Os mapas de suscetibilidade de deslizamentos de encosta mostram maior ou menor detalhamento, conforme a escala de representação cartográfica sobre a qual são lançadas as informações temáticas de litologias, solos, geomorfologia, etc. No caso de áreas de encostas urbanas, a topografia de maior escala advém de:
Os processos de voçorocamentos são exemplos típicos de erosão linear acelerada na superfície terrestre e causam sérios problemas de emissão de partículas finas nos canais fluviais. Esses processos são causados por:
A erosão hídrica deflagrada pela ação das chuvas pode ser classificada em laminar e linear. A erosão linear é decorrente da ação do escoamento hídrico superficial concentrado e é classificada em sulcos, voçorocas e ravinas. Assinale a assertiva que possui maior relação com ravinas.
Suponha que a suscetibilidade à erosão de um terreno foi analisada com base no cruzamento dos mapas de solos, geomorfologia e uso da terra. As seguintes classes foram encontradas nesse terreno: a) Solos: Cambissolos e Latossolos; b) Geomorfologia: Chapadas e Colinas; e c) Uso da Terra: Soja sob Sistema de Plantio Direto (SPD) e Soja sob Sistema de Plantio Convencional (SPC).
Cada classe de solos, geomorfologia e uso da terra foi classificada como tendo fator condicionante à erosão alto ou baixo. Foi definida ainda que uma determinada região do terreno teria suscetibilidade à erosão muito forte caso houvesse presença de fatores condicionantes considerados alto nos três mapas. Assinale a opção que apresenta essa condição.
Nos estudos geomorfológicos voltados para o controle de erosão dos solos, a densidade de drenagem (DD) – relação entre comprimento total da drenagem e área total da bacia – é um parâmetro importante que deve ser considerado, uma vez que fornece indícios sobre a intensidade com que uma área está sendo dissecada. Considere duas bacias hidrográficas hipotéticas A e B com as seguintes características:
Bacia A: comprimento total da drenagem = 150 metros; área = 1,5 km2 ;
Bacia B: comprimento total da drenagem = 1.500 metros; área = 15 km2 .
Intemperismo refere-se ao conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que convertem rochas ígneas, sedimentares e metamórficas em materiais friáveis e solos. Os intemperismos químicos que ocorrem no Brasil estão principalmente relacionados a
Q215950 - CESGRANRIO Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geologia 2014
Sob a ação de águas ricas em dióxido de carbono, rochas carbonáticas sofrem dissolução, gerando uma paisagem acidentada, rica em rios subterrâneos, dolinas e cavernas, denominada
Q215951 - CESGRANRIO Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geologia 2014
O gelo é um dos mais eficientes agentes de erosão, esculpindo formas características.
Na Figura acima, as formas erosivas indicadas por R e S correspondem, respectivamente, a
Q215966 - CESGRANRIO Técnico de Exploração de Petróleo I - Geologia 2011
No par estereoscópico montado acima, a estrutura identificada pela linha L-M refere-se a uma
Q215999 - CESGRANRIO Técnico de Exploração de Petróleo Júnior 2012
Na interpretação fotogeológica, o padrão de drenagem é um elemento importante, pois está associado aos tipos de solo, rocha e estrutura geológica na área que está sendo estudada.
As figuras P, Q, R e S correspondem, respectivamente, aos padrões