Questões de concursos sobre "Geografia Política" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Geografia Política que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212454 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre os recentes fatos que simbolizam as mudanças geopolíticas do presente.


( ) Os Estados Unidos continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta.

( ) O Brexit, isto é, a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, é uma vitória dos políticos progressistas e liberais britânicos que nunca aceitaram o projeto de integração regional no qual os países europeus concordam em transferir poderes soberanos das instituições nacionais para um conjunto de instituições supranacionais.

( ) A Rússia, um histórico agente da geopolítica mundial, alterou suas estratégias militares e não mais se coloca como uma potência capaz de interferir nos rumos dos conflitos internacionais.

( ) Com o apoio das grandes potências globais, as manifestações políticas na Síria resultaram em consequências positivas para o país, que viu o conflito histórico entre sírios, curdos e o Estado Islâmico ser encerrado.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

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Q212455 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

A partir do ano 2000, a América Latina demarcou importante mudança em seu quadro geopolítico, ao construir um cenário que contemplou uma diversidade de correntes ideológicas alternativas e experiências governamentais heterodoxas. Porém, a partir de 2012, esse movimento entrou numa fase de esgotamento, representando uma crise do chamado “ciclo progressista” e o retorno a um “ciclo conservador” na política e na economia. Acerca desse conjunto de transformações, assinale a afirmação verdadeira.
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Q212460 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos transnacionais, o capitalismo do pós-Segunda Guerra Mundial centrou‑se numa combinação prodigiosa entre regulamentação política e econômica e regulação social. Isso culminou num aprofundamento da concentração do capital, com a formação de oligopólios de alcance mundial em importantes esferas da economia, determinando a alocação do trabalho social e a repartição dos produtos entre os diferentes departamentos da produção. Acerca das características dessa fase do capitalismo, é correto afirmar que
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Q212531 - SEDUC - CE Professor - Geografia 2016

Leia o texto abaixo.


Fim da década de 50. A política desenvolvimentista de Juscelino Kubitscheck começa a transformar as feições agrárias do Brasil em potência industrial. A ousadia do Plano de Metas do governo previa 50 anos de progresso em apenas cinco de mandato presidencial. O país se modernizou, ganhou indústrias e uma nova capital federal [...]. Para inserir o Nordeste brasileiro no rumo do desenvolvimento, Juscelino contou com uma convergência de forças [...]. Políticos, empresários e líderes populares [...] deram o apoio que faltava para que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste saísse do papel. A Sudene foi criada em 1959, com sede em Recife.

Disponível em:<http://migre.me/tsQSC> . Acesso em: 5 abr. 2016.


De acordo com esse texto, a aplicação desse tipo de política no Brasil tinha o objetivo de

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Q212533 - SEDUC - CE Professor - Geografia 2016

Leia o texto abaixo.


FMI poderá negociar novos empréstimos com a Grécia


A Grécia irá negociar um novo empréstimo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) como parte do plano de ajuda concedido pela Zona do Euro a Atenas no final de outubro. O país passa por uma grave crise financeira e enfrenta problemas para equilibrar a dívida pública. Medidas de austeridade fiscal têm levado a manifestações e a greves no país.

Disponível em:<http://www.jcom.com.br/noticia/138223/FMI_podera_negociar_novos_emprestimos_com_a_Grecia> . Acesso em: 5 out. 2015. Fragmento.


De acordo com esse texto, uma das funções do FMI é

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Q212538 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Desisto de atualizar os mapas políticos da África e da Europa!” – afirmou um cartógrafo brasileiro.


Essa fala se faz pertinente devido aos seguintes acontecimentos recentes:

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Q212542 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Um professor de Geografia produziu o seguinte texto:


“Quando o jovem vendedor de verduras, Mohammed Bouazzi, ateou fogo em seu corpo na Tunísia, ninguém esperava que isso levasse à queda de um ditador há mais de 23 anos no poder e que, além disso, provocaria um efeito dominó regional. Ele concluiu a universidade e sonhava com uma vida melhor para sua família. O jovem teve seu dinheiro extorquido por policiais corruptos, cujo autoritarismo culminou com a tomada de sua barraca e mercadorias. Ele se imolou em dezembro, morreu 23 dias após, e o presidente ditador Ben Ali fugiu 40 dias depois. Os demais jovens da região se identificaram imediatamente com seu sacrifício e suas expectativas frustradas, o que levou a um crescimento do uso das redes de informação e suas nuvens.”


O texto anterior visava a introduzir com mais propriedade a discussão sobre

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Q212544 - IDECAN Professor - Geografia 2015

A mudança do objeto de estudo da Geografia tem relação com o movimento de renovação da disciplina, ocorrido a partir da década de 1970, quando esta enfrentou uma reformulação de suas bases teóricas e metodológicas. Em 1976, Yves Lacoste publica o livro “Geografia: isso, serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”. A publicação é considerada um marco histórico desse período. No livro, o geógrafo francês Yves Lacoste denunciava
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Q212552 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Em recente chamada de artigos para a próxima Conferência Regional da União Geográfica Internacional, em Moscou (entre 17 e 21 de agosto de 2015), as Comissões de História da Geografia e de Geografia Política elegeram o seguinte tema para ampla discussão: “Repensar o que a geografia (política) deveria ser: a geografia e a geopolítica como instrumento de paz (teorias, histórias e práticas)”* .


[* Tradução livre do original em francês e em inglês, respectivamente: “Repenser ce que la géographie (politique) devrait être: la géographie et la géopolitique comme instruments de paix (théories, histoires et pratiques)”; “Rethinking what (political) geography ought to be: theories, histories and practices of geography and geopolitics as instruments of Peace”].

(Disponível em: http://web.univ‐pau.fr/RECHERCHE/UGIHG/ Acesso em: 05/12/2014.)


Sobre as novas abordagens da Geopolítica Contemporânea, é correto afirmar que essas

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Q212562 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Na década de 1970, durante o regime militar e no âmbito da Lei nº 5.692/71, mudanças apontavam para a gradativa extinção da disciplina escolar Geografia, que daria lugar à disciplina escolar Estudos Sociais. Isso pode ser visto como uma tendência à diminuição da expressão da História e da Geografia nos currículos escolares naquele período. Fatos como esse podem ser compreendidos de forma complexa, na medida em que se considerem os currículos e o conhecimento escolar para além de uma listagem de conteúdos a serem ensinados. Assinale a alternativa que contém o(s) número(s) correspondente(s) à(s) afirmativa(s) que apresenta(m) ideias que corroboram a afirmação anterior em destaque.


I. O conhecimento escolar é o resultado da adaptação e da simplificação do conhecimento científico com o objetivo de ser ensinado nas escolas.

II. As práticas escolares são definidas a partir de parâmetros nacionais, que devem orientar a construção dos programas e dos currículos em um país.

III. Os currículos são o resultado de um equilíbrio de forças que produzem o sistema educativo, devendo ser historicamente situados e compreendidos.

IV. As mudanças curriculares produzem (e são produzidas por) efeitos nas comunidades profissionais, que se organizam acerca da produção do conhecimento.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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