Questões de concursos sobre "Fisioterapia Geral" | Fisioterapia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fisioterapia Geral que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q228129 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

Paciente G.T.L., sexo feminino, 20 anos, apresenta diagnóstico de síndrome da dor patelofemoral, relatando dor na região anterior do joelho esquerdo. No que diz respeito à avaliação e ao tratamento dessa paciente,
Ver Comentários

Q228135 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

A CIF tem por objetivo estabelecer uma linguagem global e padronizada para associar funcionalidade e incapacidade do indivíduo ao seu estado de saúde. Analise as afirmações a seguir sobre essa classificação.


I Os indicadores da CIF têm como função identificar riscos aos tratamentos propostos, mensurar, comparar e estabelecer ações, contribuindo para melhores práticas com base em resultados da prática clínica.

II No âmbito da terapia intensiva, existem indicadores clínicos presentes na CIF que podem ser mensurados e monitorizados pela equipe multidisciplinar, por intermédio da aplicação de protocolos institucionais, de diretrizes para identificar adesão e de cumprimento dos padrões de qualidade assistenciais.

III A CIF é considerada uma ferramenta clínica, pedagógica, estatística e de pesquisa para tabulação de dados, mensuração de resultados e avaliação, porém sem utilidade para o planejamento de sistemas de política pública em saúde.

IV O descondicionamento físico e a falta de reserva funcional observados na avaliação do paciente crítico não são considerados deteriorização da funcionalidade, segundo conceitos da CIF.


Das afirmações, estão corretas

Ver Comentários

Q228137 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) é uma das classificações propostas pela OMS, que busca transformar em códigos determinadas situações em saúde. Nessa classificação,
Ver Comentários

Q228139 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

A terapia por contenção induzida é uma abordagem utilizada na neurorreabilitação, a qual busca a superação da Teoria do Desuso após lesão cerebral. Essa abordagem terapêutica
Ver Comentários

Q228149 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

Paciente de 20 anos foi ferido por projétil de arma de fogo que atingiu a coluna vertebral, apresentando fratura na vértebra C7. O resultado da avaliação por meio da escala de classificação da American Spinal Injury Association (ASIA) demonstra que o paciente apresenta sensibilidade preservada até a face lateral de ambos os antebraços e mãos (C6) e o seguinte grau de força de músculos-chave dos membros superiores: flexores dos cotovelos – grau 5, extensores de punhos – grau 4, extensores de cotovelos – grau 0, flexores dos dedos – grau 0, abdutores dos dedos – grau 0. Nesse caso, o paciente enquadra-se na classificação ASIA A e apresenta
Ver Comentários

Q228155 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

Na enfermaria de um hospital geral local, encontra-se internado um paciente com traumatismo crânio-encefálico (TCE), devido a acidente moto ciclístico em que a vítima deixou de usar o capacete. Considere as afirmações a seguir referentes aos procedimentos de avaliação desse paciente neurológico.


I A avaliação cognitiva envolverá funções como orientação, memória, linguagem, cálculo e equilíbrio.

II Os autocuidados (banhar-se, alimentar-se, etc) são atividades instrumentais da vida diária (AIVD) importantes a serem avaliadas.

III A cinestesia é uma sensibilidade combinada que é avaliada por meio da sensação de posição articular em um determinado momento.

IV A avaliação do nível de consciência é feita por meio da escala de coma de Glasgow, a qual atribui uma pontuação de 3 a 15, de acordo com a melhor resposta ocular, verbal e motora.

V A presença do reflexo cutâneo-plantar de Babinski é uma resposta alterada, indicando lesão do sistema nervoso central.


Das afirmações, estão corretas

Ver Comentários

Q228157 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

O déficit de equilíbrio tem grande impacto na vida de um indivíduo, gerando instabilidade, muitas vezes incapacitante, restrição do movimento e predisposição a quedas. Em relação à avaliação do equilíbrio na prática clínica do fisioterapeuta, considere as afirmativas a seguir:


I O teste de Romberg avalia o equilíbrio dinâmico.

II A marcha estacionária avalia o equilíbrio dinâmico.

III A necessidade de suporte durante a realização do teste indica comprometimento do equilíbrio.

IV O resultado do teste de alcance funcional pode indicar risco de quedas.

V Ao fechar os olhos, naturalmente há uma diminuição da oscilação corporal.


Das afirmativas, estão corretas

Ver Comentários

Q228184 - FCC Fisioterapeuta 2018

O tratamento fisioterapêutico de João, um menino com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é individualizado e deve atender às necessidades, às demandas e aos interesses dele e de seus familiares. São aspectos fundamentais no tratamento fisioterapêutico de João e de outras crianças com TEA:
Ver Comentários

Q228202 - FCC Fisioterapeuta 2018

Em crianças sob cuidados paliativos para tratamento de câncer, que apresentam dor, pode-se realizar terapia manual, anesioterapia
Ver Comentários

Q228212 - FCC Fisioterapeuta 2018

Foi solicitado á uma criança que se submetesse ao teste de Thomas para avaliação de encurtamento muscular. Esse teste avalia o encurtamento dos músculos
Ver Comentários