A questão metropolitana é complexa e multifacetada. Considerando a realidade das transformações na estrutura socioespacial da Região Metropolitana de Belo Horizonte, é INCORRETO afrmar que ocorreu:
O Brasil faz fronteira com dez países da América do Sul, entre os doze existentes. A paisagem das fronteiras políticas, descortinada por um mapa como esse, não é um cenário observável na natureza. O espaço natural – formado por cordilheiras montanhosas, planaltos e planícies, depressões e vales fluviais – não abrangem as linhas demarcatórias denominadas fronteiras. Neste caso, podemos admitir que a noção de fronteira esteja associada a:
Essa iniciativa foi executada durante os anos 80, com recursos do Governo brasileiro e do Banco Mundial. Abrangeu a área de influência da rodovia BR-364, entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), e teve, entre outros objetivos, contribuir para a maior integração nacional e aumentar a produção da região bem como a renda de sua população, reduzindo as disparidades de desenvolvimento intra e inter-regionais.
O mapa a seguir apresenta a divisão regional do Brasil, construída pelo IBGE, na década de 1940. A divisão regional atual, também realizada pelo IBGE, possui significativas mudanças. Atualmente, quantos estados formam a região Norte?
Desde o fim da Guerra Fria, várias propostas de regionalização do mundo têm sido questionadas quanto à sua validade no mundo contemporâneo. A proposta que regionaliza o mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, por exemplo, é questionada pois
A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sobre ela, é correto afirmar: