portuguesa, às famílias europeias pobres que, ao emigrarem, recebiam sesmarias e volumosos recursos para se instalarem em lugares isolados.
E)o apoio aos missionários e a estratégia governamental de “fazer vistas grossas” à instalação de quilombos, favorecendo a abertura de caminhos e o início de alguma atividade agrícola produtiva no sertão.
Responder
Q211330 - FCC Analista Legislativo 2013
Em meados dos anos 1950, diversas Ligas Camponesas emergiram na região da Zona da Mata, com atuação destacada em Pernambuco e na Paraíba. Tais Ligas
A)defendiam a reforma agrária, congregaram dezenas de milhares de trabalhadores rurais e seus líderes foram perseguidos durante o Regime Militar.
B)organizavam os trabalhadores rurais em sindicatos vinculados ao governo, reivindicando melhorias salariais e frentes de trabalho durante a seca.
C)subordinavam-se à Igreja Católica, uma vez que seus idealizadores eram padres defensores da Teologia da Libertação, comovidos com a miséria nordestina.
D)extinguiram-se totalmente como movimento agrário, após conquistarem a aprovação do Estatuto da Terra no início dos anos 1960.
E)transformaram-se em grupos guerrilheiros, formando um exército rural que venceu a guerrilha do Araguaia e foi desarticulado logo em seguida, nos anos 1970.
Responder
Q211331 - FCC Analista Legislativo 2013
Após invadirem o nordeste brasileiro, os holandeses conquistaram o apoio de alguns importantes senhores de engenho e proprietários de terras. Esse apoio foi obtido com a ajuda de várias medidas empregadas pelo governo de Maurício de Nassau, dentre as quais podemos destacar
A)a introdução de novas técnicas de cultivo da cana e a organização de um governo democrático.
B)o estimulo à produção de diversas culturas, sem ênfase na exportação do açúcar, e ao desenvolvimento do mercado interno.
C)a tolerância religiosa e a distribuição dos lucros da Companhia das Índias Ocidentais entre a elite local.
D)a concessão de empréstimos e a taxação de impostos mais baixos que os cobrados por Portugal.
E)a urbanização das regiões dominadas e a igualdade de tratamento aplicada a holandeses, portugueses, judeus e negros.
Responder
Q211332 - FCC Analista Legislativo 2013
Considere a afirmação a seguir: As candidaturas mencionadas
A)venceram legalmente as eleições, mas Vargas e seu vice foram impedidos de tomar posse, fato que provocou o estopim da Revolução de 1930, marcando o fim da Primeira República e o início do Estado Novo no Brasil.
B)saíram derrotadas nas eleições, apesar de contarem com amplo apoio político, fato que, somado ao assassinato de João Pessoa, mobilizou as camadas populares da sociedade a tomarem o poder e a conduzirem a Revolução.
C)sequer chegaram a concorrer de fato, pois o presidente em exercício, Washington Luís, empossou Júlio Prestes como seu sucessor antes das eleições, gerando grande indignação por parte dos tenentes e dos estados do Norte e do Nordeste.
D)representaram uma aliança nacional entre tenentes, anarquistas, comunistas e “coronéis” de todos os estados do país, com o objetivo de combater a política do café com leite e instaurar um regime federalista e democrático.
E)foram lançadas pela Aliança Liberal, para concorrer com a candidatura de Júlio Prestes à presidência, nome que representava os interesses da oligarquia cafeeira paulista, então detentora do poder em nível federal.
Responder
Q211337 - FCC Assessor Técnico Legislativo 2013
Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução de 1817, também chamada de “Revolução Pernambucana”, da qual a Paraíba participou: I. Essa revolução, influenciada pelos ideais da Revolução Francesa, buscava a criação de uma república independente, sediada em Pernambuco. II. A maioria de seus integrantes, dentre os quais havia muitos proprietários rurais, defendia a manutenção da escravidão, que garantia o status econômico da elite agrária. III. A revolução foi reprimida meses após sua eclosão, sem conseguir mobilizar a população ou tomar o poder local, uma vez que as oligarquias locais permaneceram leais à Coroa Portuguesa. IV. Após essa Revolução, Rio Grande e Alagoas tornaram-se comarcas independentes de Pernambuco. Está correto o que se afirma APENAS em
A)I e II.
B)I e IV.
C)II e III.
D)I, II e IV.
E)II, III e IV.
Responder
Q211338 - FCC Assessor Técnico Legislativo 2013
As principais motivações para a proclamação da Confederação do Equador, que ocorreu entre julho e novembro de 1824, foram a
A)difusão da recém promulgada Doutrina Monroe, que alimentava o sentimento antieuropeu, e a popularidade de Frei Caneca junto às massas, fator responsável pela grande adesão popular e pela absolvição desse clérigo após o fim da Confederação.
B)insatisfação das províncias do Norte e do Nordeste com a forte exploração econômica exercida pelo Sudeste, e a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, ato que fragilizou a centralização política.
C)continuidade dos ideais e propósitos defendidos pela Revolução de 1817, e a ameaça de dominação política por parte do governo da Bahia, que encabeçava uma luta pela emancipação do Nordeste brasileiro, defendendo a instauração de outra monarquia.
D)reação ao autoritarismo de D. Pedro I, que outorgou uma constituição nesse mesmo ano, e a tentativa de formar uma república composta por unidades federativas, fundamentalmente: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
E)influência direta do processo de independência vivido pelo Equador, o qual inspirou o nome do movimento, e a busca por autonomia política, administrativa e econômica por parte das províncias que eram as maiores produtoras de gado e cana- de-açúcar.
Responder
Q211339 - FCC Assessor Técnico Legislativo 2013
Missionários e bandeirantes tiveram importante papel no processo de conquista do interior da Paraíba. As bandeiras eram
A)expedições que, em geral, se valiam do curso natural dos rios e tinham por objetivo aprisionar índios para vendê-los como escravos.
B)incursões oficiais da Coroa no interior do território brasileiro a fim de abrir caminhos e construir vias férreas.
C)caravanas de colonos responsáveis pela instalação nas vilas, de uma grande cruz e a bandeira portuguesa, como símbolos da colonização.
D)tropas militares bem armadas e chefiadas por um colonizador europeu, conhecedor da região, a fim de eliminar tribos hostis.
E)grupos de viajantes estrangeiros interessados em pesquisar, explorar e mapear a fauna, a flora e os nativos do continente americano.
Responder