Questões de concursos sobre "Geografia Cultural" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Geografia Cultural que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212553 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Um professor provocou um alvoroço entre alunos de sua turma ao pendurar na parede um mapa‐múndi de forma diferente da convencional.



Em seguida escreveu a seguinte frase:


Pensar o mundo não é mais um privilégio europeu e a reelaboração do mapa do planeta é uma forma de libertação do colonialismo”.

(Trecho da entrevista de Milton Santos, disponível em http://www2.uefs.br/ geotec/cartografia/cartografia.htm.)


A opção que apresenta, respectivamente, um aspecto natural e outro cultural de maior relevância na representação cartográfica que o professor desejou ressaltar é

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Q212752 - CESPE Professor Pleno I 2013

A formação do espaço geográfico brasileiro teve início com a chegada dos colonizadores europeus. Durante o período anterior à ocupação, a natureza permaneceu preservada, pois os primeiros habitantes viviam em aldeias agrupadas, utilizando apenas o necessário para a sua subsistência. Com a chegada dos colonizadores, iniciou-se uma nova etapa do relacionamento do homem com a natureza. A respeito desse tema e suas implicações, assinale a opção correta.
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Q213353 - CESPE Professor Pleno I 2013

A respeito do espaço como produto das relações humanas, assinale a opção correta.
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Q213354 - CESPE Professor Pleno I 2013

Com relação aos aspectos atuais relacionados à cultura nas cidades, é correto afirmar que
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Q213420 - CESPE Professor - Geografia 2017

A territorialidade é uma “abstração” também no sentido ontológico de que, enquanto “imagem” ou símbolo de um território, existe e pode inserir-se eficazmente como uma estratégia político-cultural, mesmo que o território ao qual se refira não esteja concretamente manifestado — como no conhecido exemplo da “Terra Prometida” dos judeus, ou seja, o poder no seu sentido simbólico também precisa ser devidamente considerado em nossas concepções de território.

Rogério Haesbaert. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Internet: <www.ufrgs.br> (com adaptações).


Para o autor do texto precedente,

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Q213714 - VUNESP Geógrafo 2016

A teoria que sustenta que a fonte fundamental de conflitos no mundo novo não será principalmente ideológica ou econômica, mas que as grandes divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos será cultural, é:
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Q213954 - CS-UFG Professor - Geografia 2016

Leia o texto a seguir

[Esse conceito] traz a marca da atividade produtiva dos homens e de seus esforços para habitar o mundo, adaptando-o às suas necessidades. Ela é marcada pelas técnicas materiais que a sociedade domina e moldada para responder às convicções religiosas, às paixões ideológicas ou aos gostos estéticos dos grupos. Ela constitui desta maneira um documento-chave para compreender as culturas, o único que subsiste frequentemente para as sociedades do passado.

CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. [Adaptado]

Inserido nos estudos da Geografia Cultural, o conceito expresso no texto refere-se à

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Q214006 - Colégio Pedro II Professor - Pedagogia 2016

O samba “Rancho da Praça Onze”, criado em 1965 por João Roberto Kelly e Chico Anysio, retrata um lugar que praticamente deixou de existir na geografia da cidade, mas que permanece vivo em sua memória, devido à sua relevância histórica e cultural. Veja um trecho do samba:

A Praça existe alegre ou triste

Em nossa imaginação

A Praça é nossa e como é nossa

No Rio quatrocentão

(Disponível em: https://www.letras.mus.br/dalva-de-oliveira/1590370/. Acesso em 25/07/2016)

Assinale a alternativa que contém a intervenção no espaço físico da cidade do Rio de Janeiro que levou à transformação da Praça Onze.

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Q214099 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Professor - Geografia 2016



A utilização de filmes em sala de aula é uma excelente ferramenta para levar o aluno a se deparar com diferentes realidades que contribuam para a reflexão de uma questão. Em Geografia, no estudo sobre o Oriente Médio pode ser lançado mão da personagem real, descrita na reportagem acima, como forma de dar ênfase sobre:
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Q214102 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Professor - Geografia 2016



É com base nos cálculos feitos com os dados mensais, de 2002 até junho deste ano, que se chega à projeção de queda da igualdade em 2085.” Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/09/1675183-no-ritmo-atual-fim-da-desigualdade-entre-homens-e-mulheres-demoraria-240-anos.shtml (acesso em 19/03/2016)

As projeções assinaladas na reportagem acima demonstram que no Brasil persistem enormes desafios que dificultam a redução das desigualdades de gênero de forma mais célere. Entre as razões, abaixo, que dificultam esse processo, pode-se destacar:

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