Disciplinas Geografia Indústria brasileira Questões de concursos sobre "Indústria brasileira" | Geografia - página 5 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Indústria brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q215129 - ACEP Técnico de Nível Superior - Economista 2006
Sobre a industrialização nordestina, é INCORRETO afirmar:
A)a industrialização nordestina se fez em um ambiente de dependência e complementariedade com a dinâmica da região Sudeste.
B)as oportunidades abertas com o sistema de incentivos fiscais e as vantagens relativas da região (mercado e matérias- primas, principalmente) atraíram empresas extra-regionais, especialmente grandes grupos oligopólicos nacionais e internacionais.
C)a industrialização nordestina foi desenvolvida como um projeto autônomo em condições de competir com o Centro-Sul e não como extensão do processo brasileiro.
D)a abertura da economia brasileira e as mudanças no padrão de acumulação, com a retirada do Estado, levou os governos estaduais a criarem mecanismos próprios de atração de empresas, por meio de vários incentivos fiscais, redundando numa competitividade acirrada entre esses governos, conhecida como "guerra fiscal".
E)em uma situação de concorrência aberta e diante das mudanças tecnológicas e estruturais, os subespaços da região Nordeste ampliaram sua diferenciação.
Responder
Q215322 - VUNESP Auxiliar administrativo 2014
Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de desconcentração industrial. Uma das características desse processo é
A)o movimento de saída das indústrias de ponta de áreas metropolitanas congestionadas para cidades médias, que apresentam infraestrutura mais propícia para a instalação de tecnopolos.
B)a migração das indústrias de áreas tradicionais como o ABCD paulista para cidades médias do interior de São Paulo ou de outros estados onde os custos de produção são menores.
C)a realocação das indústrias localizadas às margens de rodovias, como a Bandeirantes e a Imigrantes, para parques industriais ao longo das ferrovias, devido aos menores custos com transportes.
D)a diminuição da atividade manufatureira nas metrópoles do Sudeste e a instalação de indústrias de bens de produção na Zona Franca de Manaus devido aos menores custos com mão de obra.
E)a saída das atividades industriais dos estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com o objetivo de revitalizar áreas decadentes como os distritos industriais nordestinos.
Responder
Q215356 - FUNCAB Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2010
A maior parte dos fluxos populacionais ocorre através de duas forças: uma de repulsão e outra de atração. O mapa a seguir representa os principais fluxos migratórios no Brasil entre 1950 e 1970. Os principais fluxos de nordestinos e sulistas estão atrelados, respectivamente, aos seguintes fatores:
A)Desmetropolização /Ciclo da Borracha.
B)Elevada Carga Tributária / Migrações pendulares .
C)Industrialização / Expansão da Fronteira Agrícola.
D)Qualificação da Mão de Obra / Concentração deTerras.
E)Projeto Calha Norte /Metropolização.
Responder
Q215464 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2017
Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o processo de desconcentração da indústria brasileira se acelerou em decorrência do(a)
A)política fiscal instituída sobretudo pelos estados do Sudeste, com maiores condições de impor aumentos fiscais, estimulando a transferência da indústria nacional para as demais regiões.
B)processo de privatização, que restringiu a industrialização às atividades tradicionais de investimento, por meio da redução da intervenção do Estado na economia.
C)elevado nível de escolaridade dos trabalhadores brasileiros, o que tornou o território nacional atraente, em sua totalidade, para investimentos nos setores industriais.
D)política de desenvolvimento regional instituída pelo Estado, exemplificada pela criação da Zona Franca de Manaus.
E)presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Norte e Nordeste, o que expulsou o capital dessas regiões para estados e cidades tradicionalmente desindustrializados.
Responder