Em sua estrutura, a NBR ISO/IEC 38500:2009 define três tarefas principais no ciclo de Governança de TI: Avaliar, Dirigir e Monitorar, bem como estabelece seis princípios que expressam o comportamento preferido para orientar uma tomada de decisão, que são: Responsabilidade, Estratégia, Aquisição, Desempenho, Conformidade e Comportamento Humano. Liderar a preparação e o uso de planos e políticas que assegurem que a organização seja beneficiada pelos desenvolvimentos de TI, bem como o encorajamento de apresentação de propostas para inovação de TI que permitam respostas ágeis da organização às oportunidades e desafios, são conveniências de direção aplicáveis no âmbito do princípio
Devido a escândalos corporativos e a crises financeiras nos últimos anos, tem havido maior conscientização dos membros da alta administração das organizações quanto à existência e às implicações de leis e regulamentos mais rigorosos. Nesse contexto, as partes interessadas demandam maior garantia de que as organizações estejam atuando conforme as leis e regulamentos.
À luz do COBIT 5 e da norma ISO/IEC 38500, o fragmento de texto precedente
O COBIT 5 apoia a adoção dos princípios e da abordagem de implementação da norma ISO/IEC 38500 e descreve que a organização (cliente) e a TI (fornecedor) deverão colaborar em um modelo de parceria, utilizando comunicações efetivas, fundamentadas em um relacionamento positivo e confiável. Em todos os casos, as estruturas, funções e responsabilidades adequadas de governança corporativa devem ser definidas pelo corpo diretivo, sendo que uma das formas de orientar e monitorar o uso de TI na organização pode ser por meio de um comitê estratégico de TI.
Considerando o texto precedente e a relação entre o COBIT 5 e a norma ISO/IEC 38500, assinale a opção correta.
A Norma ISO/IEC 38500 tem por objetivo fornecer uma estrutura e princípios para os dirigentes usam na aplicação da TI nas organizações. Essa Norma estabelece diversos princípios, que expressam o comportamento preferido para orientar a tomada de decisão. Entre eles, um estabelece que a TI é adequada ao propósito de apoiar a organização, fornecendo serviços, níveis de serviço e qualidade de serviço, necessários para atender aos requisitos atuais e futuros do negócio. Esse princípio é denominado:
Q222049 - FCC Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 2015
Quanto ao desempenho da organização, a Norma ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece que
Q222050 - FCC Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 2015
No que diz respeito ao objetivo da Norma ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009, considere: I. Estabelecer as regras e princípios de Tecnologia da Informação − TI na organização, com respeito à formação dos padrões das estruturas de dados, de arquiteturas de rede e de metadados corporativos no âmbito técnico-operacional. II. Fornecer uma estrutura de princípios para os dirigentes usarem na avaliação, gerenciamento e monitoramento do uso da tecnologia da informação em suas organizações. III. Informar e orientar os envolvidos no projeto e na implementação de gerenciamento de políticas, processos e estruturas que suportam a governança. Está correto o que consta APENAS em
Q222076 - IESES Analista de Tecnologia da Informação 2015
A NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece o princípio Conformidade como um dos princípios de boa governança corporativa de TI aplicáveis à maioria das organizações. O princípio Conformidade, segundo a NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece que:
Q222091 - ESAF Analista de Finanças e Controle 2013
A ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece 6 princípios de boa Governança Corporativade TI, entre eles encontram-se: