Ao longo do século XX, a urbanização mundial alcançou grande complexidade. Neste início de século XXI, a integração econômica e cultural, a velocidade das telecomunicações e a enorme importância da informação tornaram as grandes cidades em centros multifuncionais. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser classificada como
"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da população mundial já vive nas cidades, o que aumenta os desafios sociais e ambientais a enfrentar, como a pobreza, a fome e o aquecimento global." Sobre o fenômeno da urbanização do espaço brasileiro e mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
A verticalização, entendida como o processo de construção de edifícios e segundo a geógrafa Adélia Souza, é uma particularidade da urbanização brasileira, pois em nenhum lugar do mundo este fenômeno se apresenta com o mesmo ritmo e com a destinação prioritária para a habitação. A verticalização aparece como um fenômeno da urbanização brasileira impulsionada na segunda década do século XX, nas áreas centrais ou fachadas litorâneas, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife entre outras. A ocorrência da verticalização é o resultado basicamente do(a)