Questões de concursos sobre "Geologia" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Geologia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212551 - IDECAN Professor - Geografia 2015

O processo de pedogênese varia de acordo com a presença ou a combinação peculiar de alguns fatores, como clima, organismos (fração orgânica do solo), material originário, relevo e tempo. Trata‐se de fenômeno profundamente complexo estudado por geólogos, geomorfólogos, pedólogos, agrônomos, mineralogistas, entre outros. Em relação, particularmente, ao mecanismo de transformação do material originário ou parental, são partes integrantes dessa etapa do processo pedogenético:
Ver Comentários

Q212557 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Leia atentamente os textos a seguir.


Texto I


Diversamente do substrato, os territórios não são matéria tangível, palpável, mas, sim, “campos de força” (Souza, 1995:97), que só existem enquanto durarem as relações sociais das quais eles são projeções espacializadas. O verdadeiro Leitmotiv do conceito de território é político, e não econômico ou (...) cultural‐simbólico.

(SOUZA, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013, p. 89.)


Texto II


“Na maior parte de sua superfície, o território brasileiro é constituído por um vasto tabuleiro de rochas antigas, alteado a este e que se inclina docemente, a oeste, na direção das planícies centrais do continente.”

(LE LANNOU, Maurice. Brasil Publicações Europa‐América, 1957, p. 12.)


Tendo por base o quadro teórico apresentado no texto I, pode‐se fazer a seguinte observação sobre o uso da palavra território no texto II.

Ver Comentários

Q212580 - CONSULPLAN Professor - Geografia 2018

As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.


I. Intemperismo químico e físico.

II. Intemperismo biológico.

III. Epirogênese.

IV. Orogênese.

V. Vulcanismo.


Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas

Ver Comentários

Q212588 - CONSULPLAN Professor - Geografia 2018

O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram:


• Rocha 1: mármore.

• Rocha 2: basalto.

• Rocha 3: ardósia.

• Rocha 4: granito.

• Rocha 5: arenito.

• Rocha 6: calcário.


A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

Ver Comentários

Q212602 - FUMARC Biólogo 2018

São princípios fundamentais na análise geológica das relações temporais e espaciais entre corpos rochosos, EXCETO:
Ver Comentários

Q212608 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018


A seção geológica hipotética acima mostra um estrato contínuo e permeável, com armadilhas formadas em sucessivas dobras anticlinais.


Com base nessa Figura, verifica-se que a(o)

Ver Comentários

Q212611 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

Nos limites de placas do tipo transformante, predominam as falhas
Ver Comentários

Q212612 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

A migração secundária ocorre
Ver Comentários

Q212613 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

Para fins práticos, a espessura de tuning pode ser considerada como uma indicação da resolução sísmica vertical. Fundamentalmente, em um dado sísmico de onda compressional, a espessura de tuning é determinada pela velocidade compressional e pelo comprimento de onda do pulso sísmico (λ). Uma aproximação para estimar essa espessura é usar λ4.


No caso de se usar essa aproximação e considerar a propagação de um pulso sísmico com um período de 0,04 s, em um meio com uma velocidade compressional igual a 3.000 m/s, qual será, em m, o valor da espessura de tuning?

Ver Comentários

Q212614 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

Na incidência normal de uma onda compressional de cima para baixo, em uma interface plana, entre duas camadas homogêneas, isotrópicas, elásticas e com diferentes valores de impedâncias acústicas, parte da energia é refletida, e parte é transmitida.


Se o valor da impedância acústica da camada superior é 4 x 106 kg/m2 s, e o da camada inferior é 6 x 106 kg/m2 s, quais são, respectivamente, os valores dos coeficientes de reflexão e de transmissão?

Ver Comentários