Questões de concursos sobre "Órteses e Próteses" | Fisioterapia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Órteses e Próteses que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q228121 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

Paciente F.M.C., de 76 anos, foi submetida a procedimento cirúrgico de artroplastia total de quadril direito, devido à osteoartrose avançada na articulação. No pós-operatório imediato, a orientação sobre os movimentos que podem ser realizados é importante para o sucesso do procedimento. Diante disso, essa paciente pode ser orientada pelo fisioterapeuta a realizar
Ver Comentários

Q228170 - FCC Fisioterapeuta 2018

Os critérios para indicação do uso de órteses para os membros inferiores, um tipo de tecnologia assistiva, da criança com alterações neurológicas se baseiam em princípios biomecânicos e neurofisiológicos, que visam o controle postural e a marcha. Os principais fatores para a indicação desse tipo de tecnologia assistiva, são:
Ver Comentários

Q228251 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Na Resolução 402/2011, do COFFITO, são listadas as atribuições do Fisioterapeuta no exercício da Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva. No que se refere a órteses e próteses, assinale a alternativa que compete à função do Fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva.
Ver Comentários

Q228418 - PR-4 UFRJ Fisioterapeuta 2018

A prescrição de órteses é uma realidade na profissão do fisioterapeuta, e de extrema importância para auxiliar no tratamento dos pacientes. Na escoliose em crianças ainda em crescimento com progressão da curvatura, pode haver a indicação de colete antes da indicação cirúrgica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente em que angulação a prescrição de coletes é válida.
Ver Comentários

Q228522 - FUNRIO Fisioterapeuta 2017

A prescrição de uma órtese para tornozelo-pé (OTP) que limite a flexão plantar do paciente que tem pé caído e, portanto, evite que o paciente prenda os dedos dos pés e tropece durante a fase de balanço da marcha, deverá ter um controle do tipo:
Ver Comentários

Q228568 - IDECAN Fiscal Fisioterapeuta 2013

Ao se indicar uma órtese para a coluna, deve-se determinar o objetivo, o segmento envolvido e o movimento que se pretende limitar. Órteses rígidas controlam melhor a posição da coluna através da aplicação de forças externas. Órteses menos rígidas podem ser usadas para alívio de dores musculares ou auxílio na recuperação de fraturas mais estáveis, sendo, nesta situação, utilizadas para auxiliar a recuperação da coluna e da musculatura e não para preservar sua integridade estrutural. O conhecimento destas indicações é parte da atuação profissional do fisioterapeuta, sendo assim, analise.

I. A órtese de Minerva ou Four-poster é indicada no tratamento de algumas fraturas da coluna cervical média e inferior, como alternativa ao Halo. Também para tratamento conservador de fraturas cervicais até a 3ª vértebra torácica (eventualmente até a 7ª, dependendo da extensão torácica) ou em pós-operatório nos níveis acima.

II. A órtese do tipo Halo colete é considerada padrão-ouro na imobilização da coluna cervical, imobilizando todos os movimentos, inclusive a transição occipitocervical, onde as outras órteses praticamente não têm efeito.

III. A órtese SOMI (imobilização esterno-occipitomandibular) possui melhor restrição do que os colares cervicais na flexão e na extensão, mas, também, apresenta pouco efeito na rotação axial e flexão lateral. Suporte anterior rígido para o peito e para os ombros, com suporte occipital e mandibular. Restringe melhor a flexão cervical do que a extensão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Ver Comentários

Q228644 - IF-CE Fisioterapeuta 2016

Para que se possa formular a prescrição de uma órtese, devem-se definir os segmentos anatômicos que deverão ser envolvidos, descrever os controles biomecânicos desejados e especificar o tipo de material. No caso de um paciente portador de poliomielite, que, durante a avaliação estática e dinâmica, realiza marcha sem dispositivos de auxílio, ele apresenta boa função da musculatura do quadril e do joelho, caminha realizando flexão acentuada das articulações de quadril e joelho nas fases de balanço e contato inicial no solo com o antepé. O tipo de órtese prescrita seria 
Ver Comentários

Q228797 - INSTITUTO AOCP Fisioterapeuta 2017

Paciente, sexo masculino, 59 anos de idade, após um AVE (acidente vascular encefálico) apresenta uma marcha com hiperextensão de joelho durante a fase de médio apoio do membro inferior afetado. Qual tipo de órtese é o mais recomendado para esse paciente?
Ver Comentários

Q229013 - IBFC Fisioterapeuta 2017

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. A órtese SMO (supramaleolar) proporciona alinhamento da articulação _______ e _________, impedindo __________ do retropé e ___________ do mediopé, enquanto permite os movimentos das articulações tibiotársicas.
Ver Comentários

Q229025 - IBFC Fisioterapeuta 2017

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. Na marcha de amputados, a etiologia da amputação é significativa na indicação de prótese. A etiologia ______ determina gasto energético significativamente _________ em comparação com os de etiologia _______________ .
Ver Comentários