Questões de concursos sobre "Crescimento" | Geografia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Crescimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q215476 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2017

A população mundial é estimada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em aproximadamente 6,7 bilhões de habitantes. Essa população, no entanto, encontra-se distribuída de forma bastante desigual pelo planeta. Além da desigual distribuição espacial ocorrem diferenças em relação aos níveis de renda, estrutura etária e setorial dos diferentes países do mundo.


Considerando a questão demográfica a partir dos elementos supramencionados, analise os itens seguintes:


I - As condições naturais interferem na distribuição geográfica da população mundial. Assim sendo, áreas com climas excessivamente frios ou áridos podem ser consideradas como repulsivas ao povoamento.

II - A questão demográfica é de grande importância para a Geografia, uma vez que a análise dos dados populacionais fornece dados qualitativos que auxiliam na compreensão das características econômicas e sociais dos diferentes países e regiões do planeta.

III - A composição por sexo e idades da população, definida pelas pirâmides de idade, possibilita avaliar os efeitos do crescimento demográfico sobre as condições de vida e consumo, bem como do potencial econômico de diferentes espaços.

IV - A correlação entre a população em idade para trabalhar e a população ativa demarca a flexibilidade do mercado de trabalho em incorporar a população trabalhadora disponível.

V - O volume de população em idade dependente serve como referencial para a demanda de investimentos públicos como escolas, hospitais, políticas de acessibilidade etc.


A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA.

Ver Comentários

Q215483 - MPE-GO Secretário Auxiliar 2017

 Estão ente os cinco países mais populosos do mundo, EXCETO: 
Ver Comentários

Q215499 - CESGRANRIO Recenseador 2010

Com relação à expectativa de vida dos brasileiros, os recenseamentos do IBGE comprovam que, nos últimos anos, verificou-se
Ver Comentários