Questões de concursos sobre "Questão Fundiária" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Questão Fundiária que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212561 - IDECAN Professor - Geografia 2015

O trecho da reportagem retrata um conflito comum no espaço agrário brasileiro.


A comunidade Guarani Kaiowá mais ameaçada do momento, o tekoha Apyka'i, no município de Dourados (MS), poderá enfrentar mais uma reintegração de posse.

Uma nova manobra judicial garantiu que uma decisão ‒ já cumprida ‒ da Justiça Federal de 2009, em favor (...) proprietário da Fazenda Serrana, fosse, mais uma vez, utilizada contra os indígenas.

Agora, os Kaiowá têm 30 dias para sair do local, onde estão acampados desde setembro de 2012. O prazo para o despejo passa a contar a partir desta segunda-feira, 27. A liderança da comunidade, Damiana, reafirma que os indígenas não sairão da terra.

(Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/27250. Publicada em: 28/01/2014. Acesso em: 28/09/2014.)


Considerando as características da região mencionada no texto, assinale a alternativa que melhor apresenta uma causa e uma consequência do problema retratado.

Ver Comentários

Q213610 - FUNCAB Nível Superior 2014

O Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Regularização Fundiária na Amazônia Legal autuará processo sempre que a denúncia contiver os elementos:
Ver Comentários

Q214012 - FCC Professor - Geografia 2016

Novos estudos sobre o campo brasileiro estão sendo reunidos em um Atlas da Terra que, de modo geral, não apresentará grandes novidades, pois 
Ver Comentários

Q214100 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Professor - Geografia 2016



Os dados acima informam uma realidade negativa, ainda, persistente no espaço rural brasileiro, apesar dos esforços do poder público na consecução da reforma agrária. Trata-se do(da):
Ver Comentários

Q214495 - FCC Professor - Geografia 2012

Leia os textos a seguir. 
I. De acordo com as pesquisas mais detalhadas sobre o tema, o sistema defendido pelo MST e geralmente adotado pelo governo − desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos − tem pouca chance de sucesso, já que caminha na contramão da História. Sem competitividade no mercado nem estrutura para engrenar a produção, os pequenos produtores que ganham terras acabam fracassando − e retornando à fila da exclusão no país.

(http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_2.html)
II. Com essa tremenda força política, tenta-se impedir que a realidade do campo brasileiro apareça como de fato é: com uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo e em intensificação; com o aumento de famílias acampadas nas beiras das estradas e dentro dos latifúndios, com o empobrecimento dos camponeses; com o aumento da expropriação e exclusão. O que a mídia nacional procura mostrar é o aumento do conflito, mas não apresenta suas causas.

(http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/bernardoengamesaredonda.pdf)

Está correto afirmar que o texto I
Ver Comentários

Q214709 - FCC Professor - História 2012

Analise a tabela abaixo. 


O desequilíbrio na distribuição de terras demonstrado na tabela pode ser apontado como um dos responsáveis pela
Ver Comentários

Q214785 - FGV Professor - Geografia 2014

“A Comissão Pastoral da Terra documenta, desde a década de 1980, as ocorrências de conflitos e violências no campo brasileiro, cujos dados são publicados desde 1984 no “Caderno conflitos no campo”. Paralelamente aos dados, a pastoral ligada à igreja católica também publica manifestos e relatos de diversos casos de violência contra a pessoa, posse e propriedade de camponeses e trabalhadores rurais. Os relatos e fotos que retratam a barbárie no campo brasileiro mostram uma população pobre, submetida a toda sorte de privação e exploração (...)” 



(Girardi, Eduardo Paulon. A violência no campo. In Atlas da Questão Agrária Brasileira. Disponível em http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/violencia.htm)

De acordo com o mapa, os casos registrados de violência no campo se concentram
Ver Comentários

Q214789 - FGV Professor - Geografia 2014

“Principalmente a partir da II Guerra Mundial (1939-1945), o Brasil modernizou o processo produtivo da agricultura, com a incorporação de máquinas e implementos agrícolas, e também passou a usar adubos sintéticos e agrotóxicos em suas lavouras. Isso tornou o setor agrícola mais dependente dos setores urbano e industrial, que fornecem as máquinas e os produtos químicos que os produtores rurais utilizam.” 
(Marafon, Glaucio José. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.)

Assinale a opção que indica uma das consequências do processo descrito no fragmento acima.
Ver Comentários

Q214920 - FUNCEFET Professor - Geografia 2011


A partir dessa imagem, pode-se afirmar que:
Ver Comentários

Q215043 - CESGRANRIO Analista de Pesquisa Energética - Meio Ambiente - Socioeconomia 2010


A análise do mapa sobre assassinatos ligados a conflitos rurais conduz ao reconhecimento da maior densidade territorial desses crimes na área conhecida como

Ver Comentários