Questões de concursos sobre "População" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre População que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212489 - Colégio Pedro II Professor - Geografia 2018

Observe as pirâmides etárias a seguir:



Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 1 ago. 2018.

Por meio do estudo das pirâmides etárias, é possível ter acesso a informações sobre a estrutura etária de um determinado recorte espacial. Entretanto, neste tipo de gráfico, não é possível observar alguns processos importantes na estrutura populacional.
São informações observáveis e não observáveis nas pirâmides etárias acima, respectivamente,
Ver Comentários

Q212491 - Colégio Pedro II Professor - Geografia 2018

Observe o mapa a seguir.




HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, v. 1 (adaptado).


Assinale a alternativa que apresenta uma consideração correta acerca das fronteiras representadas no mapa.

Ver Comentários

Q212493 - Colégio Pedro II Professor - Geografia 2018


Revista Retratos, Rio de Janeiro: IBGE, n. 11, 2018.

Atualmente, o agente de pesquisa do IBGE oferece as opções e o entrevistado escolhe como se classifica com base na pergunta: “A sua cor ou raça é branca, preta, amarela, parda ou indígena?”.
A importância do levantamento de dados sobre a questão racial pelos órgãos oficiais está relacionada ao(à)
Ver Comentários

Q212501 - Gestão Concurso Geografia 2018

Leia, com atenção, o texto a seguir.


Nos últimos 50 anos, a população brasileira subiu de 60 para 200 milhões de habitantes, a taxa de urbanização passou de 45% para cerca de 85% e o número de municípios quase triplicou, passando para 5.565. Ao mesmo tempo, do ponto de vista econômico, testemunhou-se um processo de diversificação e desconcentração produtiva no País, com a expansão de novas frentes de ocupação, em especial para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Contudo, essas novas tendências demográficas e econômicas, se por um lado permitiram a inclusão social de muitos brasileiros, por outro vieram acompanhadas de significativos impactos sobre os ecossistemas e pelo aumento da situação de vulnerabilidade de determinadas parcelas da população, colocando em risco a própria sustentabilidade do desenvolvimento nacional.

Nesse contexto, mostra-se essencial uma visão estratégica do território que permita conciliar metas de crescimento econômico e de combate às desigualdades sociais com a conservação dos recursos naturais. No Brasil, essa visão estratégica tem como elemento central a preocupação com a valorização do território enquanto objeto de integração dos diversos planos, programas, políticas e projetos, superando a visão setorial e tornando mais fácil a compreensão dos problemas e a priorização das ações a serem implementadas.

(BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, 2016, p. 1).


Avalie o que se afirma sobre as proposições apresentadas para as questões territoriais.


I. O ordenamento territorial é a tentativa de colocar as atividades humanas numa ordem, de acordo com aptidões do meio e direcionamentos dados por diretrizes e planos institucionais e políticos.

II. Na formulação de soluções da gestão territorial integrada, a implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico tem sido percebida como o principal instrumento de planejamento e ordenamento territorial.

III. A Zona Costeira e às Áreas Suscetíveis à Desertificação, onde vivem mais de 30 milhões de brasileiros, constituem áreas prioritárias de atuação do Ministério do Meio Ambiente e para as quais são tomadas medidas de proteção, visando garantir a integridade desses territórios.

IV. Quando da formulação de soluções aos problemas nacionais, é preciso considerar como grande potencial brasileiro sua diversidade regional, com potencialidades latentes a serem apoiadas como um todo; nesse contexto, o Estado é fundamental para dinamizar o território.


Está correto apenas o que se afirma em

Ver Comentários

Q212521 - FCC Consultor Legislativo 2018

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal apresenta, sob o aspecto demográfico,
Ver Comentários

Q212522 - FCC Consultor Legislativo 2018

A partir da análise dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 do IBGE promovida por Nunes, Silva e Queiroz no artigo Migração Inter-regional no Brasil,: o que há de novo?, é correto afirmar que a dinâmica migratória inter-regional no Brasil apresentou
Ver Comentários

Q212530 - SEDUC - CE Professor - Geografia 2016

A respeito da dinâmica populacional brasileira, podemos concluir, a partir do gráfico abaixo, que



Ver Comentários

Q212532 - SEDUC - CE Professor - Geografia 2016

Leia o texto abaixo.


A teoria criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista e demógrafo inglês, e que ganhou o nome de “Malthusianismo”, foi a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em progressão geométrica e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética. Já a teoria neomalthusiana relacionava a escassez dos recursos naturais da Terra e a distribuição de renda ao crescimento demográfico, sugerindo uma rigorosa política de controle de natalidade aos países subdesenvolvidos.

FARIAS, Caroline. "Teoria populacional Malthusiana". InfoEscola. Adaptado.

Disponível em http://www.infoescola.com/geografia/teoria-populacional-malthusiana/. Acesso em 06 de abril de 2016.


De acordo com os estudos das teorias malthusianas, assinale o item correto.

Ver Comentários

Q212547 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Planejando uma aula sobre o conteúdo programático de População Brasileira, um professor de Geografia apresentou aos docentes, na reunião de planejamento semanal, as seguintes pirâmides etárias.



Na elaboração do plano de aula para as turmas da 1ª série do Ensino Médio, sobre as transformações na estrutura etária do Brasil nas próximas décadas, foram destacados como conteúdo programático

Ver Comentários

Q212560 - IDECAN Professor - Geografia 2015

É característica do chinês moderno ter uma família sem sentimentos ou sentimentos sem família. As condições de vida obrigam os jovens a fazer do emprego e da habitação os principais pré-requisitos para o casamento. Seus pais, que viveram a turbulência das mudanças políticas, fizeram da segurança e da estabilidade os alicerces sobre os quais uma família deve ser construída. Para ambas as gerações, as providências práticas sempre vieram em primeiro lugar, e qualquer sentimento familiar que pudesse existir desenvolveu-se posteriormente.

XINRAN. As boas mulheres da China: vozes ocultas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 138.


Considerando as duas últimas gerações na China, assinale a alternativa em que há elementos que podem ser identificados como mudanças que afetam a vida de seus habitantes.

Ver Comentários