Questões de concursos sobre "Urbanização brasileira" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Urbanização brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212447 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:


( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.

( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.

( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Ver Comentários

Q212450 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

As desigualdades socioespaciais e a exploração humana, que marcam o Brasil em todas as escalas, é um dado das estruturas fundamentais do país e desempenha um papel importante no território e na sociedade. Sobre as questões da desigualdade no Brasil do campo e da cidade, é verdadeiro afirmar que
Ver Comentários

Q212498 - Gestão Concurso Geografia 2018

Leia, com atenção, o texto a seguir.


A configuração atual do território brasileiro é resultado de um intrínseco processo de formação territorial, social e político.

Várias etapas e processos se sucedem: colônia, subjugada, explorada. Fornecedora de madeira, ouro, entre outros produtos. Cada período da história deixou marcas no território, na organização do espaço e na formação da população.[...]

De pequeno, a princípio, o país hoje conta com um território de dimensões continentais, tanto em latitude como em longitude. Abriga um extraordinário mosaico de ecossitemas, produzido por uma ampla diversidade climática e topográfica.

(FIGUEIREDO, 2015, p.1).


Sobre a formação do território brasileiro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.


( ) Atributo fundamental de caracterização da sociedade e do Estado Brasileiro, a localização nas Américas representou, ao longo de sua história, um dos fundamentos e símbolos de sua identidade nacional.

( ) Os diferentes momentos históricos de várias atividades exportadoras explica, assim, não somente as formas diferenciadas de ocupação como, simultaneamente, está na base da construção de sua diferença.

( ) As alterações verificadas na dimensão espacial do desenvolvimento brasileiro não deixam dúvidas quanto à crescente heterogeneidade ocorrida no interior das regiões brasileiras, espaços descontínuos de alta produção convivendo com áreas tradicionais de forte estagnação econômica.

( ) No litoral, a presença de numerosas cidades e portos, que serviam de conexão com o exterior, geravam, contudo, frágeis articulações no plano interno, contrastando o espaço costeiro, mais denso, de caráter mercantil agroexportador, com o espaço interiorano, de ocupação rarefeita e acentuadamente dispersa.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Ver Comentários

Q212541 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou um trecho do poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e fez uma adaptação do original para tratar a questão da violência tanto no campo quanto na cidade.


Morte e vida severina


Que é a morte que se morre

De velhice antes dos trinta

De emboscada antes dos vinte

De fome um pouco por dia

(de fraqueza e de doença

é que a morte Severina

ataca qualquer idade

e até gente não nascida).


Morte e vida do Severino


Que é a morte que se morre

Por todo tipo de violência antes dos trinta

De bala perdida antes dos vinte

De medo um pouco por dia

(de assalto e de dengue

é que essa morte

ataca qualquer idade

e até gente recém‐nascida).


À luz dos textos, são fatores que contribuem para as situações de violência destacadas no campo e na cidade, respectivamente, a

Ver Comentários

Q212589 - CONSULPLAN Professor - Geografia 2018

Do ponto de vista do planejamento urbano, as cidades podem ser divididas, quanto à sua origem, em espontâneas ou planejadas. As cidades espontâneas são aquelas que nascem sem nenhum planejamento prévio, ou seja, as pessoas é que foram se instalando em lugares de passagens de tropeiros, igrejas, portos, entre outros, formando, então, as cidades, com suas casas, comércios e serviços. As cidades planejadas surgem de um plano previamente elaborado. Urbanistas planejam as partes da cidade que, depois de construídas, passam a exercer funções predeterminadas, como administrativa, militar, industrial e residencial, entre outras. Constitui uma cidade com origem espontânea:
Ver Comentários

Q212762 - CESPE Professor Pleno I 2013

O fenômeno urbano tem sido estudado e interpretado, de diversas formas, o que faz surgir várias concepções estruturadas em diferentes escalas e temporalidades. Independentemente de a urbanização ter se iniciado há aproximadamente 5500 anos, os seres humanos vivenciam, nos dias atuais, grandes desafios decorrentes da concentração de população no espaço urbano em relação aos habitantes do espaço rural.


Com base nesse assunto, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q212763 - CESPE Professor Pleno I 2013

O problema da expansão urbana nas periferias das áreas metropolitanas, no Brasil e no restante da América Latina, tem criado desafios para os cientistas sociais, governantes e para as populações pobres que, em escala crescente, passam a habitar essas periferias. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q213355 - FUNCAB Enfermeiro 2010

Pela primeira vez na história da humanidade, a porção de população que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais.


Projeções da ONU apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7% em 2030 e 69,6% em 2050.


Essa transformação não vai ocorrer com a mesma intensidade no espaço mundial. As regiões onde o processo de urbanização deve ocorrer de forma mais expressiva são:

Ver Comentários

Q213395 - CESPE Professor - Geografia 2017

A respeito do processo de urbanização do espaço brasileiro, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q213617 - FDRH Escrivão de Polícia Civil 2013

As cidades são pontos de interseção e superposição entre as horizontal idades e as verticalidades. Elas oferecem os meios para o consumo final das famílias e das administrações e para o consumo intermediário das empresas.

Considere as afirmações abaixo sobre as funções das cidades.

I - As cidades guardam entre si uma hierarquia que é definida a partir do seu equipamento de distribuição de bens e serviços.

II - As cidades são fornecedoras de mão de obra para as áreas rurais, a qual determina os preços dos produtos em função das cotações dos mercados entre países.

III - As cidades constituem, cada vez mais, uma ponte entre o global e o local devido às necessidades de intermediação e á demanda também crescente de relações.

IV - Uma das tarefas da cidade no campo modernizado é a oferta de informação imediata e próxima para a atividade agrícola pela presença de instituições de ensino e pesquisa.

Quais estão corretas?

Ver Comentários