Questões de concursos sobre "Vegetação" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Vegetação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212485 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Leia atentamente o texto a seguir: “Pela vasta planura que se estende a perder de vista, se erriçam os troncos ermos e nus com os esgalhos rijos e encarquilhados, que figuram o vasto ossuário da antiga floresta. O capim, que outrora cobria a superfície da torra do verde alcatifa, roído até à raiz pelo dente faminto do animal e triturado pela pata do gado, ficou reduzido a uma cinza espessa que o menor bafejo do vento levanta em nuvens pardacentas. O sol ardentíssimo côa através do mormaço da terra abrasada uns raios baços que vestem de mortalha lívida e poenta os esqueletos das árvores, enfileirados uns após outros como uma lúgubre procissão de mortos. Apenas ao longe se destaca a folhagem de uma oiticica, de um juazeiro ou de outra árvore vivaz do sertão, que elevando a sua copa virente por sobre aquela devastação profunda, parece o derradeiro arranco da seiva da terra exausta a remontar ao céu”.

Alencar, José de. O Sertanejo. 4ed. Ática. p.13.


Considerando a ecologia das caatingas os seus demais aspectos, analise as afirmações.


I. No Brasil, a caatinga é o principal bioma da região Nordeste, ocupando uma área correspondente a 11% do território nacional. Atualmente, em virtude do aquecimento global e dos processos relacionados a desertificação no Brasil e em vários países da África setentrional, este bioma ocupa uma área global menor que 2,71 milhões de km2.

II. O texto da questão faz referência à vegetação xerófila da caatinga, que por ser altamente adaptada, assume um aspecto seco, retorcido e sem folhas durante a estação do verão, onde há escassez das chuvas, regenerando-se com as chuvas durante a estação do inverno.

III. Dados do Ministério do Meio Ambiente, apontam que este bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos, para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, além do sobrepastoreio e da conversão de pastagens para agricultura.

IV. O juazeiro e a oiticica são espécies arbóreas nativas da caatinga, que ocorrem mesmo nas áreas onde existem limitações hídricas e de solos, permanecendo com suas folhagens nos períodos de estio.


Está correto o que se afirma somente em

Ver Comentários

Q212487 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Em virtude do tamanho de sua área espacial e posição geográfica que ocupa, o Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Além da caatinga, na região Nordeste são encontradas importantes manchas de outros ecossistemas como
Ver Comentários

Q212488 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

O termo caatinga tem origem Tupi-Guarani, que significa “mata branca”, uma referência ao aspecto fisionômico da vegetação. No Brasil esse bioma ocupa uma área de aproximadamente 844.000km2. Sobre a distribuição, impactos ambientais e principais características da caatinga, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q212490 - Colégio Pedro II Professor - Geografia 2018

Observe as figuras a seguir, relativas ao Rio Macaé, RJ.




FREITAS, L. E. et al. Atlas ambiental da bacia hidrográfica do rio Macaé. Rio de Janeiro: Nova Tríade Brasil, 2015, p. 18-19. (Modificado.)
A associação entre as informações apresentadas nas duas figuras nos permite afirmar que
Ver Comentários

Q212514 - MetroCapital Soluções Professor de Ensino Fundamental 2018

No que se refere à vegetação brasileira, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: 
I – O Pantanal é um bioma que ocupa a Região Centro-Oeste do Brasil, estendendo-se pelo Paraguai e Bolívia.
II – As paisagens possuem um caráter de herança de processos de atuação antiga, modificados e remodelados por processos de atuação recente.
III – O território brasileiro, devido à sua dimensão territorial, possui um mosaico das principais paisagens das regiões tropicais.
IV – Entre os biomas que compõem a paisagem brasileira, podemos mencionar a Amazônia, a Mata de Araucárias, a Mata Atlântica, o Pampa, o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia.
Ver Comentários

Q212515 - MetroCapital Soluções Professor de Ensino Fundamental 2018

No que se refere à vegetação, assinale a alternativa que apresenta as características da Mata das Araucárias:
Ver Comentários

Q212520 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil e registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. 
“Não é só de palha de milho que vivem as petecas pelo Brasil. Em Abadia – Vale do Jequitinhonha – MG, as meninas usam a casca da bananeira para confeccioná-las.”
Disponível em: http://territoriodobrincar.com.br. Acesso em: 30 jul. 2018 (adaptado).


Grande parte da vegetação ainda existente em Minas Gerais se concentra nas bacias dos rios Pardo, São Francisco e Jequitinhonha. Essas áreas apresentam fragmentos de três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de biomas continentais. Sobre eles é correto afirmar que
Ver Comentários

Q212684 - CESGRANRIO Geólogo Júnior 2012

Dentre os paleoambientes abaixo relacionados, em qual deles está presente uma sucessão de arenitos e folhelhos, estes contendo acritarcos (25%), quitinozoários (10%), esporos (20%) e detritos vegetais (45%)?
Ver Comentários

Q213366 - CESPE Professor - Geografia 2017

O estado do Maranhão apresenta notável singularidade no contexto brasileiro em razão dos importantes domínios de natureza que nele se encontram. Esses domínios incluem
Ver Comentários

Q213416 - CESPE Professor - Geografia 2017

Figura 7A1BBB


                       predominância da vegetação natural do Maranhão


                          


No mapa apresentado na figura 7A1BBB, a região representada pelo número
Ver Comentários