Q228127 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018
A insuficiência cardíaca (IC) tem constituído um problema de saúde com destaque para população idosa. A patologia primária da IC resulta das anormalidades na função cardiovascular, das alterações no fluxo sanguíneo periférico, do metabolismo e da morfologia muscular esquelética (na sua força e resistência), que contribuem, em grande parte, para a sintomatologia (fluxo periférico). Leia as afirmações a seguir sobre a IC.
I O treinamento físico induz a uma série de adaptações nos músculos esqueléticos, que inclui aumento da massa muscular, diminuição do conteúdo de mitocôndrias, incremento da atividade das enzimas oxidativas, menor extração de oxigênio do sangue e remodelamento na distribuição do tipo de fibras.
II O exercício afeta beneficamente alguns marcadores inflamatórios, melhorando a tolerância à atividade física. Dessa forma, produz-se uma liberação de fatores de relaxamento derivados do endotélio, cujo principal representante é o óxido nítrico, permitindo maior vasodilatação.
III Os pacientes com insuficiência cardíaca também apresentam múltiplas alterações na função respiratória, que podem ocorrer como resultado da força muscular aumentada, sendo esta secundária ao aumento do metabolismo, o que causa aumento no trabalho ventilatório, tanto em repouso quanto durante o exercício.
IV Estudos sistemáticos indicam que o exercício regular em pacientes com insuficiência cardíaca é seguro e se associa a um aumento de 16% do consumo de oxigênio pico. Em relação aos mecanismos hemodinâmicos centrais, os pacientes que ingressam na RCV apresentam incremento no débito cardíaco pico e frequência cardíaca máxima.
Das afirmações, estão corretas