As bengalas são usadas com maior frequência para o aumento do equilíbrio e para o alívio completo ou parcial da sustentação do peso sobre o membro inferior. As bengalas são muito usadas por idosos, pois o objetivo para elas serem prescritas é
A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada.
A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir.
I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio. II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética. III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial.
O aumento da expectativa de vida e a diminuição do número de nascimentos faz com que ocorra um maior crescimento da população idosa, não só no Brasil, mas mundialmente. Embora esse crescimento da população idosa seja um importante indicativo da melhoria da qualidade de vida, sabe-se que o processo de envelhecimento é um processo biológico e envolve várias alterações físicas (sensitivas e motoras), sociais e psicológicas, levando às perdas das capacidades físicas do idoso e consequentemente à diminuição da sua capacidade funcional e aumento da dependência. Em relação ao processo de envelhecimento, analise as proposições a seguir:
I. O processo de envelhecimento natural é chamado de Senescência.
II. É muito importante o Fisioterapeuta realizar uma avaliação da capacidade funcional do idoso, para se avaliar o estado de saúde do idoso e de maior importância, o grau de independência do idoso. Essa capacidade funcional pode ser avaliada através das atividades básicas e instrumentais da vida diária.
III. O envelhecimento é um processo contínuo durante o qual ocorre declínio progressivo de todos os processosfisiológicosdoorganismo,quenãointerfere nas atividades de vida diária do idoso.
IV. Asarcopeniaéumprocessofisiológicodoenvelhecimento que interfere na independência do idoso quando não realizados os cuidados necessários, causando desequilíbrios estáticos e dinâmicos, tornando a marcha mais difícil e podendo levar a quedas.
No paciente idoso, as fraturas típicas ocorrem nos ossos metafisário, fêmur, rádio, úmero e, ainda, por compressão vertebral. Se após cinco meses seguidos à fratura a consolidação óssea ainda não estiver estabelecida, diz-se que ocorreu uma:
A anemia é um achado clínico frequente em idosos. A dosagem de hemoglobina de referência para a faixa etária de 65 a 74 anos e acima de 75 anos corresponde, respectivamente, à
Nos últimos anos, geriatras e gerontólogos adotaram o termo fragilidade para caracterizar os idosos mais debilitados e vulneráveis. A causa mais importante do ciclo da fragilidade é