Disciplinas Geologia Geoquímica Questões de concursos sobre "Geoquímica" | Geologia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Geoquímica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q215503 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018
Sabe-se que o comportamento geoquímico do Rb, que permanece na fase líquida, quando da fusão parcial do manto, tem consequências na razão dos isótopos de Sr (87 Sr/86 Sr) em diferentes camadas terrestres, como no manto, na crosta continental e, mesmo, nos meteoritos e na água do mar.
Considerando esse comportamento, identifica-se que a razão 87 Sr/86 Sr aumenta, nessas camadas, na seguinte ordem:
A)manto, crosta continental, meteoritos, água do mar.
B)manto, meteoritos, crosta continental, água do mar.
C)meteoritos, crosta continental, manto, água do mar.
D)meteoritos, manto, crosta continental, água do mar.
E)meteoritos, manto, água do mar, crosta continental.
Responder
Q215551 - NC-UFPR Geólogo 2017
Com relação às análises químicas de rochas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A fluorescência de raios X permite analisar os elementos maiores e alguns elementos-traço.
( ) A fluorescência de raios X permite analisar os elementos maiores, alguns elementos-traço e todos os elementos terras raras.
( ) A fluorescência de raios X permite analisar isótopos radioativos.
( ) A espectrometria de emissão e absorção induzida por plasma analisa a maioria dos elementos maiores, menores, traço e terras raras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A)F – V – F – V.
B)V – V – V – F.
C)V – F – V – V.
D)F – V – F – F.
E)V – F – F – V.
Responder
Q215577 - IADES Perito Criminal - Geologia 2016
Acerca das rochas basálticas, é correto afirmar que os basaltos
A)são as rochas de ocorrência menos comum na crosta terrestre, principalmente os do tipo MORB.
B)do tipo MORB ocorrem em ambientes geotectônicos colisionais de arcos de ilha.
C)são rochas que apresentam indicadores geoquímicos (elementos maiores, menores e traço) limitados para determinar os respectivos possíveis locais de formação.
D)do tipo CFB e OIB são característicos de ocorrerem na crosta continental.
E)do tipo MORB são gerados a partir da fusão parcial das rochas do manto, em ambiente geotectônico divergente ou abertura, constituindo as rochas mais abundantes da crosta terrestre.
Responder
Q215579 - IADES Perito Criminal - Geologia 2016
Os ciclos biogeoquímicos são fundamentais para que ocorra a homeostase ou a autorregulação da Terra. Grande parte dos ciclos ocorre no âmbito da litosfera terrestre. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A)A ocorrência do ciclo do carbono na litosfera compreende as ocorrências de depósitos de combustíveis fósseis (carvão, óleo e gás natural), polimorfos do carbono, como grafita e diamante, e extensas camadas sedimentares compostas por carbornatos.
B)As emissões vulcânicas contêm pequenas concentrações de dióxido de enxofre (SO2 ) e ácido sulfídrico (H2 S).
C)O enxofre na litosfera ocorre somente como mineralizações presentes em ambientes vulcanogênicos e (ou) hidrotermais na crosta terrestre.
D)Os principais depósitos de fosfato sedimentar, no Brasil, foram formados em bacias mesoproterozoicas de margens passivas.
E)O tempo de residência médio do fósforo (P) em rochas sedimentares é de 106 anos.
Responder
Q215599 - UECE-CEV Geografia 2016
O ramo da geologia que estuda as deformações da crosta terrestre, compreendendo as estruturas e a morfologia desde a sua formação, e também seus mecanismos e processos de deformação, é conhecido como
A)geologia estrutural.
B)geoquímica.
C)geologia ambiental.
D)geotécnica.
Responder
Q215631 - CESGRANRIO Geofísico Júnior 2014
O estágio da maturação termal do querogênio em que há a geração de óleo é denominado
A)Metadiagênese
B)Metagênese
C)Metamorfogênese
D)Eogênese
E)Catagênese
Responder
Q215633 - CESGRANRIO Geofísico Júnior 2014
Hidrocarbonetos são gerados a partir de diferentes tipos de querogênio. O querogênio do tipo
A)I é mais propenso à formação de hidrocarbonetos gasosos.
B)I forma apenas hidrocarbonetos gasosos.
C)II gera apenas hidrocarbonetos líquidos.
D)III gera dominantemente hidrocarbonetos gasosos.
E)III forma apenas hidrocarbonetos líquidos.
Responder
Q215725 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2012
A respeito da geração de hidrocarbonetos, considere as afirmativas a seguir. I - A matéria orgânica de tipo I, pela tendência de apresentar maiores razões H/C, é mais propensa à formação de hidrocarbonetos líquidos. II - A matéria orgânica de tipo II é rica em querogênio lipídico e pode formar hidrocarbonetos líquidos e gasosos. III - A matéria orgânica de tipo III é rica em querogênio algal e forma apenas hidrocarbonetos gasosos. Está correto APENAS o que se afirma em
A)I
B)II
C)III
D)I e II
E)II e III
Responder
Q215751 - FUNIVERSA Perito Criminal - Geologia 2012
Em relação aos isótopos radioativos empregados em estudos hidrogeológicos, assinale a alternativa correta.
A)As concentrações de 3 H, referidas como unidades de Trício (UT), medidas em uma amostra são expressas como razões relativas comparadas a um padrão internacional.
B)Devido à sua meia-vida de 5.730 anos, o Trício tem sido bastante utilizado para datação de recarga de aquíferos.
C)A datação de água subterrânea com isótopos radiogênicos de carbono é considerada um método direto porque não data a molécula de água propriamente dita, mas o carbono orgânico e o inorgânico dissolvidos na água.
D)Águas subterrâneas antigas podem ser datadas com 14 C se um tempo superior à meia-vida de 12,43 anos foi decorrido desde sua infiltração no solo.
E)Como o 3 H e o 14 C, tanto o 36 Cl quanto o 129 I são produzidos na atmosfera superior por radiação cósmica e como consequência de testes de armas na atmosfera nos anos 50 e 60 do século XX. As longas meias-vidas do 36 Cl e do 129 I fazem deles isótopos capazes de datar águas antigas e de traçar salinidade.
Responder
Q215752 - FUNIVERSA Perito Criminal - Geologia 2012
Isótopos estáveis têm sido bastante utilizados em estudos ambientais que envolvem água subterrânea, sendo 18 O e 2 H exemplos desses elementos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A)As concentrações isotópicas de uma amostra de interesse são comparadas com uma concentração-padrão. O primeiro padrão a ser utilizado para 18 O e 2 H foi o Viena Standard Mean Ocean Water (VSMOW).
B)Uma concentração isotópica de δ2 H = -10‰ VSMOW significa que a amostra analisada está depletada em relação ao padrão de referência.
C)A evaporação provoca um enriquecimento de isótopos leves na água residual, enquanto o vapor d'água produzido fica enriquecido em isótopos pesados.
D)A necessidade de determinação da linha meteórica está vinculada à escala do estudo isotópico. Para pesquisas regionais e globais, não há essa necessidade, enquanto para pesquisas em pequenas áreas ela é indispensável.
E)Uma concentração isotópica de δ2 H = –10‰ VSMOW significa que a amostra analisada está enriquecida em relação ao padrão de referência.
Responder