Em mecânica dos solos, o estudo das pressões e de outros fenômenos associados à presença de água no solo tem grande importância na previsão do comportamento do solo que será submetido a uma obra de engenharia. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Em uma obra de engenharia, o comportamento de um solo já foi avaliado com base em diversos parâmetros e propriedades. Acerca dos limites de consistência de Atterberg, assinale a alternativa correta.
Nas últimas décadas, a ocupação desordenada de áreas urbanas tem ocasionado vários cenários de risco, tanto em relação a escorregamentos quanto a inundações. Em uma caracterização de risco de escorregamento, os principais componentes geológico-geotécnicos analisados são:
Atualmente, o Distrito Federal (DF) tem observado uma intensa atividade no ramo de construção civil. Isso provocou uma crescente demanda por agregados que, associada a questões ambientais, ocasionou a necessidade de obtenção de tais materiais em outros estados. Assinale a alternativa que apresenta os agregados utilizados na construção civil local que têm extração predominante no DF.
A sondagem à percussão do tipo SPT (Standard Penetration Test) objetiva medir a resistência do solo, além de também ser aproveitada para caracterizar o perfil estratigráfico e a determinação do nível d’água.
Considere a seguinte relação:
- número de golpes no primeiro intervalo de 15 cm = A; - número de golpes no segundo intervalo de 15 cm = B; - número de golpes no terceiro intervalo de 15 cm = C.
Com base nessa relação, assinale a alternativa correta quanto à execução do cálculo do resultado final do SPT para cada metro analisado.
Para fins de construção de diversas obras de engenharia, uma etapa de levantamento de dados inicial bastante utilizada é a classificação de maciços rochosos. Vários parâmetros são utilizados para avaliar a qualidade do maciço sob o aspecto da geologia de engenharia. Assinale a alternativa que apresenta os principais parâmetros utilizados nessa etapa.
Com base na tabela, assinale a alternativa que apresenta o índice de qualidade da rocha (IQR) para os três furos de sondagem, executados em um maciço rochoso no Distrito Federal.
Modelos matemáticos empíricos, como a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), são utilizados para estimar as perdas médias de solo de um determinado local. A EUPS é definida pela seguinte fórmula:
EUPS = R × K × LS × C × P,
em que: R = erosividade da chuva; K = erodibilidade do solo; LS = declividade e comprimento de rampa do terreno; C = cobertura e manejo do solo; e P = práticas conservacionistas do solo.