Q228450 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Nas alterações vocais é INCORRETO afirmar que
A)a disfonia é apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, ora se apresentando como sintoma secundário, ora como principal. Uma simples disfunção da fonação, que se configura como uma disfonia funcional pode causar o aparecimento de alterações orgânicas, que acabam por agravar o quadro, transformando-se numa disfonia organofuncional. Por outro lado, uma disfonia orgânica, pode ocorrer readaptação e consequente modificação na função, acrescentando-se importantes desvios vocais neste quadro primário, transformando-o num quadro organofuncional.
B)as disfonias funcionais são desordens do comportamento vocal e podem ter como mecanismo causal três diferentes aspectos: disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz; disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais e disfonias funcionais por alterações psicogênicas.
C)as disfonias funcionais ocorrem por abuso vocal, e se não tratadas, terão o aparecimento de cisto de retenção grandular. Os achados da laringoscopia incluem edemas nas pregas vocais de grau variável, mucosa translúcida, com depressão longitudinal uni ou bilateral das pregas vocais. As manifestações clínicas incluem disfonia intermitente e voz grave. O diagnóstico é realizado pela história clínica e laringoscopia ambulatorial. Nestes casos, o tratamento é essencialmente por fonoterapia. A intervenção cirúrgica é realizada em último caso, quando o paciente não apresenta ganhos terapêuticos.
D)disfonia é uma expressão que significa alteração na produção da voz. Nessas situações, a voz produzida não é harmônica, é obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referidos como rouquidão. Tal dificuldade manifesta-se por meio de uma série de alterações, como: esforço à emissão, dificuldade em manter a voz, variação na qualidade vocal, cansaço ao falar, variações de frequência fundamental habitual ou na intensidade, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal e pouca resistência ao falar, entre outras.
E)disfonia é um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da voz, mais frequente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz de forma incorreta.
Responder
Q228455 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Considerando a anatomofisiologia da fonação, assinale a alternativa INCORRETA.
A)O termo corda vocal é impróprio porque na verdade refere-se a dobras, isto é, lábios colocados simetricamente à direita e à esquerda da linha média, constituídos por ligamentos musculares. O termo correto é prega vocal ou ligamento muscularcartilaginoso.
B)Os tons são produzidos de acordo com o número de vibrações das pregas vocais ? ciclos vibratórios ? por segundo. Quanto maior o número de vibrações por unidade de tempo, mais grave será o som, e, quanto menor o número de vibrações por unidade de tempo, mais agudo será o som.
C)A hipofaringe também é denominada de laringo-faringe, a região mais inferior da faringe, localizada entre a laringe e a orofaringe. Esta última, por sua vez, estende-se do palato mole até o nível do osso hióide.
D)O timbre ou qualidade do som é dado pelas diferenças de amplitude dos sons harmônicos, que são sons de frequências múltiplas em relação à frequência do som fundamental.
E)A altura tonal está relacionada aos tons agudos e graves. Os tons mencionados são produzidos de acordo com o número de vibrações das pregas vocais -ciclos vibratórios- por segundo. Quanto maior for o número de vibrações por unidade de tempo, mais agudo será o som, e, quanto menor for o número de vibrações por unidade de tempo, mais grave será o som.
Responder