Questões de concursos sobre "Cartografia" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Cartografia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q212463 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Atente para o seguinte excerto: “A cartografia é considerada uma linguagem, um sistema de código de comunicação imprescindível em todas as esferas da aprendizagem em geografia, articulando fatos, conceitos e sistemas conceituais que permitem ler e escrever as características do território”.

Fonte: CASTELLAR, Sonia. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia (organizadora). Educação e geografia – Teorias e práticas docentes. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2014. p. 45.


O texto interpreta a cartografia escolar como

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Q212472 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Conceitos cartográficos e conceitos geográficos tais como localização, natureza e paisagem podem ser construídos e melhor trabalhados a partir de práticas cotidianas como
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Q212473 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Atente ao seguinte excerto: “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico [...]. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. p. 32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/ pdf/cienciah.pdf


Relacione corretamente os conceitos-chave da geografia propostos pelos PNCs, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


1. Lugar

2. Território

3. Paisagem

4. Escala

5. Globalização


( ) Porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade.

( ) Aborda os fenômenos decorrentes da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação.

( ) Compreende o visível do arranjo espacial possuindo um caráter social, pois também é formada de movimentos impostos pelo homem.

( ) Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder.

( ) Compreende não apenas a questão dimensional, mas também fenomenal, quando dedicada ao fenômeno espacial que se discute.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

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Q212512 - Gestão Concurso Geografia 2018

Analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I . Mapas temáticos, geralmente, são mais detalhados e usados para tratar áreas e/ou assuntos específicos.


PORQUE


II . Apresentam pequena escala, com poucas reduções, possibilitando visualizações mais amplas.


Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

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Q212548 - IDECAN Professor - Geografia 2015

No planejamento de uma aula na Educação Básica sobre o conceito de Linha Internacional de Mudança de Data, o professor de Geografia mostra, por meio de mapas e de outros recursos cartográficos, a importância do estudo dos fusos horários.




Na organização de uma atividade sobre o conceito de Linha Internacional de Mudança de Data, utilizando o Atlas Geográfico, o docente deve destacar que, ao atravessar a linha internacional de mudança de data,

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Q212559 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Em uma aula de Geografia do Colégio Pedro II, ao ser apresentada ao mapa abaixo, uma aluna fez a seguinte pergunta ao professor: “A América do Sul é menor do que a Groenlândia?”


(Adaptado de http://www.freeusandworldmaps.com/html/World_Projections/WorldPrint.html. Acesso em: 29/10/2014.)


Entre as alternativas a seguir está a resposta recebida pela aluna e o ano/série que ela frequenta. Escolha a alternativa que atende, simultaneamente, aos seguintes requisitos: correção do conteúdo e adequação da linguagem do professor.

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Q212563 - IDECAN Professor - Geografia 2015

A figura é um tipo de ilustração, comumente usada para fins publicitários e turísticos, de uma parte da cidade do Rio de Janeiro.


(Disponível em: http://mapasblog.blogspot.com.br/2011/04/mapas‐do‐rio‐de‐janeiro‐rj.html. Acessado em: 13/10/2014.)


Sobre o conteúdo da figura, assinale a alternativa que melhor apresenta, respectivamente, a identificação de uma inconsistência técnica e uma análise embasada em conceitos, realizadas sob o ponto de vista de um geógrafo.

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Q212565 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Observe atentamente o mapa que apresenta delimitações referentes a aspectos físicos e administrativos de uma parte do território brasileiro.


(Bacias do Atlântico Nordeste, São Francisco e Atlântico Leste com a divisão administrativa e a rede de drenagem principal (Adaptado). CUNHA, S. B.& GUERRA, A.J.T.(org.) Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, p. 242.)


Analisando as informações do mapa, é correto afirmar que

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Q212582 - CONSULPLAN Professor - Geografia 2018

Ao trabalhar as formações vegetacionais com os alunos do ensino médio torna-se necessário diferenciar termos e conceitos como bioma, ecossistema, domínios naturais e domínios morfoclimáticos. Com base nos conhecimentos sobre esses termos e conceitos, identifique-os.


I. Menos relacionado à escala ou área de abrangência, o conceito deve ser entendido como um sistema complexo de relações entre os fatores bióticos e abióticos; pode ser um lago, um rio ou parte dele, um oceano, uma floresta, um aquário ou mesmo um outro ambiente construído pelo ser humano, por exemplo, uma cidade.

II. O conceito diferencia-se de “formação vegetal” por incluir a fauna e os fatores abióticos como características do clima, solo e relevo – para identificar as unidades espaciais. Abrange áreas com dimensões superiores a um milhão de quilômetros quadrados que apresentam certa uniformidade de ambiente.

III. É essencial para o estudo das características naturais na perspectiva geográfica, pois permite analisar as transformações vegetais de forma integrada com os demais elementos naturais, como o relevo, o solo, o clima e os fluxos hidrológicos.

IV. Abrange extensas áreas subcontinentais, onde predominam determinadas características fitogeográficas, ou seja, de distribuição das formações vegetais, bem como de clima e relevo. Pode ser formado por distintos biomas, como ocorre no Cerrado brasileiro.


A sequência está correta em:

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Q212587 - CONSULPLAN Professor - Geografia 2018

Observe o tipo de representação a seguir.



Trata-se de:

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