Os exercícios isométricos são uma parte importante do programa de reabilitação elaborado para melhorar as habilidades funcionais do indivíduo. Considere os tipos de exercício isométrico coluna I e seus objetivos coluna II: Coluna I 1. rápidos e leves 2. estabilização 3. em múltiplos ângulos
Coluna II I. promover o relaxamento muscular e a circulação para diminuir a dor muscular e o espasmo após uma lesão de tecidos moles durante o estágio agudo de regeneração. II. manter a mobilidade entre as fibras musculares à medida que se regeneram. III. desenvolver um nível submáximo, porém mantido, de co-contração, reduzindo a instabilidade articular ou postural. IV. melhorar a força por meio da amplitude de movimento.
Considere verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações sobre indicação e contra indicação de bloqueios neurolíticos no tratamento da espasticidade, associados ao uso de órteses, cinesioterapia e medicações sistêmicas para favorecer o processo de reabilitação.
( ) Estão indicados quando os métodos conservadores não são suficientes para diminuir a hipertonia. ( ) Estão indicados mesmo na presença de retrações musculares ou deformidades ósseas estabelecidas. ( ) Estão contra indicados quando a espasticidade é evidente em determinados grupos musculares. ( ) Estão indicados quando há possibilidade de ganho real funcional.
As diretrizes de tratamento para a reabilitação pós-operatória, incluindo comprometimentos comuns que precisam ser abordados, prevêm um plano de tratamento. Com a sugestão de metas e intervenções para cada fase da reabilitação (fase de proteção máxima, fase de proteção moderada e fase de proteção mínima), com o objetivo de manter e ganhar a mobilidade articular e de tecidos moles, prevenindo sua rigidez, os recursos indicados , respectivamente, para cada fase descrita são:
Mario, gênero masculino, 62 anos está no 1º pós-operatório (PO) de uma cirurgia torácica (lobectomia do lobo inferior esquerdo) devido a carcinoma broncogênico. Apresenta incisão póstero-lateral. Atualmente não apresenta tosse produtiva, mas teve tosse crônica por anos, pois foi fumante por 35 anos.
As intervenções fisioterapêuticas são essenciais para manter a circulação adequada nos MMII para prevenir trombose venosa profunda e embolia pulmonar, recuperar a ADM de ombro e prevenir comprometimentos posturais. A intervenção fisioterapêutica deve ser iniciada no