Questões de concursos sobre "Urbanização" | Geografia - página 12

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Urbanização que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q215225 - Serctam Profissional de Nível Médio 2016

No que se refere à coleta e ao registro de informações do Cadastro Territorial Multifinalitário marque a única opção errada:
Ver Comentários

Q215240 - CESGRANRIO Agente de Pesquisas e Mapeamento 2016


Disponível em: <http://i216.photobucket.com/albums/cc225/faelsim/RMNordeste.jpg>. Acesso em: 30 maio 2016.

Na Figura, as áreas urbanas destacadas nos estados do Nordeste correspondem, exclusivamente, a

Ver Comentários

Q215284 - CESGRANRIO Agente de Pesquisas e Mapeamento 2014



De acordo com os dados registrados no mapa acima, à época, o estado da federação com o menor grau de urbanização era o
Ver Comentários

Q215285 - CESGRANRIO Agente de Pesquisas e Mapeamento 2014

As capitais estaduais brasileiras podem ser analisadas de acordo com o seu crescimento populacional, desde o primeiro censo brasileiro em 1872 até o censo de 2000. Entre as capitais mais antigas, opõem-se aquelas que tinham certo avanço à época do primeiro recenseamento e que, gradualmente, o perderam, como Salvador, e aquelas que conheceram um crescimento mais rápido. Finalmente, outras capitais conheceram um crescimento regular, ou seja, as capitais regionais que crescem com a região sobre a qual exercem atração, como Manaus. 
THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 174. Adaptado.

Com base no texto, qual a capital regional que conheceu, nesse período, um crescimento regular?
Ver Comentários

Q215288 - CESGRANRIO Agente de Pesquisas e Mapeamento 2014

A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais. 
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional, respectivamente, as cidades de
Ver Comentários

Q215354 - FUNCAB Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2010

Um dos objetivos do ensino de Ciências, apresentado no Caderno 1, do 3º ano do Ensino Fundamental é “Caracterizar diferentes seres vivos conforme seus aspectos externos, sua alimentação e características dos ciclos de vida, considerando possíveis usos pelo ser humano.” Para atingir tal objetivo, o mesmo Caderno propõe algumas atividades. 
Entre as atividades citadas abaixo, uma está encaminhando o aluno para alcançar o objetivo proposto. Depois da análise feita, assinale a alternativa que contém tal atividade.
Ver Comentários

Q215360 - FUNCAB Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2010

“Ao mesmo tempo que os salários dos trabalhadores industriais tendema baixar, verifica- se, ainda que com menor ímpeto, uma imigração de gente pobre proveniente de áreas rurais modernas, de áreas rurais tradicionais e de outras áreas urbanas. As grandes cidades são propícias a receber e acolher gente pobre e lhes oferecer alguma espécie de ocupação (não propriamente empregos). Mas as grandes cidades também criam gente pobre: a extrema variedade de capitais nelas presentes, tanto fixos como variáveis, assegura a possibilidade de uma extrema variedade do trabalho.”(SANTOS, Milton & SILVEIRA, María Laura. Brasil: território e Sociedade no início do século XXI. Ed Record,RJ e SP, 2001, p. 286).

Segundo Milton Santos, podemos distinguir, nas grandes cidades, o seguinte modo de vida:
Ver Comentários

Q215367 - TJ-SC Técnico Judiciário 2010

“Região que apresenta a segunda maior taxa de urbanização do país. Caracterizada pela sua paisagem natural por extensos chapadões. A sua economia está sustentada pela agricultura moderna, mecanizada, o agro-negócio.”

O texto acima se refere à seguinte região do Brasil:
Ver Comentários

Q215453 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2018

De acordo com a regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, que dividiu o território brasileiro em quatro regiões, a região concentrada possui como principal característica:
Ver Comentários