Questões de concursos sobre "Cardiologia" | Fisioterapia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Cardiologia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q228127 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

A insuficiência cardíaca (IC) tem constituído um problema de saúde com destaque para população idosa. A patologia primária da IC resulta das anormalidades na função cardiovascular, das alterações no fluxo sanguíneo periférico, do metabolismo e da morfologia muscular esquelética (na sua força e resistência), que contribuem, em grande parte, para a sintomatologia (fluxo periférico). Leia as afirmações a seguir sobre a IC.


I O treinamento físico induz a uma série de adaptações nos músculos esqueléticos, que inclui aumento da massa muscular, diminuição do conteúdo de mitocôndrias, incremento da atividade das enzimas oxidativas, menor extração de oxigênio do sangue e remodelamento na distribuição do tipo de fibras.

II O exercício afeta beneficamente alguns marcadores inflamatórios, melhorando a tolerância à atividade física. Dessa forma, produz-se uma liberação de fatores de relaxamento derivados do endotélio, cujo principal representante é o óxido nítrico, permitindo maior vasodilatação.

III Os pacientes com insuficiência cardíaca também apresentam múltiplas alterações na função respiratória, que podem ocorrer como resultado da força muscular aumentada, sendo esta secundária ao aumento do metabolismo, o que causa aumento no trabalho ventilatório, tanto em repouso quanto durante o exercício.

IV Estudos sistemáticos indicam que o exercício regular em pacientes com insuficiência cardíaca é seguro e se associa a um aumento de 16% do consumo de oxigênio pico. Em relação aos mecanismos hemodinâmicos centrais, os pacientes que ingressam na RCV apresentam incremento no débito cardíaco pico e frequência cardíaca máxima.


Das afirmações, estão corretas

Ver Comentários

Q228131 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a reabilitação cardiovascular (RCV) como “conjunto de atividades necessárias para assegurar às pessoas com doenças cardiovasculares uma condição física, mental e social ótima, que lhes permita ocupar pelos seus próprios meios um lugar tão normal quanto seja possível na sociedade”. Analise as indicações apresentadas a seguir para programas de RCV, conforme a diretriz sul-americana de prevenção e reabilitação cardiovascular (2014).


I Angioplastia coronariana e angina estável.

II Reparação ou troca valvular, insuficiência cardíaca crônica e doença vascular periférica.

III Arritmias ventriculares complexas graves, endocardite infecciosa aguda, miocardite, e pericardite.

IV Infarto agudo do miocárdio (IAM), síndrome coronariana aguda (SCA), tromboembolismo pulmonar e tromboflebite fase aguda.


Das indicações, as que devem ser destinadas a programas de RCV nas fases II, III e IV estão presentes nos itens

Ver Comentários

Q228151 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

Em UTIs cardiológicas, o imobilismo se faz presente em função da administração de altas doses de drogas vasoativas e da prescrição de repouso absoluto e prolongado.


NÃO é considerada alteração causada pelo sistema cardiovascular que contribui para o imobilismo:

Ver Comentários

Q228247 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

A I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicada em 2013, evidencia sobre os cuidados em Suporte Básico de Vida no adulto para profissionais de saúde. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q228255 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Estudos científicos demonstram que a reabilitação cardiopulmonar e metabólica reduz a morbimortalidade e melhora a qualidade de vida em várias situações clínicas. Em relação a essa terapêutica e aos riscos cardiovasculares para o exercício físico, assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q228261 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

O exercício físico passou a ser recomendado como intervenção primária e secundária na prevenção da doença arterial coronariana estável, principalmente na última década. Quanto à prescrição do exercício físico para essa população, assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q228310 - Prefeitura de Fortaleza - CE Fisioterapeuta 2018

Marque V ou F nas proposições seguintes e assinale a sequência correta, de cima para baixo.


( ) No eletrocardiograma, o complexo QRS corresponde à despolarização ventricular.

( ) Os infiltrados são observados na radiografia de tórax como áreas hipotransparentes que caracterizam presença de formação líquida ou sólida nos pulmões.

( ) A tomografia computadorizada tem uma importante indicação para avaliar obstruções coronárias, a presença de coágulos, tumores ou doenças do pericárdio.

( ) O ecocardiograma é padrão-ouro na avaliação de disfunções cardíacas e acompanhamento pós cirúrgicos como transplante cardíaco.

Ver Comentários

Q228373 - UPENET/IAUPE Fisioterapeuta 2017

Um homem de 58 anos de idade foi admitido numa emergência cardiológica, com sintomatologia de infarto agudo do miocárdio, sendo encaminhado para uma cirurgia cardíaca de revascularização. A partir de 48h do período pós-cirúrgico até a alta hospitalar, qual das alternativas abaixo apresenta o tipo de conduta que deve fazer parte do protocolo de reabilitação cardiopulmonar multiprofissional para esse paciente?
Ver Comentários

Q228423 - VUNESP Fisioterapeuta 2017

Joana, 68 anos de idade, é hipertensa e diabética. Joana realiza fisioterapia há 2 anos, desde seu diagnóstico. Durante a realização das sessões de exercícios de fortalecimento muscular de Joana, é contraindicada a pressão sistólica
Ver Comentários

Q228431 - VUNESP Fisioterapeuta 2017

Após a queimadura cicatrizada, nos três a seis meses seguintes, ocorrerão mudanças dramáticas. Em pacientes queimados, as áreas recém-cicatrizadas podem ficar salientes e firmes. Nesse período, curativos compressivos ou vestes de compressão constante, com pressão superior a 25 mmHg, provocam
Ver Comentários