Questões de concursos sobre "Pneumologia" | Fisioterapia - página 75

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pneumologia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q230646 - FGV Tecnologista em Saúde - Fisioterapia Pediátrica 2010

Os crescimentos corporal e pulmonar são proporcionais durante a infância, mas não são linearmente relacionados. A estatura é o fator que exerce a maior influência sobre a CV na infância e a relação entre ambas é mais bem descrita por equações exponenciais ou baseadas em potência. Muitas equações consideram apenas a estatura, na infância. 

No maior estudo que derivou valores nacionais de referência em crianças (Mallozi,1996), a idade e o peso, embora tenham contribuição menor, tiveram efeito significativo nas regressões. Muitos dos estudos de função na infância não avaliaram os modelos de maneira estatisticamente adequada. Durante a adolescência, as pernas crescem proporcionalmente mais do que o tórax. A estatura em geral é máxima aos 17 anos no sexo masculino, mas a Capacidade Vital Forçada (CVF) continua a aumentar.

Assinale a alternativa que indica até que idade a CVF aumenta.
Ver Comentários

Q230647 - FGV Tecnologista em Saúde - Fisioterapia Pediátrica 2010

As diretrizes para teste de função pulmonar de 2002, colocam que a gradação da qualidade do teste deve ser feita pelo profissional imediatamente após o término do exame, para ser incorporada ao relatório. 

Para qualidade A, pelo menos duas manobras aceitáveis (de até 8 tentativas) com os dois maiores valores de capacidade vital forçada (CVF) e de volume expiratório forçado, no primeiro segundo (VEF) diferindo:
Ver Comentários

Q230711 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2012

Durante o transporte intra-hospitalar de um paciente grave, a oferta de oxigênio deve ser aumentada em 
Ver Comentários

Q230747 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2011

A doença pulmonar obstrutiva crônica é caracterizada pela redução lenta, progressiva e irreversível do fluxo expiratório. O melhor parâmetro para estimar a gravidade dessa doença é 

Ver Comentários

Q230828 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2009

Em um paciente com diagnóstico de pneumotórax extenso à direita observa-se expansibilidade torácica
Ver Comentários

Q230829 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2009

Em relação à pneumonia, considere:

I. O termo pneumonia abrange entidades distintas em sua fisiopatologia, apresentação e gravidade, e seus germes causadores são de fácil identificação.

II. Pneumonia trata-se de inflamação das vias aéreas proximais, dos alvéolos e do interstício pulmonar.

III. A pneumonia aspirativa ocorre pela aspiração gros- seira de conteúdo contaminado da orofaringe, se- cundária à falha importante de fechamento da glote.

IV. A pneumonia nosocomial se instala em 48 a 72 horas após a internação e é similar às adquiridas na comunidade em relação aos patógenos.

Está correto o que se afirma em
Ver Comentários

Q230832 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2009

A insuficiência respiratória

I. aguda pode ser causada pelas alterações da capa- cidade de carreamento do oxigênio até as células, como ocorre em situações de choque, mesmo em pulmões normais.
II. é classificada quanto ao tempo de instalação da doença em aguda e crônica, podendo a forma agu- da ocorrer em pacientes com pulmões previamente sadios ou se sobrepor a uma insuficiência crônica.
III. crônica tem instalação lenta e gera poucos sinto- mas devido aos mecanismos compensatórios que minimizam as alterações fisiopatológicas.
IV. hipoxêmica está invariavelmente associada à hipo- capnia secundária e ao aumento do volume minuto.
V. aguda tem como alteração mais importante a redu- ção da ventilação alveolar, definida como a porção da ventilação minuto que efetivamente alcança os alvéolos e participa das trocas gasosas. Está correto o que se afirma em
Ver Comentários

Q230833 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2009

Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q230834 - FCC Analista Judiciário - Fisioterapia 2009

Ver Comentários