Questões de concursos sobre "População brasileira" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre População brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212493 - Colégio Pedro II Professor - Geografia 2018


Revista Retratos, Rio de Janeiro: IBGE, n. 11, 2018.

Atualmente, o agente de pesquisa do IBGE oferece as opções e o entrevistado escolhe como se classifica com base na pergunta: “A sua cor ou raça é branca, preta, amarela, parda ou indígena?”.
A importância do levantamento de dados sobre a questão racial pelos órgãos oficiais está relacionada ao(à)
Ver Comentários

Q212501 - Gestão Concurso Geografia 2018

Leia, com atenção, o texto a seguir.


Nos últimos 50 anos, a população brasileira subiu de 60 para 200 milhões de habitantes, a taxa de urbanização passou de 45% para cerca de 85% e o número de municípios quase triplicou, passando para 5.565. Ao mesmo tempo, do ponto de vista econômico, testemunhou-se um processo de diversificação e desconcentração produtiva no País, com a expansão de novas frentes de ocupação, em especial para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Contudo, essas novas tendências demográficas e econômicas, se por um lado permitiram a inclusão social de muitos brasileiros, por outro vieram acompanhadas de significativos impactos sobre os ecossistemas e pelo aumento da situação de vulnerabilidade de determinadas parcelas da população, colocando em risco a própria sustentabilidade do desenvolvimento nacional.

Nesse contexto, mostra-se essencial uma visão estratégica do território que permita conciliar metas de crescimento econômico e de combate às desigualdades sociais com a conservação dos recursos naturais. No Brasil, essa visão estratégica tem como elemento central a preocupação com a valorização do território enquanto objeto de integração dos diversos planos, programas, políticas e projetos, superando a visão setorial e tornando mais fácil a compreensão dos problemas e a priorização das ações a serem implementadas.

(BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, 2016, p. 1).


Avalie o que se afirma sobre as proposições apresentadas para as questões territoriais.


I. O ordenamento territorial é a tentativa de colocar as atividades humanas numa ordem, de acordo com aptidões do meio e direcionamentos dados por diretrizes e planos institucionais e políticos.

II. Na formulação de soluções da gestão territorial integrada, a implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico tem sido percebida como o principal instrumento de planejamento e ordenamento territorial.

III. A Zona Costeira e às Áreas Suscetíveis à Desertificação, onde vivem mais de 30 milhões de brasileiros, constituem áreas prioritárias de atuação do Ministério do Meio Ambiente e para as quais são tomadas medidas de proteção, visando garantir a integridade desses territórios.

IV. Quando da formulação de soluções aos problemas nacionais, é preciso considerar como grande potencial brasileiro sua diversidade regional, com potencialidades latentes a serem apoiadas como um todo; nesse contexto, o Estado é fundamental para dinamizar o território.


Está correto apenas o que se afirma em

Ver Comentários

Q212530 - SEDUC - CE Professor - Geografia 2016

A respeito da dinâmica populacional brasileira, podemos concluir, a partir do gráfico abaixo, que



Ver Comentários

Q212547 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Planejando uma aula sobre o conteúdo programático de População Brasileira, um professor de Geografia apresentou aos docentes, na reunião de planejamento semanal, as seguintes pirâmides etárias.



Na elaboração do plano de aula para as turmas da 1ª série do Ensino Médio, sobre as transformações na estrutura etária do Brasil nas próximas décadas, foram destacados como conteúdo programático

Ver Comentários

Q213359 - CESPE Professor - Geografia 2017

Com relação à dinâmica e à distribuição populacional no Maranhão, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q213360 - CESPE Professor - Geografia 2017


O gráfico precedente apresenta dados acerca da evolução populacional do Maranhão até 2010. De acordo com o IBGE, essa tendência de crescimento tem-se mantido. Considerando esse gráfico e as informações relativas a ele, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q213643 - CONSULPLAN Geógrafo 2014

“Os deslocamentos de população no Brasil tiveram um período intenso, que foi marcado pelos anos 1960‐1980, quando grandes volumes de migrantes se deslocaram do campo para a cidade, delineando um processo de intensificação da urbanização e caracterizando áreas de expulsão ou emigração: Região Nordeste e os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e áreas de atração ou forte imigração populacional – núcleo industrial, formadas pelos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.”

(OLIVEIRA, L. A. Pinto de; OLIVEIRA, A. T. Ribeiro. Reflexões sobre o deslocamento populacional no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. p. 29‐30.)

Com base no trecho anterior, são características dos deslocamentos inter‐regionais, EXCETO:

Ver Comentários

Q213704 - IFB Professor - Geografia 2017

Há cerca de 50 anos, apenas 15% dos postos de trabalho no Brasil eram ocupados por mulheres. Atualmente, elas representam mais de 43% da População Economicamente Ativa (PEA). Esse dado mostra que o contingente de mulheres responsáveis pela renda familiar aumentou significativamente nas últimas décadas. A redução do tempo de convivência familiar em razão da permanência no trabalho, além dos altos custos com alimentação, saúde, lazer e educação; e os programas de planejamento familiar desenvolvidos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, fizeram com que ocorresse na dinâmica demográfica brasileira:
Ver Comentários

Q213810 - FUNRIO Professor 2016

Saneamento básico pode ser definido como o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, visando proporcionar uma situação higiênica para os habitantes.  Entre os procedimentos básicos, pode-se afirmar que é INCORRETA a seguinte alternativa: 
Ver Comentários

Q213876 - IDECAN Enfermeiro 2014

Leia o texto e o gráfico para responder a questão a seguir.

Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes. 



As regiões que estão nas duas pontas – com mais e menos cidades que encolheram – são, respectivamente,
Ver Comentários